Novo Browser da Microsoft aposta no melhor actualmente existente

Convenhamos: O Intenet Explorer é mau demais. E a Microsoft até sabe disso! Ao ponto que o seu novo Browser vai perder compatibilidade com ele e seguir os passos do Firefox e Chrome, tentando juntar o melhor destes dois mundos.

edge

Fora com o velho… venha o novo! O novo Browser da Microsoft não se vai chamar Internet Explorer, ou IE como muitos o chamam. A Microsoft reconhece que o nome IE está manchado para sempre, e daí que o novo nome para o novo Browser seja Edge.

Este browser é um completo redesenhar e acaba de vez com as diversas iterações que a Microsoft tentou aplicar ao IE ao longo destes anos. E este novo browser foi concebido para ser leve… e rápido. Duas características que o IE nunca possuiu.

Para mostrar como o Browser procura corrigir os erros do passado, o mesmo abandona a compatibilidade com o ActiveX. Algo que a Microsoft insistia no IE e que o tornava dos browsers, senão mesmo o browser, mais inseguro do mercado.

E aqui o Active X vai de vela… e em sua substituição surge compatibilidade com as extensões do Firefox… e com as extensões do Chrome… Ou melhor dito… com ambas as extensões!

Para tal a Microsoft concebeu um motor de rendering totalmente novo chamado EdgeHTML, que é uma derivação na base do Trident do IE. E este motor inclui ainda integração com o One Drive e com o serviço de assistente virtual Cortana.

Naturalmente que um novo browser terá alguma dificuldade em penetrar no mercado. E daí que o suporte às extensões dos seus rivais seja uma boa medida. No entanto as extensões terão de ter ligeiras alterações para funcionar, mas a Microsoft garante que o tempo e trabalho necessário para que tal aconteça é virtualmente nenhum. É um pouco semelhante ao que a Microsoft anunciou sobre o Windows 10 poder correr Apps Android ou iOS. Elas podem correr lá com ligeiras alterações!

Está na altura de a Google acordar e mexer no seu Chrome pois o browser apesar de excelente está a perder o impeto que sempre teve. Caso não o faça, poderá ter aqui um concorrente à altura!

O EDGE estará disponível para todos os sistemas que corram o Windows 10.

Publicidade

Posts Relacionados