Novo EDGE da Microsoft é o browser que menos respeita a privacidade

Um teste à privacidade dos utilizadores colocou o EDGE no fundo da lista. É o Browser que mais dados do utilizador revela.

Com o novo Edge a Microsoft mostrou que, não sendo capaz de produzir um Browser em condições, nada melhor do que usar a tecnologia que a Google oferece livremente. E quem sabe, conseguir obter uma maior cota de mercado face ao browser da própria Google.

Curiosamente o Edge é anunciado como mais rápido que o Chrome… e é! Tive a oportunidade de o testar e confirmo. Mas diga-se que, nos programas de teste que usei, as diferenças eram demasiadamente pequenas para serem realisticamente uma vantagem para o EDGE.

E assim sendo a Microsoft teria de conseguir cativar os utilizadores por mais vertentes.

Infelizmente O EDGE espalha-se ao comprido numa das áreas mais importantes, a da Privacidade.



A Microsoft foi buscar o Chromium, usou tudo de bom que este tem para lhe dar vantagem, mas no que toca à privacidade… alterou-o. Ao ponto de o EDGE ser completamente diferente do Chrome nesse aspecto. E para pior!

Segundo este estudo, o Edge é dos browsers que mais dados recolhe, enviando tudo para a Microsoft. Naturalmente nem todos os browsers foram testados, tendo o teste incidido sobre o Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Brave Browser, Microsoft Edge e Yandex Browser.

Os testes verificaram o  volume de informação que é enviado, em 5 cenários devidamente identificados. Foram avaliados em situações como a primeira utilização, abrir e fechar o browser, colar um endereço, escrever um endereço e em uma situação que poucos acreditam poder ser problemática, o deixar o browser sem utilização.

O Edge envia para vários serviços da Microsoft todos os endereços escritos na barra de endereços. Indica ainda os identificadores únicos de hardware, o que apesar de a recolha de dados ser anónima é uma ferramenta que permite identificar de forma única o utilizador.

No caso do Firefox, o Chrome e o Safari, eles respeitam mais a privacidade ao usarem identificadores aleatórios, que podem ser alterados com o reinstalar do browser. Há no entanto registos de informações passadas para os servidores, com o Safari a ser considerado o mais abusivo.

O browser que mais respeita a privacidade é o Brave. Este browser, inalterado, não envia nenhuma informação para os seus servidores.





47 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
1 mês atrás

Eu uso o Chrome mas ja me senti tentado em voltar as origens, essa situação da privacidade a mim nao me incomoda nada pelo contrario sei que é diferente mas eu sou totalmente a favor da monitorização e investigação, nao sou um puritano da privacidade.

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-04-06-engenheiro-da-crytek-a-ps5-e-a-melhor-consola

Eu acho esta comparação vinda de alguém que sabe muito mais que eu incrível, comparar a SX com a ps3 ou com a one, a one tinha 32mb de ram rápida e 8 gb de ram nao muito rápida.

Eu também acho que o ideal era serem os 16 gb à mesma velocidade, mas as consolas tem de ter um equilibrio de custos e a microsoft cortou ali um pouco.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Tenho 35 anos e eu percebi bem, mas é como disse nao sou um apologista da privacidade prefiro tudo as claras ainda que tragam riscos extra.

Mas ando a pensar em breve testar o edge e talvez mudar.

A ps3 ser mais forte no papel tem muito que se lhe diga a começar logo no gpu, a ps3 batia a x360 no cpu mas o cpu tinha uma complexidade grande.

Quanto a SX ser mais dificil de programar nao sei, mas olhando aos componentes mais standart é difícil de encontrar, só a memória é que é menos convencional, e mesmo assim dos 3.5 gb de memória mais lenta podem ser usados para varias coisas que nao precisem de tanta largura de banda. E ele pelo que percebi focou se nisso na facilidade de programar nao nas specs.

bruno
bruno
Responder a  Rui
1 mês atrás

Nao tem assim tanto quanto se lhe diga.

PS3: Cell (230 Gflops) + RSX (400.4 Gflops) – Total: 630 Gflops

Xbox 360: Xenon (115,2 Gflops) + Xenon (240 Gflops) – Total: 355,2 Gflops

Onde tem que se lhe diga e exatamente nos mesmos motivos que levam os DEVs a afirmar que a performance da PS5 possa ser superior a da XsX, algo que ainda veremos.

Rui
Rui
Responder a  bruno
1 mês atrás

Na geração da ps3 toda a gente sabe que o xenon gpu era bem superior à rsx sao de empresas diferentes e arquitecturas diferentes, assim como a amd no papel teve anos a frente da Nvidia mas depois na realidade a coisa mudava, isto em relação aos números dos gflops.
A x360 tinha um gpu melhor, memória mais versátil e mais fácil programar.

Nesta geração as arquitecturas sao as mesmas as empresas as mesmas logo as métricas sao completamente comparáveis o maior factor de diferenciação está no ssd.

Eu nao estou a desacreditar ninguém, eu nao li a entrevista vi apenas a notícia da eurogamer e la ele compara as gestões de memória numa consola como a ps3 com memória dedicada e na one com a solução da esram, a minha opinião e nao sou engenheiro informático nao tem comparação.

Ainda vamos ter de esperar muito pelos comparativos mas ja o disse aqui no outro dia, o proprio phill spencer chefe maximo da divisão da Xbox naquela entrevista de uma hora afirmou que ficou muito satisfeito das suas escolhas e assumiu a liderança de hardware nesta geração, nao fui eu, nao foi o vizinho, nao foi o ze das iscas, ou ele é maluco ou quem o aconselha nao percebe nada disto ou andam a engana lo ou estao a enganar a nós.

Nunca ninguem disse que a SX iria esmagar a ps5, vai apenas e somente fazer o que a ps1 fez a saturn, a xbox fez a ps2, a x360 fez a ps3, o que a ps4 fez a one e o que a one X fez a ps4pro, correr os jogos melhor/mais bonitos ou ambos.

E depois ha ainda a questão que nao sabemos tudo, ainda falta revelar muita coisa nomeadamente o RT.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

https://youtu.be/p8-lszhflhQ

Ja pode assistir algo depois do jantar sr Mário 😁

bruno
bruno
Responder a  Rui
1 mês atrás

“Na geração da PS3 toda a gente sabe que o xenon gpu era bem superior à rsx sao de empresas diferentes e arquitecturas diferentes, assim como a amd no papel teve anos a frente da Nvidia mas depois na realidade a coisa mudava, isto em relação aos números dos gflops.”

Os numeros sao o que sao. No papel, em performance bruta tinhas um GPU de 400 Gfops contra um de 250 Gflops. Como dizes bem, depois havia outros fatores como memoria, como unified shaders, mas isso nao impede que a PS3 tivesse mais ALUs no GPU e um CPU mais poderoso. Dai que no papel, nada e discutivel ao contrario do que afirmaste, esta la e clarissimo! Depois, temos outros fatores como a memoria e facilidade de programacao, a favor da 360, como bem disseste!

Tal como… de acordo com este tipo da Crytek temos os mesmos fatores a favor da PS5 vs XsX. Portanto, como e que compreendes a situacao para a 360, mas nao compreendes a situacao para a PS5?

Na geração da ps3 toda a gente sabe que o xenon gpu era bem superior à rsx sao de empresas diferentes e arquitecturas diferentes, assim como a amd no papel teve anos a frente da Nvidia mas depois na realidade a coisa mudava, isto em relação aos números dos gflops.

Ai sao? Entao nao referiste em cima a melhor memoria na 360? E parece-te que nesse aspeto as coisas sao as mesmas entre a PS5 e XsX? (eu nem entro nas optimizacoes especificas aos chips das quais nao se sabe nada ainda). Quer dizer entao, que nesta geracao olha-se so para o chip principal mas na 360 se deve olhar para fora do chip principal, incluindo a memoria…

Eu nao estou a desacreditar ninguém, eu nao li a entrevista vi apenas a notícia da eurogamer e la ele compara as gestões de memória numa consola como a ps3 com memória dedicada e na one com a solução da esram, a minha opinião e nao sou engenheiro informático nao tem comparação.

A partir do momento em que questionas o que alguem disse, estas a por em causa. E se questionas alterando o que a pessoa disse, isso e desacreditar. O nETTO fez-nos o favor de postar a entrevista em ingles na integra num comentario aqui no site. Eis o que ele disse:

Teraflops shows that this processor can be as efficient if it is in the best and most ideal state possible. The Teraflops figure is in ideal and theoretical conditions. In practice, however, the graphics card and console are a complex entity. Several elements must work together to provide each part of the feed to the other and output one part to another. If each of these elements fails to work properly, the efficiency of the other part will decrease. A good example of this is the PlayStation 3 console. Because of its SPUs, the PlayStation 3 had a lot more power on paper than the Xbox 360. But in practice, because of its complex architecture and bottlenecked Memory and other problems, you never reached the peak of efficiency.

Ele refere a PS3 para explicar o porque seguir os teraflops puros nao nos da uma imagem de qual sistema tera melhor performance. Porque no papel tinha mais flops, mas na pratica tinha bottlenecks que impediram o sistema de entregar esses flops. E so muito depois fala da memoria, e so a refere para explicar os bottlenecks que se pode esperar na XsX:

“A good example of this is the X-Series Xbox series hardware. Microsoft has split the RAMs in two. The same mistake that the Xbox One made. One part of RAM has high bandwidth and one part of RAM has low bandwidth. And obviously, encoding this console will have a story. Because the total number of things we have to put in fast RAM is so much that it will be annoying again, and if we want 4K to support it, that’s another story. So there will be parts that prevent the graphics card from reaching that speed.”

Portanto nao compara a memoria da PS3 com a ONE. Compara a ONE com a XsX porque ambas possuem duas pools distintas. E sobre isto ja leste aqui.

Ainda vamos ter de esperar muito pelos comparativos mas ja o disse aqui no outro dia, o proprio phill spencer chefe maximo da divisão da Xbox naquela entrevista de uma hora afirmou que ficou muito satisfeito das suas escolhas e assumiu a liderança de hardware nesta geração, nao fui eu, nao foi o vizinho, nao foi o ze das iscas, ou ele é maluco ou quem o aconselha nao percebe nada disto ou andam a engana lo ou estao a enganar a nós.

O Phil Spencer passou 3 anos a prometer as melhores E3 de sempre, com “jogos, jogos, jogos” e falamos dos anos de 2016, 2017 e 2018. E mais nao digo. Ele pode prometer o que quiser, mas ele fala da perspetiva da sua consola, na sua consola. E depois para nos analisar e ver o que ha. Mas porque e que o que o Phil Spencer diz tem que ser verdade, e o que o Mark Cerny, que alem de ser um developer a trabalhar na industria desde os anos 80 e que assistiu ao advento do CD-ROM e do 3D nos videojogos, para alem de ter desenhado a PS4, uma das consolas mais equilibradas e que ainda hoje da cartas, tem que ser ignorado?

Nunca ninguem disse que a SX iria esmagar a ps5, vai apenas e somente fazer o que a ps1 fez a saturn, a xbox fez a ps2, a x360 fez a ps3, o que a ps4 fez a one e o que a one X fez a ps4pro, correr os jogos melhor/mais bonitos ou ambos.

Pois, mas uma coisa e dizer, outra coisa e que o possas dizer e ser assim. E isso ainda esta em discussao! E quando tens pessoas que trabalham nisto, e como tu mesmo admites, mais capazes que tu em entender do oficio deles, a afirmarem que nao e assim… chegamos ao caso de tu estares a dizer, e de eles estarem a dizer e de efectivamente ser como eles dizem, dado que sao eles que farao os jogos em que te baseias para teres ou nao razao.

E por ultimo, nos nao sabemos, mas se reparares, maior parte das pessoas que comentou a dizer que a PS5 ter maior performance falaram como se conhecessem o que tu admites mesmo que nao conheces sobre o RT.

Rui
Rui
Responder a  bruno
1 mês atrás

Eu fui bastante claro cavalheiro, é so ler.

Nao vou voltar a rebater o que disse em cima com clareza.

Nao me expliquei bem no 1 comentário da questao da ps3 e no papel ate porque lembro me bem dos gráficos da e3 2005 que o Ken Kuturagi mostrou, é verdade e não li a entrevista li uma notícia na eurogamer fora isso expliquei tudo com clareza é so ler.

Quanto as melhores E3 de sempre nao teram sido mas para mim enquanto consumidor eu gostei, ja da ultima da sony com flautas e correrias a mistura nem sei bem o que dizer.

Eu para andar a rebater testamentos mesmo em quarentena aborrece me porque eu basicamente participo sempre no telemóvel e da trabalho logo vou aguardar com calma os desenvolvimentos e quando houver dados mais concretos e no futuro os comparativos espero que estejamos ca todos para analisar.

Estou especialmente ansioso para ver a revolução dos videojogos patrocinado pelo ssd nos 1party da sony, sim porque eu apesar de gostar da Xbox tenciono comprar a ps5 no futuro devido a retro com a ps4 que nao tenho.

bruno
bruno
Responder a  Rui
1 mês atrás

Eu não digo?… A melhor defesa é o ataque.

Que não queiras ler é contigo. Aliás, já explica o andares a insistir no mesmo.

Que, não tendo lido, venhas acusar os outros de não te terem entendido… Isso já não é correto.

Eu, cavalheiro, Tb me expliquei claramente. E se não leu, então não responda.

bruno
bruno
Responder a  Rui
1 mês atrás

Ha comparacoes e comparacoes. Tu, por exemplo, estas a pegar na comparacao que ele faz e dizer que isso nao tem logica nenhuma porque e o mesmo que comparar batatas e bananas.

Mas isto apenas revela que, primeiro, estas a desconstruir o que ele fala, e segundo, que estas a tentar desacreditar a entrevista.

Ele nao compara a PS3 com a XsX. Ele explica o porque de Teraflops serem uma figura abstracta e nao poderem explicar tudo. Porque, como ja se referiu aqui antes, uma coisa e teres teraflops, outra e o teu sistema permitir utilizares esses teraflops ao maximo. E usa a PS3 como exemplo. A PS3, tal como a XsX, era a mais poderosa… no papel. Mas tinha imensos bottlenecks que dificultou o extrair dessa performance e provavelmente o sistema nunca conseguiu demonstrar o seu potencial completo devido a isso.

Da mesma forma, refere ele, a organizacao da memoria da XsX (que foi explicada aqui num artigoe que ele diz criar o mesmo tipo de problema que os 8Gb DDR3 mais ESRAM criou – mesmo tipo de problema nao significa problema igual) e o diferencial de SSD, podem constituir bottlenecks que impecam a XsX de demonstrar todo o poder do seu chip.

José Galvão
Responder a  Rui
1 mês atrás

@Rui… não és um puritano da privacidade mas devias sê-lo, tu nem fazes ideia do número de esquemas que anda por ai, e olha que não é só para enganar os mais velhos.
A minha mãe por exemplo, faz 80 anos este ano, não tem internet e não sai de casa, sou eu que lhe faço tudo pois sou filho único, no entanto um belo dia descobri que tinha um crédito de 2500€ na Cofidis para pagar em 5 anos, tudo porque teve o azar de abrir a porta a duas ”senhoras” que lhe queriam fazer a demonstração de um aparelho que alivia as dores nos ossos e articulações, pois bem fizeram a demonstração e apresentaram as condições, quando a minha mãe percebeu o quão caro era o aparelho disse que não queria porque não tinha posses dada a fraca reforma que aufere.
Após alguma insistência, lá lhe pediram que assinasse uma declaração para elas apresentarem no trabalho em como estiveram ali, na realidade era o contrato de crédito, e como neste pais só tens 14 dias para cancelar créditos, quando caiu a primeira prestação já tinha passado o prazo legal, ou seja, tarde demais.

E como é que eles obtiveram os dados da minha mãe que nem anda na net?
Ou foram buscar os seus dados à NOS, EDP, SMAS ou quiçá a uma clinica onde ela tenha feito análises e que deve vender os dados dos seus cliente pois eles sabiam perfeitamente dos seus problemas de saúde, portanto Rui, devemos sim ser puritanos da privacidade.

bruno
bruno
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Meus Deus! E como resolveste isso?

Deves conseguir provar que não recebeste o dinheiro do crédito ou não?

José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

@Bruno e Mário… falei com um advogado conhecido e a partir do momento em que passa o prazo e tem lá a assinatura, é para esquecer.
Bruno o credito foi para comprar a máquina que levaram para demonstrar à minha mãe, não foi tipo pedir dinheiro emprestado, antes fosse..

Isto aconteceu depois de eu repetir 1000x à minha mãe para não abrir a porta a ninguém, e se eu tiver a infelicidade de ela vir a falecer nos próximos anos, espero que dure muito, quem fica a pagar sou eu.

Edit: ainda confrontei os tipos mas de nada valeu, na net o que não faltam são queixas de burla desta empresa que trabalha com a cifidis, ”Vamos conversar?”… yeah right…

bruno
bruno
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Mas tens a máquina?

bruno
bruno
Responder a  bruno
1 mês atrás

@Galvao, eu andei a informar-me. Não sei que aimgo teu é esse, mas não te informou bem.

Tens 30 dias desde a assinatura para o anular.
E vai imediatamente à deco fazer queixa. Eles tem os melhores advogados. Se prestares queixa de burla a tua mãe é parte fraca e é vítima. E até um ano após o contrato melhor.

E se não tiveres o aparelho ou não o tiveres recebido melhor ainda. E se o tiveres recebido, não abras.

José Galvão
Responder a  bruno
1 mês atrás

@Bruno… antes de mais nada muito obrigado pela forma como te preocupaste com o assunto, diz muito do teu bom caracter!
Quando eu soube já tinha passado cerca de um mês, só dei conta quando ela me perguntou o que era aquilo da cofidis, o resto já sabes.
Já vamos em cerca de ano e meio a pagar aquilo, mas ainda assim vou tentar com a deco, o problema é que se não estou em erro tens que ser socio da DECO para teres os apoios deles mas sim vou expor o caso.
O aparelho está lá em casa, de nunca lá saiu, olhas para aquilo e pensas, desde quando é que este lixo vale 2500€?

Acredita que já ganhei uns cabelos brancos por causa disto, e agora que estou em casa vou mandar um mail para a deco a falar sobre isto, pode ser que dê em algo, é mais um problema a tratar, entrei na sexta-feira passada em lay-off, a minha mulher como trabalha por conta própria não tem clientes nem direito a nada, o que recebo e que não é grande coisa, tem que dar para tudo, a cão adoeceu e amanhã tem vet, ainda mais essa, mas epa é um membro da familia, enfim…
Desculpa o desabafo, um grande abraço!

bruno
bruno
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Força Galvão. E boa sorte!

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Infelizmente um mal nunca vem só, sinto muito! Força e boa sorte, espero que tudo se possa resolver!

José Galvão
Responder a  Rui Teixeira
1 mês atrás

Obrigado a todos, entretanto andei a ver já existem queixas na deco que também não deu em nada, existem pessoas que levaram com burlas de 3500€, a empresa é a Lifehouse no Montigo que já nem tem telefone ou mail, apenas morada.
O melhor mesmo é uma consulta paga a advogado para ver se dá em algo ou se tiro dai o sentido, mas agora não posso ter essa despesa.

Mas mais uma vez obrigado a todos!
Muita saúde e bons jogos!

José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Fiz agora a reclamação online no site da Deco, agora é esperar, e quando puder vou a um advogado.

Obrigado Mário!

Ewertom
Ewertom
Responder a  José Galvão
1 mês atrás

Complicado esssa história heim @Galvão,aqui no Brasil com todas as informações que você passou do ocorrido a empresa é obrigada e devolver o dinheiro pago e ainda responde processo por danos morais.
Ao contrário do que muitos brasileiros acham sobre estes fatos que não tem solução e não compensa ir atrás.quando a pessoa consegue toda documentação e vai atrás pode ser pelo Procon ou Segusp o ocorrido é resolvido em questão de dias caso a empresa se negue a ceder ai o conselho é entrar nos tribunais e ai onde a empresa se afunda ainda mais.
Agora não sei como funciona as leis de Portugual,mas creio que pela idade de sua mãe você consegue resolver todo esse impassse
Boa sorte e que que tudo certo para ti nesta questão.

rogeriophs
rogeriophs
1 mês atrás

Off Topic. Mario, essa entrevista foi feita com um deve dá crytek, praticamente falando tudo que você já falou.https://www.neogaf.com/threads/ali-salehi-a-rendering-engineer-at-crytek-contrasts-the-next-gen-consoles-in-interview-up-tweets-article-removed.1535138/

rogeriophs
rogeriophs
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Quando estava escrevendo ninguém havia abordado por aqui, achei interessante.hehehe

Ewertom
Ewertom
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Ô Mário voce não vai acreditar,kkkkkkk,um programador da Crytek andou dizendo que o PS5 é mais facil de obter o máximo de programação do que o Xbox series X.Mas o coment(entrevsita já foi apagada da net),agora quem apagou seu não sei,e se soubesse eu não falaria.kkkk
O bicho vai pegar nessa nova gen.
Cara de quarentena não tem o que fazer mesmo,a não ser jogar videogame,brincas com as filhas e brincar na net em cima das coisas que aparece.
FICA EM CASA.

Rodrigo
Rodrigo
1 mês atrás

Hoje em dia quase todos os browsers se tornaram clones do Google Chrome, possuem o mesmo motor de renderização e o mesmo JavaScript engine do Chrome. Os únicos que ainda escapam são o Firefox e o Safari. Tambem tem o Goanna, um browser engine usado nos navegadores Pale Moon e Basilisk, e um tal de Netsurf que usa seu próprio mecanismo de layout, mas eu acho que quase ninguém usa esses navegadores. O site Tom’s Hardware antigamente fazia um teste bacana eles chamavam web browser grand prix, mas pararam desde que o Opera abandonou o presto engine e se tornou mais um clone do Chrome.

Antonio Lucas
Antonio Lucas
1 mês atrás

Mário como você se sente com o Xbox series x sendo o console mais poderoso do mundo? Tendo coisas como variable rate shading que o ps5 não terá

By-mission
By-mission
Responder a  Antonio Lucas
1 mês atrás

O rapaz… O Series X tem o VRS…
A AMD tem inúmeras patentes que apesar de não ser VRS no nome, fazem o mesmo ou tem o mesmo principio… Juntamente com a Sony também tem patentes nesses termos ou até melhores…

nETTo
nETTo
Responder a  Antonio Lucas
1 mês atrás

kkkk

bruno
bruno
1 mês atrás

Mario, quantas destas pessoas sao amigos do Edson? Ainda nao vi nenhum Carlos por aqui..

Lucas
Lucas
1 mês atrás

Não gostei do novo Edge, acho que falta muito ainda para chegar aos pés do Chrome, e não sei porque mas o Edge final não encontra o meu Chromecast, problema que não acontecia quando eu testei a Beta.

Gostava do Firefox mais esse ficou mais lento a cada nova versão e o caminho dele parece ser o mesmo do Internet Explorer, o cemitério virtual.

bruno
bruno
Responder a  Lucas
1 mês atrás

Eu gosto do Opera. O Edge gostei da performance muito melhor face ao anterior IE.

Rodrigo
Rodrigo
1 mês atrás

A matéria que o Mário postou era falando a respeito das políticas de privacidade do Microsoft Edge, mas o pessoal que comenta a transformou numa discussão a respeito do hardware do Playstation 3 😂😅

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Rodrigo
1 mês atrás

A origem da discussão claro, parte de um fanboy xbox. E depois vai todo mundo na onda. Como todos bem sabem e dizem, a comunidade mais tóxica, e sempre dando prova disso.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
1 mês atrás

Pelos vistos a MS para tornar o browser mais rápido, limitou-se a tirar as medidas de segurança que existem no chrome. Assim pode dizer que tem o browser mais rápido, que a maioria nem vai ligar se é mais ou menos seguro. Começo a pensar que a MS quer é números para usar como marketing, algo que tenho visto noutros vídeos relacionados com outra coisa não relacionada com esta notícia.
Eu continuo a usar o Firefox e não estou a pensar em mudar. Agradeço a notícia, assim sei que não devo recomendar o uso deste browser e terei argumentos para tal.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Creio que o Edge ainda não está disponível para Linux, deixei de usar o Windows desde o XP. Mesmo assim, nem que fosse 2x mais rápido não o usaria, ainda menos agora.
Se me permites, vejo muitas vezes, quando se fala de segurança, comentários do tipo “eu não tenho nada a esconder”. Não é uma questão de se ter ou não ter nada a esconder, hoje em dia faz-me montes de coisas pela net, desde aceder ao portal do banco, finanças, compras online, redes sociais, etc., se não têm um browser seguro correm o risco de que alguém vos roube os vossos dados, desde os dados de acesso aos serviços, como a vossa morada, números de contas bancárias, número de contribuinte, e um largo etc., estes dados podem depois ser usados para esquemas de burlas, e não necessariamente direccionados a vós, mas a familiares ou amigos. Por isso, mesmo que não tenham nada a esconder, tenham muito cuidado com a segurança online.