Novo material solar converte 90% da luz capturada em calor.

Cientistas criaram uma nova nanoparticula que absorve e converte mais de 90% da luz capturada em calor.

paineissolares

Uma equipa de pesquisa localizada nos EUA desenvolveu um material super absorvente de luz que poderá permitir às centrais de energia solar a geração de mais electricidade e durante mais tempo, melhorando a viabilidade da energia solar como alternativa aos combustíveis fósseis.

As centrais tradicionais queimam carvão ou combustíveis fósseis que criam calor. E é esse calor que posterirormentese converte em vapor que é usado para mover a turbina que gera electricidade.

Ora as centrais que concentram a energia solar (Centrais CSP) são uma das mais promissoras fontes de energia limpas, e criam esse vapor necessário para a turbina ao aquecer sal derretido com energia solar. Uma dessas fábricas situada na Austrália já provou que o vapor gerado é suficientemente pressurizado e quente para igualar o que é produzido nas centrais que usam combustíveis fósseis.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Estas centrais CSP geram a sua energia com centenas de milhar de espelhos reflectores que concentram a luz do sol para uma torre que está coberta com um material preto que absorve a luz. E estes espelhos, pela sua quantidade, geram luz suficiente mesmo em dias nebulosos, ultrapassando os limites dos paineis solares.

Infelizmente esse material que vulgarmente cobre a torre central degrada-se rapidamente e tem de ser substituído todos os anos.

É nesse campo que o novo material é inovador pois corrige esse problema. Ele possui milhares de particulas em forma de escama com dimensões entre 10 nanometros a 10 micrometros, podendo aguentar temperaturas acima dos 700 graus. É igualmente tolarante ao ar e humidade, podendo aguentar-se vários anos no exterior. Mas mais importante ainda é a sua capacidade de captura da luz que atinge, como já referido, os 90%.

A equipa ainda está a trabalhar no material para o tornar mais barato e mais eficaz.

Publicidade

Posts Relacionados