Novo vidro inquebrável é quase tão forte como o aço.

Os últimos avanços na criação de um vidro de alta resistência levaram à criação de um vidro quase tão forte como o aço.

steel_glassAs melhorias na criação de um vidro de alta resistência deram frutos. Actualmente o vidro é usado em uma série de produções que requerem cada vez mais vidros resistentes. Falamos em particular da industria automóvel e dos Smartphones/tablets.

Nesse sentido tem-se tentado arranjar melhores formas de aumentar a resistência do aço adicionando-lhes compostos, e eis que uma equipa Japonesa afirma ter criado um tipo de vidro que é quase tão forte como o aço.

Os resultados no endurecimento do vidro são conseguidos com a adição de um oxido de alumínio no processo de produção. Mas isto só funciona até um certo ponto pois se adicionarmos oxido de aluminio em demasiada quantidade a mistura reage com o recipiente onde o vidro está a ser produzido, e resultado é um produto opticamente e estruturalmente com falhas.

O que a equipa Japonesa da Universidade de Tokio e do Japan Synchrotron Radiation Research Institute conseguiram foi uma forma de eliminar este problema. E conseguiram-no eliminando pura e simplesmente o recipiente ao produzirem vidro em pleno ar num aparelho denominado por “fornalha de levitação aerodinâmica”.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Aqui grandes quantidades de oxido de alumínio não colocados no vidro derretido usando um jato de oxigênio e um laser é usado para distribuir o alumínio por toda a mistura. O resultado é um vidro perfeito e muito mais resistente!

Os testes de resistência revelam que o vidro é mais forte e mesmo duro que a maioria dos metais, aproximando-se do aço, sendo quase impossível de ser danificado.

No entanto, neste momento a escala de produção é reduzida e em dimensões extremamente pequenas, mas a equipa acredita que irá conseguir criar um método que permitirá a sua criação em larga escala.

Publicidade

Posts Relacionados