Novo vidro inquebrável é quase tão forte como o aço.

Os últimos avanços na criação de um vidro de alta resistência levaram à criação de um vidro quase tão forte como o aço.

steel_glassAs melhorias na criação de um vidro de alta resistência deram frutos. Actualmente o vidro é usado em uma série de produções que requerem cada vez mais vidros resistentes. Falamos em particular da industria automóvel e dos Smartphones/tablets.

Nesse sentido tem-se tentado arranjar melhores formas de aumentar a resistência do aço adicionando-lhes compostos, e eis que uma equipa Japonesa afirma ter criado um tipo de vidro que é quase tão forte como o aço.

Os resultados no endurecimento do vidro são conseguidos com a adição de um oxido de alumínio no processo de produção. Mas isto só funciona até um certo ponto pois se adicionarmos oxido de aluminio em demasiada quantidade a mistura reage com o recipiente onde o vidro está a ser produzido, e resultado é um produto opticamente e estruturalmente com falhas.

O que a equipa Japonesa da Universidade de Tokio e do Japan Synchrotron Radiation Research Institute conseguiram foi uma forma de eliminar este problema. E conseguiram-no eliminando pura e simplesmente o recipiente ao produzirem vidro em pleno ar num aparelho denominado por “fornalha de levitação aerodinâmica”.



Aqui grandes quantidades de oxido de alumínio não colocados no vidro derretido usando um jato de oxigênio e um laser é usado para distribuir o alumínio por toda a mistura. O resultado é um vidro perfeito e muito mais resistente!

Os testes de resistência revelam que o vidro é mais forte e mesmo duro que a maioria dos metais, aproximando-se do aço, sendo quase impossível de ser danificado.

No entanto, neste momento a escala de produção é reduzida e em dimensões extremamente pequenas, mas a equipa acredita que irá conseguir criar um método que permitirá a sua criação em larga escala.



Posts Relacionados