Jul 272012
 

A situação deu-se na China, onde um novo vírus de nome MMarketPay.A infectou 100 mil telefones Android e 9 “stores” de fornecedores de serviços de rede móvel.

Um novo vírus para o sistema operativo Android foi detectado na China, tendo já infectado 100 mil telefones e estando disponível na store de 9 fornecedores de serviços de rede. E trata-se de um vírus que pode efectuar transacções usando o telefone, e como tal apresentar grandes prejuízos ao possuidor do mesmo.

O vírus em causa pode efectuar transacções usando os dados do cartão de crédito, fazendo compras na  Mobile Market (M-Market), a app store oficial da China Mobile, e usada por mais de 660 milhões de chineses. O vírus utilizava um método que ultrapassava a normal validação por SMS do utilizador, podendo fazer downloads de conteúdos e mesmo fazer encomendas sem que o utilizador tivesse conhecimento da situação.

Felizmente o vírus está agora detectado e contido, mas a descrição do seu funcionamento mostra que o mesmo não seria verdadeiramente um problema para o resto do mundo, sendo que o mesmo estava especificamente programado para actuar no mercado Chines e com a store da sua maior operadora.

Seja como for, esta situação mostra a insegurança actual do sistema operativo Android, e dos riscos a que os seus utilizadores ficam sujeitos.

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.