Jul 152012
 

A velocidade de um disco rígido está associada a duas situações. A capacidade do seu cache que armazena informação sobre a posição física do seu conteúdo, melhorando as performances no acesso, e a velocidade de rotação que quanto maior melhor permite garantir elevadas transferências na leitura.

Actualmente os discos são quase todos de 7500 rotações por minuto, sendo que existem igualmente os de 10000 rpms, que são, no entanto, bastante menos comuns.

Mas menos comuns são estes discos se entrarmos no domínio dos discos de 2,5 polegadas. É certo que já os vimos, mas a sua capacidade máxima estava limitada a 600 GB, uma situação que se altera agora com este novo disco da Toshiba.

Trata-se de um disco de 2.5 polegadas, ou seja um disco destinado a sistemas portáteis, e cuja série terá o nome de AL13SE. Existirá em modelos de 300, 450, 600 e 900 GB, com uma velocidade de rotação de 10500 rpms, ou seja mais 500 rotações do que o normal.

A Toshiba garante que os seus discos oferecem um aumento da velocidade de dados sustentada em 32%, o que se deve em parte tambem à sua ligação SAS 2.0 de 6Gbps

Falta agora sabermos os preços destes produtos, e isso é algo que a Toshiba ainda não revelou. Desconhece-se também datas para a sua disponibilização ao público.

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.