NSA vai despedir 90% dos seus administradores de sistemas para evitar outros Edward Snowden’s

Após o escândalo Edward Snowden a NSA pretende despedir 90% dos seus administradores de sistemas para evitar outras fugas.

NSA

Contando com cerca de 1000 administradores de sistema, a NSA pretende despedir 900 de forma a evitar que outras fugas de informação possam ocorrer. Edward Snowden era um administrador sistema na vasta rede que a NSA usa para recolher informação de todo o mundo e analisar os dados ali contidos.

A dispensa irá diminuir a capacidade operacional da agência, mas esta decisão é realidade de forma consciente pois para a mesma o risco de fuga de mais informação é pior do que essa redução de capacidade de resposta, o que leva a questionar o que mais a NSA andará a fazer e a esconder.

Seja como for a NSa pretende automatizar muitas das tarefas agora desempenhadas por estas pessoas, mantendo apenas as equipas mínimas para a manutenção e gestão do sistema, sendo que a agência acredita que após a alteração a capacidade operacional será restabelecida e tudo será mais eficaz, mais rápido, e acima de tudo mais seguro. Falta só saber… seguro para quem?

Fonte: Reuters



Posts Relacionados