Num momento embaraçoso para a Nvidia, na sua apresentação em Montreal, um fan questiona sobre o Mantle da AMD

Era uma questão de tempo. Alguem havia de publicamente questionar a Nvidia sobre o Mantle. O que não se esperava era que fosse um FAN durante um evento promocional da Nvidia.

johncarmack

Durante um evento da Nvidia um fan questionou os convidados John Carmack, Tim Sweeney e Johan Andersson sobre o que estes pensavam do novo API da AMD, o Mantle.

Naturalmente a questão foi completamente imprevista e deixou os três convidados um pouco enbaraçados. No entanto, numa atitude louvável, a Nvidia poderia ter cortado a possível resposta e não o fez, deixando os convidados responder.

John Carmack referiu que no global era uma grande ideia, e que tal ofereceria ao PC um nível de acesso ao GPU ao nível do que se faz nas consolas. No entanto Carmack, apesar de se referir tentado em o experimentar, referiu que para já não o vai implementar.



Tim Sweeney, foi um pouco mais agressivo. Apesar de gostar da ideia por trás do APU, este refere que a ideia não é boa para o cliente – e criadores de software – gerando mesmo um pequeno debate com Johan Andersson sobre o número de APIs existente e a optimização geral dos jogos que suportavam mais do que um API. A clonlusão final de Tim é que tal seria mau para o mundo do gaming no PC se cada vendedor criasse o seu APU, o que criaria maiores complexidades aos criadores.

Curiosamente, a opinião de Tim é igualmente a nossa.

Já Johan Andersson, sendo membro da DICE que criou o API, tentou defender o mesmo. Apresentou o que já sabiamos sobre o APU e referiu que se saberia mais para o mês que vem, referindo que o API irá beneficiar os clientes e melhorar os jogos

Acima de tudo há que, mais uma vez, dar os parabéns à Nvidia por ter permitido que no seu evento se falasse sobre tecnologias de terceiros. Mas há que ressaltar igualmente a nossa opinião sobre este assunto: Os utilizadores beneficiarão, é certo! Mas este API pode causar fragmentação de mercado. E caso tal aconteça (o que não se sabe se acontecerá), o mercado PC poderá sofrer.



Posts Relacionados