Nvidia afirma que Tegra 5 é mais potente que a gráfica da PS3

A Nvidia vem apresentar o Tegra5, referindo que ele é mais potente que a placas gráfica usada na PS3.

Apesar de reconhecer capacidades aos processadores usados em sistemas móveis, tenho de reconhecer que a Nvidia gosta de exagerar naquilo que diz, sendo que os seus chips móveis estão longe de serem os preferidos da industria.

Seja como for agora a Nvidia apresenta o seu Tegra 5 que anuncia como sendo mais poderoso que a PS3 e a 8800GT, mas com um consumo de apenas 2 W. O chip virá em duas versões, a de 1 W, e a de 2 W que será o mais poderoso dos dois, e que a Nvidia afirma que baterá que as placas acima referidas e com consumos de centenas de watts.

Para uma melhor perspectiva do que a Nvidia refere, segundo o website Wcctech, para essas performances esta placa teria então de ser 5 vezes mais poderosa que a gráfica usada no último iPad. É certo que a Nvidia afirmava já que o seu Tegra 4 era mais poderoso que o GPu do iPad 4, mas curiosamente quando vemos basicamente se contam pelos dedos os produtos no mercado que optaram por esse GPU face aos da concorrência, há que questionar essa afirmação.

Torna-se assim difícil saber o que esperar, mas a placa é criada a partir da arquitectura móvel Kepler e suportará as características do Open Gl 4.3, bem como Cuda. Face ao Tegra 4 é efectivamente uma evolução maior do que este era para o Tegra 3.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Mas para provar as suas afirmações a Nvidia mostrou a placa a correr a 1080p e a fazer renders em tempo real, tendo impressionado a audiência.

tegra5 demo

O certo é que tão poderosa como o anunciado ou não, O Tegra 5 da Nvidia é certamente impressionante.

Mas com o  Tegra 6 a sair já em 2014 e sendo este mais potente do que o Tegra 5 a questão que fica é: Se o Tegra 5 é tão poderoso, o 6 fará sombra às consolas de nova geração?

Sim? Não? Será que a Nvidia consegue mesmo com 2 Watts aquilo que as suas placas entrada de gama fazem com 200 watts ou mais?  Esperemos por benchmarks independentes para tirarmos isso a limpo.

Publicidade

Posts Relacionados