Nvidia ataca Mantle com optimização extrema de drivers

Enquanto o DirectX 12 não é lançado a Nvidia vai atacar a AMD com uma optimização extrema de drivers que permitem ultrapassar as placas da concorrência… mesmo com o Mantle.

Naturalmente a Nvidia está muito feliz com o DirectX 12, mas esse API só será uma realidade lá para meio de 2015. E assim sendo a empresa tem de encontrar outro meio de, até lá, atacar o Mantle.

E é isso que a Nvidia parece fazer. A Nvidia mostrou uns slides que mostram como as suas placas tem vindo a ter aumentos de performance com as novas versões das drivers, e mostra gráficos de uma nova driver, ainda por lançar, e com a qual consegue bater a topo de gama da ATI, mesmo com esta a usar o Mantle.

ganhosnvidia

O gráfico mostra três drivers. A versão 331, a 334 e uma futura que deverá ser lançada em breve. E a cada uma há aumento de performances ao ponto de a gráfica acabar por passar a R9-290X com o Mantle.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

E o gráfico mostra igualmente os ganhos obtidos em Star Warm, o jogo que até agora tinha mostrado mais ganhos com o Mantle!

Seja como for, os testes foram corridos no pouco realista CPU i7 3920k, e as vantagens do Mantle neste jogo não se prendiam somente com os ganhos do GPU (319%), mas igualmente com o facto de tal ser conseguido em CPUs pouco potentes. E essa situação a Nvidia não consegue ultrapassar com drivers, apenas com um novo API.

Seja como for, tratam-se de ganhos significativos apenas com drivers, apenas ficando no ar várias questões:

1 – Quais as placas que ganharão com isto? Todas?
2 – A driver traz apenas vantages? O historial da Nvidia com as primeiras drivers Geforce mostram que em outros tempos em que a empresa ficou atrás da ATI (Geforce 5xxx) a mesma não se coibiu em cortar na precisão de cálculo e na qualidade da filtragem das texturas para obter melhores FPS. Isso não vai acontecer de novo?
3 – E a questão mais pertinente: Se isto sempre foi possível, porque a Nvidia não o fez antes? 

Infelizmente a resposta mais óbvia à terceira questão é preocupante.

Publicidade

Posts Relacionados