Nvidia – Ganhos de performance por geração tem vindo a decair

Antes de 2010 cada geração trazia ganhos de 70%. Agora mal chegam aos 30%!

A tecnologia tem vindo a abrandar nos ganhos que oferece, e nesse campo a Nvidia não é excepção!

Antes de 2010 e com excepção da NVIDIA GeForce 9800GTX, os jogadores PC podiam esperar que uma placa de nova geração superasse em cerca de 70% as performance da sua antecessora (valores médios). Mas a realidade é que isto sendo uma média casos houve onde os ganhos foram mesmo mais de 100%. Dois exemplos foram a  NVIDIA GeForce 6800Ultra e a NVIDIA GeForce 8800GTX.

Mas como o gráfico que se segue mostra, esses saltos tem vindo a diminuir. Agora a média passou para os 30%, sendo que a maior excepção foi a GTX1080.



As razões são perfeitamente compreensíveis. Há como em todas as tecnologias uma estagnação pois os custos de desenvolvimento estão cada vez maiores. A lei de Moore está em queda e já não se consegue aplicar, uma situação que já abordamos anteriormente.

Seja como for há um outro fator, o facto que a Nvidia está a lançar os seus GPUs a conta gotas. Por exemplo a GTX 1080 foi topo de gama até ao lançamento da GTX 1080 TI. E isto quer dizer que este tipo de lançamentos mais faseados também está a distribuir ganhos pelo tempo.

Seja como for, os tempos dos 70% acabaram! O que é uma pena!



Posts Relacionados