NVME vs SSD vs SSHD vs HDD

As vantagens de desvantagens de cada um numa instalação do Windows.

Atualmente há vários sistemas de armazenamento que se distinguem tecnologicamente, sendo que os sistemas vulgarmente conhecidos como SSD’s e que englobam os NVME e os SSD são os mais rápidos. Para o utilizador tudo o que rodeia o que internamente se passa é irrelevante, sendo que apenas interessa o resultado final, mas perante a revelação de Mark Cerny que as futuras consolas virão equipadas de SSDs e que, mais do que isso, estes serão mais rápidos que os existentes nos PCs, a análise à performance dos SSD ganha novo alento.

A video que se segue mostra uma instalação do Windows nos 4 sistemas, e nele podem ver os ganhos de cada um.

Como seria de esperar o NVME, um tipo de SSD que é uma melhoria face ao SSDs clássicos, é o mais rápido, instalando 5m minutos e 9 segundo.  o SSD segue-se com 5m e 32s. Apesar da diferença, a realidade é que ambos são um ganho gigante face aos discos tradicionais.



Segundo as palavras de Mark Cerny, os discos SSD da PS4 serão ainda mais rápidos que os melhores SSD de PC, o que inclui os NVME, devido a melhorias no software e no controlador.

Os discos Hibridos acabam por serem uma decepção, mostrando que realmente não se adequavam a uma nova geração. Apesar de serem mais rápidos que os normais, cortando o tempo de instalação para menos de metade. Mas mesmo assim, face ao SSD e NVME o tempo é mais do dobro. O disco rígido demora 47m e 25 segundos a instalar.

A vantagem dos SSD torna-se clara… Se é que alguém ainda tinha dúvidas.



newest oldest
Notify of
Brunoab
Visitante
Brunoab

Ele diz ser melhor que PC pq provavelmente vai ser NVMe PCI-E 4.0 o barramento de conexão do SSD. Rysen que vai vir no PS5 já suporta esse novo barramento.

SSD no slot NVMe PCI-E 4.0.

Outra coisa, 10~15% da receita da Sony vem de Semicondutores, sensor de câmera digital.

Sabe o que é semicondutor tb? SSD. Será que existe a possibilidade da Sony entrar nesse mercado expandindo o setor de semicondutores dela?

marckos
Visitante
marckos

Ainda tenho dúvidas em relação a esse SSD…Um drive de pelo menos 1 terabyte mais rápido que qualquer solução no PC deve ter um custo bem alto, como isso poderia estar em um console por menos de 500 dólares?
E um drive com 1 terabyte ainda seria MUITO pouco pra próxima geração, pois tem jogos atuais por aí em torno de 100 GB…
Eu chuto que pode vir sim a ser algo híbrido, com um HD comum pra armazenamento em grande quantidade, e um SSD menor super-rápido pra acelerar carregamentos, com a diferença que seria algo customizado pro console, tendo assim um rendimento maior que a solução híbrida para pc…