O comportamento da chuva no chassis nos três jogos de carros de nova geração.

Efeitos atmosféricos serão uma realidade em Forza Horizon 2, Project Cars e DriveClub. Mas face ao até agora apresentado o realismo do comportamento da água e a  iluminação tem diferenças nos três jogos.

rain

Agora que são conhecidos os efeitos de chuva nos três principais jogos de carros que estão para sair, podemos fazer uma comparação.

Será claramente algo baseado no pouco que existe, e como tal a comparação poderá ser injusta pois a disponibilidade de imagens é limitada. Mas seja como for, dado que é o que existe, a comparação terá mesmo de se basear nela.

De notar que os estados de tempo não são forçosamente iguais, pelo que a comparação é feita por aquilo que se vê nas presentes comparações e não por aquilo que o jogo pode ou é capaz de fazer.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Comecemos pelo primeiro jogo a revelar os efeitos de tempo e a chuva:

Nota: Infelizmente tivemos de diminuir um pouco a dimensão dos Gifs animados uma vez que estávamos limitados a 20 MB, motivo pelo qual algum do detalhe se perdeu.

Project Cars.

Aqui a chuva está a cair e as gotas vão aparecendo sobre o capot do carro. No entanto, tal como aparecem, outras desaparecem. Há basicamente um refrescar do existente no capot, mas não vemos a água a acumular e a correr pelo capot fora afectada pelo vento e velocidade do carro, como acontece na realidade.

O efeito de salpicos de água está talvez um pouco exagerado, e o efeito é um pouco semelhante a um fumo, não se distinguindo verdadeiramente dele.

A iluminação presente neste vídeo está bastante adequada, com uma tonalidade cinzenta em tudo semelhante à que veríamos em um dia nebuloso como este.

Já a estrada está toda ela basicamente molhada por igual, não havendo zonas de maior concentração de água. No entanto é notória a existência de água em todo o cenário, inclusive na realva.

Forza Horizon 2

O efeito da chuva está igualmente presente, com acumulação das gotas no capot. No entanto a concentração de água é menor que a de Project Cars, com o carro a aparentar ficar apenas salpicado, apesar da forte chuva.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Tal como no jogo anterior as gotas vão aparecendo e desaparecendo sobre o capot, mas elas não são afectadas pela deslocação de ar e não correm pelo capot.

No video em causa o dia é menos cinzento que o anterior, até porque o céu não está tão carregado e possui abertas, e a luminosidade e visibilidade não está tão afectada.

A estrada parece igualmente toda molhada por igual não se notando zonas de maior concentração de água. No clip não se consegue perceber que a vegetação lateral esteja molhada ou com água.

DriveClub

Ao fazer esta comparação fiquei abismado com a qualidade do que DriveClub apresenta. O nível de detalhe e realismo gráfico é efectivamente impressionante.

Aqui a água não se limita a cair no capot, mas elas acumula formando gotas maiores. E esta água escorre depois pelo capot movida pelo atrito do vento.

Igualmente interessante de ver é que esses trilhos de água não são constantes devido á turbulência causada pela velocidade. O efeito é algo de espectacular.

Da mesma forma a iluminação está excelente A forma como a neblina está presente na imagem e afecta a luz criando um efeito cinzento supera o de Project Cars, e a visibilidade é afectada de forma notória.

Mas o pormenor não se fica por aí. A quantidade de água é claramente diferente nas várias zonas da estrada e a forma como se acumula em poças na terra na berma da estrada é fabulosa. E notoriamente todo o cenário está molhado!

Onde o jogo parece destoar dos restantes é na projecção de água que parece estar um pouco menos notória.

Conclusões:

Project Cars aparente ser o jogo mais avançado ser um verdadeiro simulador que deverá correr a 60 FPS, mantendo um nível de detalhe impressionante.

DriveClub impressiona pelo pormenor que coloca em tudo, tornando-se visualmente no mais impressionante dos três jogos.

Já Forza Horizon opta por um mundo aberto, oferecendo essa vertente que mais nenhum oferece.

Qual é globalmente o melhor… isso não é fácil de dizer sem se jogar. Afinal estamos perante três jogos com conceitos bastante diferentes e que, sinceramente, me parecem os melhores de sempre dentro do seu estilo próprio.

 

Publicidade

Posts Relacionados