O custo de um iPhone pelo mundo

iphone-5-price

Os iPhones não custam o mesmo em todo o lado. Eis os seus custos e o que eles pesam no orçamento anual médio de cada país.

O custo de um iPhone varia de país para país. E em termos médios o país do mundo onde eles são mais caros é no Brasil, país onde um aparelho da Apple custa o dobro dos Estados Unidos.

O gráfico que se segue mostra a variação de preços de um iPhone lançado a 649 dólares nos Estados Unidos.

preco_iphone

Este é como podemos ver, um gráfico muito esclarecedor. O custo final depende de factores diversos, incluindo os impostos de cada país. E em termos gerais o país onde se compra um iPhone mais barato é no Canadá e o mais caro é o Brasil.

No entanto por vezes o caro é relativo. Afinal tudo depende do poder de compra das pessoas de cada país. Vamos por isso ver uma nova tabela onde se insere o custo do iPhone nos ganhos anuais médios das famílias de cada país, para podermos ver até que ponto a compra deste telefone afeta verdadeiramente a carteira dos habitantes de cada país.

Custo_real

Como vemos, este grafismo muda bastante a perspectiva das coisas. Na realidade, apesar de o telefone não ser onde é vendido mais caro é na Indonésia onde se faz um maior esforço para se comprar um aparelho destes. Afinal o seu custo equivale-se a 39% do orçamento anual familiar médio das pessoas desse país.

E o Brasil, o telefone onde o telefone é o mais caro, desce bastante na lista, sendo que o seu custo representa 9.5% dos ganhos médios anuais das pessoas desse país.

Portugal, que estava mais ou menos a meio na tabela de custos, sobre para a parte superior desta nova tabela, sendo que o custo do smartphone representa em média 3.8% dos ganhos anuais das famílias Portuguesas.

E afinal, face aos ganhos, os EUA são efetivamente o país onde os smartphones Apple são mais baratos, com o Canadá a revelar muito mais dificuldades para a aquisição do mesmo.

Fonte e infografia: Knowtechie

Publicidade

Posts Relacionados