O custo real de uma Xbox 720.

Quanto custa a Xbox 720? Não se sabe. No entanto há já algo que se sabe. Analisando o custo mensal só para a manter, barata a consola não será!

xbox720

A Microsoft já anunciou que a Xbox 720 necessitará de uma ligação permanente à internet. Daí que se possa considerar que a Xbox 720 terá um custo extra associado obrigatória. Uma tarifa mensal de internet.

É certo que muitos utilizadores não considerarão o pagamento mensal de um serviço de internet um custo acrescido da nova Xbox 720. E o motivo é simples, já possuem esse serviço.

Mas a realidade é que até ao momento nenhuma consola obrigou a um serviço deste género. E há muitos utilizadores que pura e simplesmente não possuem internet mas possuem consola. E é para esses que interessará saber que pretendo-se manter com uma Xbox há agora um custo extra associado, obrigatório e mensal associado à necessidade da internet. E esta situação surge não como uma necessidade obrigatória mas como um capricho da Microsoft que mesmo em jogos de um único jogador bloqueia a consola caso a internet falhe durante mais de 3 minutos..

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Naturalmente para uma consola totalmente virada para o multimédia a banda larga é essencial, e contemos com um pacote a custar no mínimo 20 euros para ela (o mais barato). Estes pacotes poderão ter descontos  promocionais nos primeiros 2 ou 3 meses, mas o valor mensal definitivo deverá rondar os 20 euros.

Mas existe um outro factor. O Xbox Live não é nem nunca foi gratuito, custando actualmente, na sua versão Gold, que possibilita acesso à componente multi-jogador dos jogos, em media 5 euros mensais. E ninguém se iluda que com a nova geração de consolas o multi jogador/acesso ao serviço Gold será algo essencial, e as adesões ao mesmo serão algo que a Microsoft apostará em força por saber que todos os possuidores da sua consola possuem forçosamente internet. Nem que com isso tenha de vender a consola mais barata associada à adesão obrigatória ao serviço.

Assim, feitas as contas a estes dois factores é expectável que a Xbox 720 custe em média 25 euros mês só para manter, o que lhe dará um custo anual de 300 euros. E para quem possui actualmente a consola (Xbox 360), sem internet, caso queira manter uma Xbox, esse será o valor a pagar anualmente. E a verdade é que independentemente de se já se possuir internet ou não, este é o custo mensal para se manter a consola, pois a quebra do serviço por mais de 3 minutos implica a inutilidade da mesma.

Naturalmente não é certo que a PSN se mantenha gratuita, mas a internet não será uma obrigatoriedade com a consola da Sony. E não se sabe igualmente se os custos do Xbox Live Gold se manterão nos valores actuais pelo que os valores acima são apenas estimados.

 

Publicidade

Posts Relacionados