O escândalo NSA e as consequências para a Microsoft.

Microsoft logo

Apesar de pouco se ouvir da parte dos utilizadores não Americanos relativamente ao escândalo da NSA e à forma, como agora se sabe, a Microsoft abriu as portas dos seus softwares para acesso livre da NSA à informação que neles circulava, a realidade é que isto terá sérias consequências para a empresa.

É que a questão aqui passa as meras situações de violação de privacidade, e tornam-se agora uma séria ameaça à economia americana. Poderá não ser por parte do utilizador standard que se calhar não se mostrará tentado a abandonar a Microsoft, mas o certo é que irá haver quem o faça. E quem o irá fazer tem sério peso no mercado.

O software Microsoft é encriptado, e as suas informações não são acessíveis por qualquer um, mas a NSA é uma excepção podendo ter acesso a TUDO o que se faz em softwares, desde meras cartas de amor, passando por transacções financeiras, esquemas corporativos, e mesmo documentos confidenciais.



Ou seja, se o utilizador poderá continuar a usar este software, o que se passará com as grandes empresas que possuem segredos de negócios a manter? E as agências governamentais e estatais? Será que a Europa aceitará manter o uso de software Microsoft nos seus organismos públicos? Será que as universidades e laboratórios usarão este software para guardar as suas descobertas científicas? Será que algum país poderá voltar a confiar neste software? Qual será a reacção da Europa a esta situação?

O pior de toda esta situação é que ao contrário de empresas como a Google que lutam em tribunal para se livrarem da pressão da NSA e dar a conhecer aos seus clientes aquilo que foram obrigados a fazer, a atitude da Microsoft é passiva… E porque? Cada um pense o que quiser, mas as teorias da conspiração apontam no sentido de terem apenas uma razão para tal… Only ONE…



Posts Relacionados