O nosso sistema de avaliação explicado

O sistema de avaliação é feito à base de estrelas. Cada item terá uma avaliação de 0 a 5 estrelas, com a possibilidade de acrescentarmos meio valor, ou meia estrela.

As análises terão em principio 4 pontos que serão avaliados, apesar de tal poder variar, e que se alterarão de acordo com o item em análise. No caso dos jogos, o exemplo que daremos, os pontos a avaliar são os Gráficos, o Som, a Jogabilidade e a Atracção.

Já no caso de uma análise a uma peça de hardware os itens terão de ser, naturalmente, outros.

A Média Final é calculada automaticamente e o seu valor é a média das avaliações anteriores. Tal garante que não iremos encontrar disparidades na avaliação final face aos parâmetros intermédios, como acontece em alguns locais.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Cada item terá incluída uma justificação para o valor atribuído, e cada análise servirá de referência às futuras. Desta forma, numa futura análise a um jogo, este para possuir uma avaliação, por exemplo a nível gráfico, superior à de outro previamente analisado, terá de efectivamente possuir melhores gráficos que este, pelo menos na opinião de quem faz a análise. Esta é claro uma situação polémica pois o tipo de elemento representado pelo grafismo é de tal forma variável que se torna difícil fazer comparações perfeitas, mas é igualmente um problema que se coloca, não só aqui, mas em todos os locais onde estas análises são feitas.

Há contudo que esclarecer que os pontos são avaliados de acordo com as especificações do produto: Um produto PS3 será avaliado face ao igualmente existente na PS3, e o mesmo se passando por exemplo com os produtos da Nintendo DS. Esta situação revela-se particularmente importante no hardware, onde as especificações anunciadas terão de ser levadas em conta ao extremo. Por exemplo, nunca poderemos criticar uma webcam VGA de não conseguir fotos com a qualidade de uma câmara de 5 Mpixels, sendo que qualquer análise feita a esse produto, a ser comparado com outros, terá de o ser feito com produtos com especificações equivalentes.

Aqui fica então o exemplo da avaliação de um jogo (no caso foi a avaliação de Gran Turismo 5 feita na PCManias):

Gráficos

Uma iluminação soberba e uma modelação e cuidado com o pormenor fora de série. Pena algumas texturas, sombras e o facto de o detalhe não ser igual em todos os carros.

Som

Cada motor está reproduzido fielmente, e a banda sonora é bem conseguida ajudando a puxar pela adrenalina da velocidade, mas podia ser mais popular ao estilo GTA.

Jogabilidade

Do melhor que já foi visto em jogos de carros. Cada automóvel comporta-se de forma diferente e jogos de pedais e caixa obtém os resultados pretendidos. Pena que as provas especiais e as licenças exijam perícia em demasia para as medalhas de ouro, o que lhe tira aqui a pontuação máxima.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Atracção

O jogo cativa e prende o jogador logo desde o início. Aliado a isso as suas repetições foto realistas levam a que muitos percam horas só a visualizá-las. É um jogo ao qual se regressa facilmente, e o seu modo online ajuda a prolongar a sua vida.

Média Final

Um dos melhores jogos de carros de sempre, e aquilo que seria de esperar de um Gran Turismo. Foram muitos anos de espera, mas valeram a pena.

No final, e representando o valor obtido na média final iremos ver uma imagem de classificação.

Eis então as escalas que consideraremos:

Avaliação final inferior a 2 estrelas e meia (Produto Falhado) – Produto com problemas sérios, em maior ou menos escala, mas que é de evitar.

Avaliação final de 2 estrelas e meia. (Ok vermelho) – Um produto que faz o indicado, satisfaz, mas que possui falhas que não o permitem destacar-se da mediania. É contudo um produto funcional mas não recomendado.

Avaliação final entre 3 e 3 estrelas e meia (Ok amarelado) – Um produto capaz, funcional e sem problemas. Não é contudo um grande produto, mas destaca-se da mediania sem contudo sobressair verdadeiramente.

Avaliação final entre as 4 estrelas e as 4 estrelas e meia (Ok verde) – É aqui que se encontrarão os produtos que nos cativaram. São produtos que se destacam e que justificam a sua compra, cumprindo com as promessas anunciadas. Naturalmente que aqui encontraremos a maior parte dos produtos, e como tal há que verificar a nota de referência média, as 4 estrelas. Os produtos nas 4 estrelas são os produtos de boa qualidade que analisamos, sendo que os produtos de 4.5 estrelas apresentam já algumas características que os separam dos demais e os aproximam da excelência, mas sem contudo a atingirem.

Avaliação final de 5 estrelas (Ok 100%) – Destinado aos produtos de excelente qualidade e cuja compra se torna quase obrigatória. Dado o nosso sistema de médias, tal obriga a uma classificação perfeita em pelo menos 3 dos 4 itens, pelo que será destinado apenas a produtos de excelência.

Publicidade

Posts Relacionados