O processador de 28 núcleos da Intel vs o de 32 núcleos da AMD ou.. Fantasia vs realidade!

A Intel resolveu responder ao AMD Threadripper, um processador com 32 núcleos, anunciando um processador com 28 núcleos. Mas apesar do anuncio a comparação neste momento é um pouco fantasia contra realidade. E isto porque o CPU da Intel está longe de estar pronto, ao passo que a da AMD será comercializado já em Agosto!

A apresentação do processador de 28 núcleos da Intel foi um pouco patética. Quando a AMD já apresentou o seu Threadripper de 32 núcleos e o mostrou a funcionar numa caixa normal, usando componentes standard, o que a Intel mostrou era:

Enfim… algo que funcionava!

Arrefecimento

O arrefecimento da AMD é conseguido por um dissipador de dimensões consideráveis, o Wraith Ripper que podem ver de seguida:



Apesar da dimensão, este é um sistema tradicional de arrefecimento a ar.

No entanto o Anandtech já teve oportunidade de testar este processador usando um Cooler Noctua NH-U14S TR4-SP3, obtendo excelentes resultados (29.7 graus em uso normal, 59,7 graus em carga máxima). E este Cooler possui este aspecto:

Já o usado pela Intel na sua apresentação era isto:

Um arrefecimento a agua, com uma unidade completa de ar condicionado a manter a mesma nas temperaturas necessárias!

Motherboard

A motherboard usada pela AMD foi uma board standard com chipset X399, já existentes e fabricadas pelos maiores produtores. Eis o modelo da Asus:

Já a intel usava isto:

O que vemos aqui é uma motherboard empresarial com socket LGA3647, normalmente usada para os Xeon de topo da Intel. É uma motherboard com 28 fases e um sistema de regulação de voltagens, com um custo estrondosamente alto.

Se a motherboard mostrada pela AMD custa cerca de 360 euros, estas motheraboards da Intel, semelhantes à Xeon Platinum 8180 que pode ser encontrada aqui, custa 9,866.02 euros!

Basicamente a Intel ainda tem de melhorar a muito o seu produto antes deste entrar no mercado, sendo que a questão preço final, perante o visualizado, será um grande senão do lado da Intel, e isso quer dizer que a AMD não deverá ter concorrência nesta campo nos próximos anos.

 



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Edson Nill
Visitante
Edson Nill

Como a AMD está a crescer como empresa!