O programa DARPA XS-1

O problema com as aeronaves espaciais é o seu custo. Mas o programa DS-1 da DARPA pretende criar uma nave não tripulada que não terá custos superiores aos de um avião.

Darpa XS1

Dado o elevado custo da criação de foguetões que seriam utilizados apenas uma vez, em 1975 a Nasa iniciou o programa que deu origem ao Space Shuttle, um veiculo espacial parcialmente re-utilizável e que se tem mantido até aos dias actuais.

Mas a DARPA pretende levar o conceito mais longe. E é essa a ideia por detrás do seu programa DS-1, a criação de uma aparelho a custos reduzidos e que possa permitir que os voos espaciais sejam uma ocorrência diária.

Assim o conceito passa pela criação de uma nave espacial não tripulada que é mantida por uma equipa de terra reduzida, que seja capaz de atingir velocidades superiores ao Mach 10, e que voe pelo menos 10 vezes mais do que as actuais nos mesmos períodos de tempo.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O tornar deste projecto uma realidade significaria uma tremenda redução de custos que a DARPA pretende que esteja ao nível dos de um avião tradicional (5 milhões de dólares ou menos). Tal permitiria igualmente facilitar a colocação em órbita de pequenos satélites.

No entanto este projecto ainda nem sequer está no papel, sendo apenas um conceito. As primeiras propostas começarão a ser analisadas a 7 de Outubro.

Fonte: Darpa

Publicidade

Posts Relacionados