O projecto Holodeck

 Posted by on 7 de Agosto de 2012  Diversos
Ago 072012
 

Se o realidade de um Holodeck é uma ficção apenas possível em ficção cientifica como Star Trek, há já quem trabalhe no sentido de que o mesmo se torne numa realidade.

Se são fans de Star Trek sabem bem o que é o Holodeck. Uma sala onde se vivem experiências virtuais e onde a realidade se confunde com a ficção.

E apesar de tal ser apenas ficção, uma equipa da universidade da Califórnia do Sul espera dar alguns passos no sentido de o tornar uma realidade.

O nome do projecto não deixa nada a enganar: Projecto Holodeck, e a ideia é recriar um holodeck como o de Start Trek com uma liberdade de movimentos de 360 graus e reconhecimento total do corpo.

Para funcionar o sistema usa três tecnologias: O Oculus Rift hedset, uns óculos fundados pelo Kickstarter e com o apoio de John Carmack, o Playstation Move que é usado para a detecção dos movimentos da cabeça, e o Razer Hydra, um conjunto de controladores com detecção de movimento.

O projecto requer um espaço grande onde as pessoas se possam mover, o que corresponde a idênticos movimentos no mundo virtual.

Com os óculos a criarem o mundo virtual, o Move a detectar a posição e movimento das cabeças, e o Hydra a detectar os movimentos e a fornecer os botões para interagir com o mundo, o holodeck encontra-se a funcionar, apesar de ainda ser bem diferente do modelo fictício.

O mundo mostrado no video é um jogo da Dreamcast, o Skies of Arcadia, mas deverá ser trocado brevemente por um novo jogo chamado Wild Skies desenvolvido especialmente para o sistema.

O projecto em si deverá ter financiamento Kickstarter, permitindo assim a cada um ter um holodeck destes em casa.



Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.