O PSVR 2 vs os melhores VRs do mercado

As especificações do PSVR 2 prometem…

Baseando-nos nos dados até agora revelados do PSVR 2, podemos comparar o mesmo com as melhores ofertas atuais, nomeadamente o Valve Index e o Quest 2, disponíveis no PC.

Ecrã:

PSVR2: 2000 x 2040 por olho. OLED com HDR. Refrescamento até 120hz
Valve Index: 1600 x 1440 por olho. LCD. Refrescamento até 120hz (144hz em modo esperimental)
Quest 2: 1832 x 1920 por olho. LCD. Refrescamento até 120Hz
HP Reberb G2: 2160 2160 por olho. LCD, Refrescamento a 90 hz

Vencedor: PSVR 2

Não só é OLED, como é o único com HDR. O refrescamento 120 Hz é adequado, e o valor ideal.



Lentes

PSVR2: Campo de visão de 110 graus. Lentes Fresnel. Valores IPD (Distancia entre pupilas) desconhecidos.
Valve Index: Campo de visão de 130 graus. Lentes Fresnel. Valores IPD entre 58-70.
Quest 2: Campo de visão de 100 graus. Lentes Fresnel. Valores IPD de 58, 63 ou 68.
HP Reberb G2: Campo de visão de 114 graus. Lentes Fresnel. Valores IPD Variável entre 60 e 68.

Vencedor: Valve Index

Apesar de muita equivalência entre todos, o campo de visão acaba por ser o fator diferenciador, com a vantagem a cair no Valve Index.

Tracking do capacete e controlos

PSVR2: Tracking interno e externo com 4 câmaras no capacete. Não requer sensores externos. Os controladores só são registados quando no campo de visão do capacete e câmaras.
Valve Index: 2 sensores externos necessários para o tracking do capacete e controladores. Pode detectar os controladores atrás das costas.
Quest 2: Tracking Interno e externos com 4 câmaras no capacete. Não requer sensores externos. Os controladores só são registados quando no campo de visão do capacete e câmaras.
HP Reverb G2: Tracking Interno e externos com 4 câmaras no capacete. Não requer sensores externos. Os controladores só são registados quando no campo de visão do capacete e câmaras.

Vencedor: Valve Index

Apesar de não ser comum ter-se os controladores fora do campo de visão do capacete e câmaras, a vantagem aqui vai para o Valve Index pela sua maior liberdade.



Eye tracking

PSVR2: Câmaras no interior do capacete registam o movimento dos olhos, permitindo manter a maior resolução onde realmente os olhos estão a olhar, e permitindo jogos com fidelidade PS5 no VR
Valve Index: Não tem
Quest 2: Não tem
HP Reverb G2: Possui eye tracking, permitindo manter a maior resolução onde realmente os olhos estão a olhar.

Vencedor: PSVR 2 e HP Reverb G2

São os únicos com tecnologia que permite poupar recursos e melhorar as performances e a qualidade gráfica global.

Controladores

PSVR2: Hapticos no controlador – sabe em que botões se está a tocar, permitindo a noção da posição dos dedos. As capacidades do dual sense permitem a passagem de sensações e resistência nos gatilhos.
Valve Index: Hapticos no controlador – sabe em que botões se está a tocar, permitindo a noção da posição dos dedos. Capacidade de deteção individual dos dedos.
Quest 2: Hapticos no controlador – sabe em que botões se está a tocar, permitindo a noção da posição dos dedos
HP Reberb G2: Hapticos no controlador – sabe em que botões se está a tocar, permitindo a noção da posição dos dedos

Vencedor: PSVR 2



Vencedor pelo leque mais alargado de sensações passiveis de serem passadas ao jogador pelo controlador.

Hápticos no capacete

PSVR2: Feedback no capacete. Permite uma maior imersão e reduz o efeito de desconforto. è possível sentir-se as gotas de água a caírem na cabeça, e outras sensações.
Valve Index: Nada
Quest 2: Nada
HP Reverb G2: Nada

Vencedor: PSVR 2

Vencedor claro, dado a inexistência de tecnologia equivalente na concorrência.

Som

PSVR2: Requer o uso de headphones
Valve Index: Headphones de alta qualidade incluídos
Quest 2: Headphones de baixa qualidade incluídos, bem como a opção de uso de externos.
HP Reverb G2: Requer  o uso de HEadphones



Vencedor: Valve Index

É vencedor apenas pelo fornecimento dos phones, não forçosamente pela qualidade que phones externos podem bater.

Ergonomia

PSVR2: Desconhecido. O PSVR original era dos mais confortáveis do mercado.
Valve Index: Bastante agradável de ser usado
Quest 2: Desagradável de ser usado pelo seu peso.
HP Reverb G2: Agradável de ser usado

Vencedor: Valve Index

De ressaltar a falta de dados do PSVR 2



Fios/Wireless

PSVR2: Apenas um cabo USB type C.
Valve Index: Um cabo proprietário pesado.
Quest 2: Apenas um cabo USB type C. Pode conectar sem fios, mas tal não funciona sempre., exceto em aplicações nativas
HP Reverb G2: Display Port e USB Type C

Vencedor: Quest 2

O único que pode funcionar sem fios.

Preços:

PSVR2: Provavelmente 399 euros. (PC e Playstation)
Valve Index: 999 euros (apenas PC)
Quest 2: 299 euros (apenas PC)
HP Reverb G2: 399 euros (apenas PC)

Vencedor: Apesar de o PSVR 2 suportar dois sistemas, o que lhe dá uma mais valia para o preço, o facto que não se sabe o preço exato atira a vitória para o Quest 2.



 



15 Comentários
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Daniel Torres
Daniel Torres
16 de Janeiro de 2022 7:07

Para mim a decisão mais acertada, foi o lançamento para Pc também, pois ajuda a ampliar o que já é um nincho.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
16 de Janeiro de 2022 16:04

Resta saber agora se a Steam/Valve vai abrir mão da exclusividade dos jogos de PC para o PS, pois quero jogar HL Alyx no PSVR 2.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
16 de Janeiro de 2022 17:13

Verdade, surgiu até um rumor do HL Alyx sair para o Ps Vr2, seria uma boa e ajudaria a ampliar a base do Ps vr

Sparrow81
Sparrow81
16 de Janeiro de 2022 11:04

OFF – Um texto bem interessante do Matt Phillips, desenvolvedor:

https://medium.com/@mattphillips/teraflops-vs-performance-the-difficulties-of-comparing-videogame-consoles-4207d3216523?s=08

E uma Thread dele no Twiiter, a qual ele indicou o texto acima:

https://twitter.com/bigevilboss/status/1240274902801924097?t=6ShWGL2TlLZNEY59ul2XBA&s=19

Nada que o Mário não tenha abordado aqui ainda, mas interessante ver um dev falando por si sobre as mesmas coisas que o Mário fala e que muita gente ainda fica duvidando.

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
16 de Janeiro de 2022 14:18

ovelha do xbox já deu xilique e foi mandar DM no twitter pra o cara auhuhauha

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
16 de Janeiro de 2022 14:28

Eu vi. Kkkkkkkk doença!!

Mário Armão Ferreira
Responder a  Sparrow81
16 de Janeiro de 2022 19:13

Sparrow, eu não estou aqui para mudar a mentalidade de ignorantes. Os meus artigos são para quem se quer informar.
Já disse isso e volto a dizer. A PCManias é para quem quer aprender algo. Os restantes que vão lá para os sítios onde costumam andar.
Tudo o que está nesse artigo já foi dito aqui. Não há novidade nenhuma.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Sparrow81
18 de Janeiro de 2022 15:22

Tweets um pouco velhos, e tem dois lados da moeda nisso. Nada do que ele diz é incorreto como era de se esperar de alguém na posição dele, mas ele usou um exemplo da renderização tradicional apoiada fortemente em hardware e não entrou em muitos detalhes sobre renderização de próxima geração. O mais importante é o design da GPU. Existe um motivo para tanto AMD quanto NVidia terem apoiado suas principais GPUs de última geração em designs mais amplos aumentando muito a quantidade de núcleos e reduzindo a velocidade de clock em relação aos modelos de entrada. Mais núcleos aumentam outras coisas importantes para o paralelismo como a maior quantidade de cache L0 em cada conjunto de núcleos e a quantidade de caches L1 em cada array, reduzindo as viagens para a memória principal e diminuindo a latência. A renderização de próxima geração será fortemente apoiada pelos shaders de computação, como já pode ser visto na Unreal Engine 5 e até no ID Tech 7 em menor escala, e se sairá melhor nas GPUs mais amplas.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
16 de Janeiro de 2022 11:22

Outro fator muito curioso é o haptico no capacete e a sua propensão para reduzir o desconforto. Se se confirmar será para mim a maior jóia do sistema em argumentos de venda do produto

Juca
Juca
Responder a  Nuno Sousa
16 de Janeiro de 2022 15:55

Não entendi muito bem como isso pode funcionar pra diminuir o desconforto, apenas pensei que serviria para aumentar sensações físicas (as gotas de chuva, por exemplo).

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
16 de Janeiro de 2022 22:41

Entendi, obrigado pelo esclarecimento, Mario.

Deto
Deto
16 de Janeiro de 2022 14:31

off 1:

impressão minha ou estão tentando fazer mais uma onda de FUD em cima do playstation?

primeiro o “relatório” da bloomberg falando que a Sony iria aumentar a produção de PS4.

1 dia depois o Phill sai correndo falando que o SX é o xbox mais vendido da história, mas não fala quanto pq vai ser sempre menos que o Play 4 ou 5.

agora pipoca no twitter alguém com “prints” de jogo de PS3 no PS5 para começar o mimi “mas e a retro com PS3? é fundamental” que por isso o xbox one e SX vendem sempre menos que Switch e playstation 4 e 5 heheheheh

E ainda tem o sucesso absoluto de critica do God of War no PC… que além de ter muito mais gente jogando que Forza e Halo com MP infinito, ainda tem avaliação de usuários muito melhor.

Ao mesmo tempo saem um monte de adiamentos de jogos de Xbox…

Toda vez que tem uma noticia factual ruim para o xbox e boa para o playstation, começa a pipocar “rumor” negativo do playstation.

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Off 2, God of War no PC:

Tô rindo aqui que o Phill ficou choramingando pq a Sony iria lançar DEPOIS no PC… “ain, vão vender 2x o jogo” (e dai vc já sabe de onde vem a narrativa que Sony obriga todo mundo a comprar 2x o jogo).

Se lascou… Quem manda ter uma marca vitimista e sonsa que adora de pagar de boazinha…

  • Sony vai vender como “dois lançamentos” sim Phill, chora mais… vende no Playstation como lançamento e 2~5 anos depois novamente como Lançamento no PC.
  • Não vai desvalorizar o Playstation.
  • Não vai estragar o MP do jogo com Cheat de Crossplay.

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E parece que pode funcionar mesmo, acho que para a Sony lançar DEPOIS no PC só vai melhorar para o Playstation.

Fácil:

Tenho PC => comprar PS5

Difícil:

Tenho playstation, daqui 2 ou 5 anos, ou talvez nunca, o jogo que eu quero vai sair no PC => montar PC para jogar jogos do playstation.

Last edited 2 anos atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
16 de Janeiro de 2022 16:00

É provavel certo desespero… são muitas notícias “ruins” pro xbox juntas já que está complicado pra vilanizar com a “exclusividade”, com o “crossplay” e agora parecem vir o tal “Spartacus” e a “retrô”… aí, naturalmente precisa de um FUD pra ajudar.

Juca
Juca
16 de Janeiro de 2022 15:50
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