O quanto se pode retirar sobre a qualidade de Uncharted em videos de menos de 5 segundos?

Uncharted 4 é um colosso gráfico. E uma análise ao pormenor do jogo mostra detalhes impressionantes.

Visualizar um video de Uncharted 4 mostra a qualidade presente num jogo, mas é ao vermos pequenos clips de meros segundos que nos apercebemos de tudo o que está efectivamente no ecrã. E o que lá está impressiona pois nunca até hoje nenhum jogo foi tão longe nesse pormenor e nesta qualidade.

Vejamos:

O que temos aqui?

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Para além de uma modelação de uma personagem fictícia completamente real (recorde-se que as feições de Drake são criadas e não modeladas com base em nenhum actor), com um pormenor incrível a nível de pelos de peito, veias nos braços, barba, feições faciais, rugas, etc, o pormenor vai ao uso de shaders que aplicam suor à face e testa de Drake. Aliás recomendo que façam Zoom à imagem (CONTROL + RODA DO RATO no CHROME para mais e menos ZOOM), e reparem que a certa altura duas pingas de suor caem mesmo da do seu lado esquerdo, da zona de cabelo de Drake.
Mas o mais impressionante é a forma como a face de Drake se deforma de forma realista com a passagem da mão na face. E isto não só não é um video, como é 1080p nativo, e calculado em tempo real usando o motor do jogo. É deveras impressionante!
Aliás todo o movimento do corpo leva a que os coldres de Drake ajam de acordo com o movimento.

Repare-se ainda como os dedos da personagem se adaptam e ajustam à superficie da rocha (que diga-se possui um detalhe gigantesco).

Isto é uma imagem em tudo de acordo com o mostrado no Trailer de revelação, e pura e simplesmente fantástica.

Mas vamos ver mais uma:

O que vemos aqui?

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Começemos pelas animações. Drake agarra no oponente de forma realista, dando mesmo a sensação que a curvatura efectuada possui força centrifuga. Durante todo o momento, o casaco aberto de Drake e mesmo a arma movem-se livremente, e reagem com movimento abrupto no momento do choque.

De seguida Drake remove a arma para disparar, mas veja-se o pormenor, Drake pega na arma e… na fivela, fazendo-a passar sobre a sua cabeça de forma a libertar a arma. Um detalhe assombroso! E posteriormente a fivela fica solta, saltando livremente com os coices da arma no disparo.

A física, e o detalhe colocado no jogo estão pura e simplesmente assombrosos.

Repare-se ainda que o inimigo no topo das pedras dispara para Drake, acertando no chão. Esses tiros libertam para o ar aquilo que parece ser água ou flocos e neve.
Esse inimigo é atingido por um tiro de alguem, ainda antes de Drake sacar da arma, libertando sangue no seu ombro direito, sendo posteriormente atingido pelo primeiro disparo de Drake na zona do coração, libertando ainda mais sangue.

De ressaltar ainda que tanto os tiros de Drake como os do inimigo, para além de libertarem chamas pela boca da arma de forma realista, esta luz ilumina a face de ambos.
Aliás no caso dos disparos de Drake, eles iluminam mesmo a pedra em frente a ele quando a bala incandescente passa mais baixo.
Repare-se ainda que as zonas translucidas do corpo de Drake, como é o caso das orelhas, ficam iluminadas pela luz do disparo, e cada tiro é acompanhado por uma capsula de bala a ser ejectada da arma e que salta de forma livre e animada por fisica própria

É de elogiar ainda a qualidade do anti-aliasing que mesmo com zooms na imagem não mostra qualquer tipo de serrilhado acentuado.

 

Publicidade

Posts Relacionados