O que é o Thunderbolt

O que é o Thunderbolt?

Na boca da Apple, trata-se da “mais poderosa e mais flexível tecnologia de Input/Output alguma vez existente nos computadores pessoais“, e por esse motivo equipou a sua ultima linha de portáteis MacBook pro com ela. Mas mesmo assim o que vos diz isto?

Talvez se usarmos o nome Lightpeak se possa fazer luz na mente de alguns. Trata-se de um sistema de comunicação de duas vias usando fibra óptica e capaz de transferir até 10 Gbits/segundo, o que transferiria um Blu-Ray completo de 50 Gigas  em menos de 30 segundos. Algo como 20 vezes mais rápido que o USB 2.0 e 12 vezes mais que o Firewire 800, sendo que potencialmente esta tecnologia pode ainda atingir os 100 Gbits/segundo ainda esta década.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Desenvolvido pela Intel em colaboração com a Apple, o Thunderbolt baseia-se em duas tecnologias existentes, o PCI Express e o DisplayPort. Quer isto dizer que poderemos com ele ligar aparelhos como discos rígidos e outros, bem como monitores e tecnologias relacionadas com o audio visual.

Isto significa que o Thunderbolt permitirá num único componente aglomerar algo que antes necessitava de mais do que um, permitindo assim menos tipos de ligação, standarização de cabos e menos cabos. Isto permitirá aos medias (discos rígidos e outros) futuros ligarem directamente a sistemas de video e audio.

Fonte: Pocketlint

Publicidade

Posts Relacionados