O que Gran Turismo Sport realmente é.

Esqueçam o grafismo por um momento, porque o que ali está não pretende exactamente bater os outros jogos no grafismo, mas sim na simulação. Ao ponto de este ser um simulador oficial da FIA.

Todos estão à espera que Gran Turismo Sport seja um jogo. E até o é! Mas será o simulador mais realista de sempre. Ao ponto de o jogo ter obtido o reconhecimento de ser um simulador oficial da Federação Internacional Automóvel (FIA), e de o mesmo poder até permitir a obtenção de uma licença Digital que permite ao seu titular participar em provas automóveis oficiais da mesma federação.

Gran Turismo Sport será por isso um simulador e ao mesmo tempo uma ferramenta de recrutamento para provas automóveis!.

Desde 1997 que o Gran Turismo se tem vindo a revelar um dos simuladores automóveis mais reputados alguma vez criados. E agora chega à Playstation 4!

Esqueçam o leque de carros e ignorem o grafismo só por um momento (que nem está ainda completo pois o jogo só se encontra 50% realizado), pois esse não será o ponto mais forte de GT Sport. Este será um simulador oficial da FIA que permitirá inclusive a obtenção de uma licença desta entidade para se competir no mundo real.

Para tal há que se avançar e acabar o modo campanha, e efectuar as lições sobre etiqueta na corrida a acompanhar, e fica-se elegível para uma licença digital FIA Gran Turismo obtida dos automóveis clubes locais ou de outros organismos nacionais ligados à área do desporto automóvel.

De acordo com os criadores de  Gran Turismo, a licença terá “o mesmo valor que uma licença obtida no mundo real” caso o organismo responsável a decida atribuir baseado na informação do jogo. Há 22 paises já inscritos neste programas, mas neste momento não se sabe ainda que provas de mundo real terão de ser realizadas para comprovar as perícia demonstradas na obtenção da licença digital.

Basicamente GT Sport será uma ferramenta de recrutamento para a FIA. Um simulador oficializado (não licenciado, pois isso há vários) que pelo seu realismo servirá de ferramenta de recrutamento. E quem sabe alguns não conseguirão realizar o sonho de uma vida que nunca conseguiriam de outra forma por não terem capacidade financeira para entrar na área.

O jogo pretende assim ser mais do que realidade virtual… tentará ser realidade de condução pura e simples, sem perder a componente de jogo.

Fonte: Gran Turismo

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (16)

  1. Acompanho GT desde o lançamento e iniciei o Forza, na 4ª edição, a quase 2 anos.

    Recentemente adquiri o Forza 6 e ontem ao jogar um evento da Indy vi o quanto é absurdo a sensação de velocidade, logo lembrei que muitos reclamam da “falta” de sensação de velocidade nas versões de Gran Turismo e me pergunto quem está simulando quase realmente essa sensação? GT ou Forza?

    A minha opinião é que GT reproduz quase fielmente, não porque gosto da série, mas ao comparar com os outros jogos de corrida que possuo (Project Cars, Driveclub) estes são semelhantes a sensação reproduzida por GT. Um outro fator que pesou na minha opinião foi justamente a parceria Polyphony/FIA, cuja algumas pistas do GT foram declaradas pela FIA como sendo uma reprodução quase 100% do real.

    Faz tempo que o GT tenta transformar pilotos virtuais em pilotos reais, começando pelo GT Academy. Forza só agora que começou(ou irá começar) a fazer o mesmo, pois isso foi anunciado antes do lançamento do Forza 6.

    • Bom,a sua opnião é a sua opnião,mas no meu ponto de vista quando joguei o GT5 estava com um veiculo a 120kmh e a sensação era de estar a 40kmh ou seja aonde esta o senso de velocidade ai.Pra mim tanto o Forza 5 e o GT pelo menos pra mim não tem diferenças entre si pois não consigo mais sentir diversão quando jogo estes jogos,meu gosto mudou muito após NFSU e o novo NFS:pelo menos pra mim estes jogos detona GT e FZ.Mas repito é um gosto meu,pois após jogar a nova série da EA os simuladores pra mim perderam o brilho,mas respeito quem goste

  2. Eu jogo GT desde o PS1 e adorei o 5 e o 6. Espero que esse Sport traga o que sempre gostei, além da simulação, muitos carros, mais muitas pistas e eventos. Além dos Vision que são uma maravilha, e poderiam dar um jeito de colocar um pouco mais de customização que eu sentia falta nos anteriores, não precisa tanto quanto NFS mas, melhorar um pouquinho seria legal, e a questão do som, que era um ponto fraco nos últimos títulos.

  3. Gosto muito do GT, mas na minha humilde opinião, baseada nos ultimos lançamentos, precisa melhorar muito, pois está comendo muita poeira do Forza.

  4. Acho bisonho querer transparecer que um jogo de vídeo game se baseia com algo real!
    Gosto é gosto, Forza eu só gosto do Horizon, andar para meio do mato, mapa aberto, árcade, totalmente fora da realidade!!

    Respeito quem gosta de simulador, e entendo, quem gosta de sentir como se estivesse pilotando um carro de verdade, e se tiver um volante, com certeza da para fazer essa simulação..

    Mas querer passar disso, já acho um puta exagero querer transformar, um jogo onde se joga no sofá tomando coca cola, com coisas da (Fia) onde um piloto precisa de um baita preparo físico e mental.

    Fora que no vídeo game sua adrenalina é para diversão, em um piloto que tem isso como trabalho, adrenalina dentro do carro, está correndo risco de vida!

    Sinceramente acho extremamente ridículos querer transformar jogo de vídeo game com algo de verdade.
    Simuladores podem existir tem publico para isso, mas a realidade, quando a coisa é ao vivo, uma coisa muito diferente da outra.

    • Quanto à isso entende-te com a FIA. Eles é que acharam que este simulador era realista o suficiente para o oficializar.
      Simulador será sempre simulador, mas este pelos vistos será o mais realista de sempre.
      Porquê se não for… bolas lá para a FIA, o mais importante organismo mundial automóvel.

  5. Olha , concordo que o ponto mais forte de gran turismo é a simulação mas agora já é obrigação um jogo ter gráficos pelo menos bom , e o do gt tá muito abaixo da média , não é que porque ele é um jogo de simulação que ele não pode ter gráficos bons

    • Luciano S. Carvalho 4 de Junho de 2016 @ 0:32

      Ainda mais sendo para PS4, que teoricamente é 50% mais poderoso que a concorrência. Não é nem questão de obrigação, é questão de honra mesmo.

      • Eu acho curioso como por norma um jogo é avaliado pelo grafismo e só por ele. Um programa que passa fotografias não é melhor que um jogo 3D. Um jogo vale por uma série de componentes entre os quais o grafismo é apenas um.
        GT tem bons gráficos, apesar de eles não serem finais. Mas será que precisa de mais para ser um grande simulador?
        Sinceramente não sei!
        Só sei dizer que, por exemplo, os jogos Nintendo são fantásticos e o grafismo é ultrapassado.

  6. Esse papo da FIA pra mim soa apenas como marketing. Na prática, eu duvido que aceitarão alguem que chegue assim: “olha aí minha ID da PSN e me coloquem pra fazer a prova…”
    Primeiro que quem joga num joystick não tem noção real de pilotagem.
    Gran turismo 6 foi outro jogo com certificação oficial da FIA e o nível de simulação ali é igual ao forza motorsport quando se desliga as assistências. É tudo baseado num contrato de marketing, os simuladores de direção reais do tipo utilizados em escolas de habilitação ainda são muito diferentes de um jogo.
    Quero ver na prática, mas é bom o Gran Turismo buscar o eSports por que ainda não tem nenhum jogo da Sony participando e cada vez mais os eventos estão com atenção da midia e os premios estão sempre aumentando.

    • O certo é que a Fia confirma e as associações automóveis de vários paises também. Naturalmente a pessoa tem de comprovar a pericia com um carro real.
      Até porque os melhores tempos são co seguidos com volantes e não com o dualshock

      • Luciano S. Carvalho 7 de Junho de 2016 @ 9:21

        Então é por isso que não consigo ficar em primeiro no leaderboards do Forza. Ainda não tive a felicidade e oportunidade de adquirir um volante. Sou fanático por jogos de corrida, comecei com o Gran Turismo ainda no PS1, também jogo Forza desde o primeiro, estou jogando o 6 que é sensacional.

Os comentarios estao fechados.