O que se passa com a iluminação em Forza Horizon 2?

Forza Horizon 2 usa sombras e luzes dinâmicas. Mas algo com a pintura dos carros não está bem.

Estava no Youtube a ver uns vídeos sobre Forza Horizon 2 quando reparei em uma situação curiosa. Apesar de o jogo possuir excelentes reflexos, luzes e sombras dinâmicas, com ciclo dia e noite, aparentemente o carro não escurecia quando entrava em zonas de sombra.

E resolvi tirar a limpo comparando com o mesmo efeito em outro jogo que implementa o mesmo tipo de efeitos, nomeadamente DriveClub. E efectivamente algo parece estar mal, ou aldrabado, em Forza Horizon 2.

Note-se porém que esta situação pode ser relacionada com alguma bug entretanto resolvida, podendo não estar presente na versão final do jogo e que não se pretende de forma alguma comparar os jogos, mas apenas ressaltar uma pequena discrepância na iluminação e que para ser percebida requer outro jogo que implementa iguais efeitos.

Seja como for, eis os vídeos em que visualizei e a situação que me apercebi existir (a qualidade do segundo vídeo do youtube infelizmente não é fantástica e não está ao nível do primeiro):

Publicidade

Retomando o nosso artigo



Solicito que vejam o primeiro vídeo (Forza Horizon) a partir do primeiro minuto e do segundo minuto, e o segundo video (Driveclub) a partir do 1m40 segundos e 9m40s.

Eis as situações verificadas:

f1-1f

Aqui temos uma situação onde o carro está totalmente iluminado. As sombras estão de acordo com a posição do sol, e os reflexos estão fantásticos.

Mas o carro prepara-se para entrar em um túnel. Vamos ver o que acontece:

f1-2f

Notam aqui algo de estranho?

O interior do túnel é escuro uma vez que não há qualquer tipo de luz directa a entrar. Os reflexos no carro estão adaptados à realidade do tunel, mas… a iluminação geral reflectida na tinta não está! O carro não escureceu como deveria ter escurecido.

f1-comp1

Comparando lado a lado o que vemos é o cenário efectivamente mais escuro… mas a intensidade da luz sobre o carro está aparentemente igual, o que não deveria acontecer. Mas será?

f1-comp2

Na realidade a situação ainda é um pouco mais estranha do que deveria. Fazendo um zoom sobre o símbolo (e podem repetir todo este processo capturando imagens directas do video ao 1m10s e 1m11s ou usando as nossas imagens mais reduzidas de cima), o que vemos é que a luminosidade da tinta quando o carro está no túnel é ainda maior que a existente no exterior.  Algo estranho sem dúvida!

Vamos ver como DriveClub se porta neste aspecto (1m51s e 1m52s):

d1-1f

Aqui o carro está iluminado pela luz do sol.

d1-2f

Aqui a luz existente no interior do túnel é a que entra pela frente e traseira, sem qualquer luz superior (agravado pelo facto que o sol, como se vê na imagem superior já está baixo e pouco intenso), o que provoca um escurecimento geral do carro, particularmente na sua parte superior onde deixa de ter luz directa a incidir.

Vamos ver outro exemplo:

f2-1f

Aqui temos o carro em plena luz, e prestes a entrar na zona de sombra.

f2-2f

E aqui está ele na zona de sombra. Vamos comparar:

f2-comp2

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Bem, aqui com excepção dos reflexos em sítios diferentes a luminosidade do carro não está assim tão mais clara. Mas continua mais clara que na zona iluminada.

Mas o que acontece em Driveclub?

d2-1f

Aqui temos o carro à luz e prestes a entrar em zona de sombra.

d2-2f

E aqui está à sombra. E claramente obscurecido! Aliás dada a entrada de alguma luz até é possível ver-se claramente nesta imagem diferentes tonalidades sobre o carro nas zonas de luz e de sombra.

Há aqui uma bug qualquer em Forza Horizon que se espera seja resolvida antes da versão final do jogo ser colocada no mercado. E o mais curioso, que foi o que chamou à atenção, é que não me recordava de ter visto esta situação em Forza 5. E efectivamente, apesar de luz não ser dinâmica, ela não existe nesse jogo como as imagens que se seguem o comprovam.

Forza5-1

O carro antes de entrar em sombra, com reflexos laterais.

Forza5-2

O carro em sombra, notóriamente escurecido e sem brilhos devido à ausência de luz directa. E Forza 5 nem sequer tem luz dinâmica, mas implementa isso muito bem. Vejam este vídeo se quiserem ver o carro a escurecer num túnel em Forza 5.

Vá lá Microsoft, tens aqui um grande jogo que quero jogar, mas se efectivamente a luz de Forza Horizon é dinâmica e sem aldrabices, toca a corrigir isto, ainda há muito tempo até o jogo sair e é certamente uma pequena bug!

Acréscimo:

Dada a sugestão para estudarmos um pouco a iluminação realizada nos comentários, resolvemos fazer um pouco de modelação 3D.

Assim, apresentamos uma pequena modelação 3D de um carro em tudo idêntico ao do jogo, à entrada e sob um túnel.

Os softwares usador foram o Sketchup e o Kerkythea, e as imagens foram rendidas com o local sendo o Rio de Janeiro, às 4 da tarde e às 8 da manhã.

Os modelos não foram texturados, uma vez que tal não se revela necessário para comprovar o escurecimento dos mesmos.

Note-se que se trata de um trabalho rápido e não profissional, sendo a questão mais uma brincadeira do que outra coisa.

Imagens rendidas com o sol das 8 da manhã:

carro5

carro 2

Imagens rendidas com o sol das 4 da tarde:

carro3 carro 1

Apenas como brincadeira, resolvemos dar algumas propriedades de materiais muito básicas aos objectos e render. No entanto dado o tempo necessário para render, e dado que isto é apenas uma brincadeira, apenas nos ficamos pela primeira tentativa, que como podem ver, não saiu lá grande coisa, particularmente na radiância das jantes que ficou excessivamente alta e até ilumina o solo  🙂

carro4

Publicidade

Posts Relacionados