O real custo da Nintendo Switch

O preço de uma consola não é verdadeiramente o custo que pagamos na aquisição. Há sempre extras, como os jogos, que necessitam de ser pagos à parte. No caso da Nintendo Switch, se quiseres usufruir verdadeiramente dela, quanto tens de desembolsar? É o que este artigo aborda!

Nota: Artigo ajustado para ser mais fácil a comparação de preços.

Ao contrário de Sony e Microsoft que fixam o preço das suas consolas, sendo difícil encontrar-se variações de preço, a Nintendo deixou o preço da sua Switch ficar a cargo dos retalhistas, e isso quer dizer que em Portugal iremos encontrar a mesma com preços entre os 330 e os 350 euros.

Isso quer dizer que, quem desejar a consola, 330 euros será o valor mínimo que poderá desembolsar! Vamos comparar com outras consolas:

Custo Base (mínimo):
Switch – 330 euros
PS4 (Já com um jogo) – 350 euros
Xbox One (Já com um jogo) – 230 euros
2DS (já com um jogo) – 110 euros

Mas claro, no que toca à Switch isso implica apenas ter uma bela consola para a qual se pode olhar. Para jogar na mesma é necessário comprar jogos!

A Nintendo já anunciou o preço oficial dos jogos, que será de 60 dólares, valor que vamos aceitar passará incólume para a Europa e assim sendo vamos converter na proporção 1:1 para euros. Assumamos tambem aque quem adquire a consola, irá pelo menos adquirir 2 jogos. Isto porque se a consola não consegue atrair com mais do que um, tambem não vemos que haja verdadeiramente interesse em dar o dinheiro que ela custa.

Assim, contemos com mais 120 euros para dois jogos!

Custo Consola + 2 jogos
Switch – 330 + 120 = 450 euros
PS4 (já com um jogo) – 350 + 70 = 420 euros
Xbox One (Já com um jogo) – 230 + 70 = 300 euros
2DS (já com um jogo) – 110 + 45 = 155 euros

Ora esta consola é uma portátil que dobra como consola de mesa. Mas infelizmente os controladores que a acompanham são apenas os laterais presentes na consola em si. E estes são de pequenas dimensões, podendo ser adequados para o uso móvel, mas demasiadamente reduzidos para um jogo confortável no sofá!

É pensando nisso que a Nintendo vende o seu controlador Pro, cujo custo é de 70 euros. E que vamos considerar como uma compra que todos acabarão por fazer, mais cedo ou mais tarde. Daí que acrescentemos mais estes 70 euros ao custo!

Custo Consola + 2 jogos + Controlador Pro
Switch – 330 + 120 + 70 = 520 euros
PS4 (já com um jogo) – Dispensa – 350 +  70 + 0 = 420 euros
Xbox One (já com um jogo) – Dispensa – 350 + 70 + 0 = 300 euros
2DS (já com um jogo – Dispensa – 110 + 45+ 0 = 155 euros

Infelizmente o custo não fica por aqui. Tal como na PS4 e Xbox One, o online será pago!

Qual o custo? É algo ainda desconhecido, mas dado que o modelo que a Nintendo quer aplicar é em tudo semelhante ao da Sony e Microsoft, o custo deverá ser semelhante. E com o custo anual da Sony dos 50 euros e o da Microsoft nos 60, quanto custará o da Nintendo? Sem sabermos isso, e aceitando aqui que o erro existe, vamos atirar para um valor idêntico ao mais baixo, o da Sony.


E isso acrescenta mais 50 euros ao custo.

Custo Consola + 2 jogos + Controlador Pro + Online
Switch – 330 + 120 + 70 +50 = 570 euros
PS4 (já com um jogo) – 350 +  70 + 0 +50 = 470 euros
Xbox One (já com um jogo) – 350 + 70 + 0 + 60 = 360 euros
2DS (já com um jogo – Dispensa – 110 + 45+ 0 + 0= 155 euros

Infelizmente estamos ainda a ver mais uma despesa. Um cartão de memória para aumentar a capacidade da consola. Uma compra quase obrigatória até hoje em quase todas as consolas Nintendo, ate porque a Switch apenas traz 32 GB.

Na realidade não é este cartão que vai arrebentar com a carteira de alguém, e por 40 euros já se arranja um cartão com 128 GB. Vamos por isso acrescentar o mesmo, não indo para o de 256 para não nos acusarem de querermos aqui apresentar um preço final elevado.

Custo Consola + 2 jogos + Controlador Pro + Online + Cartão 120 GB
Switch – 330 + 120 + 70 +50 + 40 = 610 euros
PS4 (já com um jogo) – Dispensa – 350 +  70 + 0 +50 + 0 = 470 euros
Xbox One (já com um jogo) – Dispensa – 350 + 70 + 0 + 60 + 0 = 360 euros
2DS (já com um jogo) – Dispensa – 110 + 45+ 0 + 0 + 0 = 155 euros

No que toca a este artigo, vamos aceitar que estes 610 euros são o custo final. No entanto, dado que a consola não possui o HDMI emsi, mas sim na sua Dock, a possibilidade de haver quem compre outra para poder mudar a consola de TV também existe. E dado que a consola só funciona por WiFi, o adaptador LAN para quem pretende jogos com menos lag seria um outro custo.

Mas no entanto não vamoc considerar essa compra e considerar que para o utilizador normal vamos ficar por aqui! Pelos 610 euros!

MAs caso pretendam jogar na consola localmente com amigos porque para isso precisam não de mais um, mas sim de mais 2 comandos. Precisam de dar mais 80 euros por 2 joy-cons para poderem jogar no ecrã da portátil e mais outros 70 por um segundo controlador Pro, o que elevaria o custo para os 760 euros. Na PS4 e Xbox One o segundo controlador pode ser comprado por 50 euros.

Switch – 330 + 120 + 70 +50 + 40 +80 + 70 = 760 euros
PS4 (já com um jogo) – 350 +  70 + 0 +50 + 0 + 50 = 530 euros
Xbox One (já com um jogo) – 350 + 70 + 0 + 60 + 0 +50 = 410 euros
2DS (já com um jogo) – Dispensa – 110 + 45+ 0 + 0 + 0 = 155 euros

Resumidamente, para o mesmo, a Switch é, em qualquer dos casos, a opção mais cara. Ao ponto de neste segundo caso ser possível adquirir-se uma PS4 + 2DS por preço inferior ao da Switch.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (58)

  1. Se considerarmos os preços aqui no brasil essa conta ai que vc fez fica “oh uma bosta de caro”, infelizmente farei com o switch o que fiz com o wii u, só em uma bela promo ou semi-usado por preço imbatível.

  2. Hennan Santos Carvalho 16 de Janeiro de 2017 @ 15:16

    Foi o que comentei no outro tópico. O Switch sai mais caro até do que o ps4pro e ainda tem gente defendendo o valor. A Nintendo está colocando a Sony no chinelo em relação a margem de lucro. Afirmo hoje, que no natal teremos switch + zelda por 250 e nem assim vai vender bem.

    • Realmente sai mais caro mesmo.Mas sem contar a camera do PS4 e do PSVR ao qual necessito do ps4 para rodar.Por favor Mário corrija isto para nós.Senão ao meu ver passa uma imagem muito ruim de uma empresa que não é bem assim(mercenária)seus jogos podem ser caros mas sua qualidade sempre é inegável.

      • @ Mário,sabemos que no lançamento de um nova plataforma a empresa detentora do hardware tem que captar seus custos de produção e nem sei porque tu colocaste 2 jogos do PS4 por 70 euros(são lançamentos estes jogos)pois moro no Brasil e não sei o valor de um jogo do PS4 ou Xbox One ai em Portugal,não entendo pois afirmo se você colocou o valor de lançamento do Switch deveria fazer o mesmo com os aparelhos modelo.Assim fica mais justo,pois foi o preço que as pessoas pagaram pelo produto.Não estou te criticando ok(sei que você não é Sonysta)você é um amante dos jogos assim como eu, apenas estou colocando meu ponto de vista,abraço.

        • Ewerton. Quando colocas um artigo no mercado tens de verificar quais são as condições desse mercado na altura em que o colocas. Não é há três anos atrás.
          Se tens um mini, da BMW, a 20 mil euros no mercado, e lanças um Suzuki Vitara, não o vais meter a 18 mil alegando que faz de carro e de jipe. Porque mesmo sendo verdade, um Suzuki não compete (neste caso na qualidade global) com um Mini, e como tal é caro. E muito menos o fazes obrigando quem compra a comprar mais coisas que fazem com que o preço passe o do Mini.
          Acima de tudo percebe que o artigo mostra a realidade do que tens de pagar. E a realidade é que o custo da Switch é esse. Acessível para alguns, caro para outros, mas uma coisa não se pode negar, a sua gama de preços coloca a consola em competição com consolas superiores.
          O que vale aqui à Switch é o facto de ser portátil, algo que as outras não são. Mas isso não invalida que, o mercado em geral, e não apenas a PCManias, tenha achado que a consola saiu mais cara do que aquilo que seria o seu preço ideal. E quando vemos que a Nintendo foi buscar um SOC com mais de um ano, e não um novo e caro, o preço chocou o mercado.
          Mais ainda, as opções da Nintendo acabaram por criar a necessidade de despesas extra. Um cartâo de memória, pagamento do online, um comando ergonomicamente adequado para jogar na TV por largas horas e o único com os botões necessários para assegurar a jogabilidade da apregoada retrocompatibilidade Gamecube. Coisas que são pagamentos adicionais que não existiam nestes produtos portáteis Nintendo e que necessitam forçosamente de ser adicionados ao custo pois toda a gente vai acabar por os comprar sob pena de ter um produto manco.
          Isso quer dizer que a consola efetivamente não custa os já de si elevados 330 ou 350 euros. Isso é uma ilusão! E quando tudo somado, o que vemos é que não só a base é cara, mas o global passa o custo de tudo o resto.
          E isso, não é o meramente ser portátil que justifica!

      • Não percebi o pretendido Ewerton. E o que tem a Câmara e o PSVR a ver com o custo da PS4? Essas compras não são obrigatórias, mas apenas opcionais!

        Seja como for a intenção não é passar imagem nenhuma. A intenção é mostrar o real custo das coisas.
        Colocar a consolas a funcionar em pleno para um e dois jogadores é o mínimo custo que se deve ver. Daí para a frente podem haver mais custos, mas são opcionais.

  3. O que estou prevendo eh q a grande maioria q comprar o Switch vai desbloquear o console,afinal a Nintendo não tem um bom histórico com multiplayers online,visto q muitos jogos soh tem o multiplayer local e ainda tendo que pagar todo mês,não vai valer a pena.

  4. Gostos são gostos mas fora o Zelda, não há nada que me cative comprar o Switch… Já sei que depois do arranque inicial jogos vão ser escassos e pagar tudo isto para ter o Zelda não me convence.

  5. Me desculpa Mário mas achei muito nada a vê suas comparações respeito, mas pra mim não faz o menor sentido!!

    Comparar um console lançamento com console com mais de 3 anos, o Xbox One lançou por 500 euros, quando ele lançou você a comparação dele com do Xbox 360, dizendo qua a biblioteca do 360 era muito maior e que poderia, compra um 360 com uns 3 jogos pela metade do preço do One, pois essa é a comparação que você está usando colocar um console novo conta dois que já estão no mercado 3 anos!

    Talvez realmente pra você o que importa seja realmente só o hardware, porque tem um artigo seu que fala que é mais vantagem comprar um Ps4 pro do que o base, porem o qual ainda mais vende é o base…

    Quando o Nintendo Wii, estava muito na frente do PS3 e Xbox 360 as pessoas falavam que o Wii não era um console e sim um brinquedo, que não podia comparar as vendas dele com consoles de verdade..

    Mas agora querem comparar um Console portátil que tem um hardware inferior e seus atrativo segue para outra linha com o PS4 e One.

    Se tivesse um batlefield 1 no Nintendo Switch pra mim esse jogo seria um fracasso lá, qual pessoa quer comprar BF1 para se jogar em portátil, jogar multiplayer, a pegada da Nintendo é muito diferente!

    Pode ter jogos multiplataforma lá, mas não é a pegada do console, porque alguém iria comprar Switch para jogar watch dogs 2 em um portátil…

    Esse portátil se tiver muito suporte da própria Nintendo vai ter muitos jogos, nunca teve um Zelda em um lançamento da Nintendo é a primeira vez, porque eles iriam colocar Mario ou Star fox, no lançamento para competir com zelda?

    Já tem 3 anos e ainda não lançou um GOW e as pessoas se contentam com trailer, mas da Nintendo parecem que querem todos os jogos de uma vez!!

    A Nintendo é voltada para criança os jogos dela não sai sangue, nem na época de gloria Super Nintendo , Mortal Kombat não tinha sangue, as pessoas querem mudar uma ideologia que a Nintendo levou a vida toda…

    Nintendo Switch é outra pegada outro publico, qualquer fan de Xbox, Playstation não trocaria sua marca favorita pela Nintendo mesmo se tivesse jogos multiplataforma, não trocariam…

    Mas muitos tem a vontade de comprar para ter um console secundário, uma plataforma completamente diferente.
    Comparar Switch com PS4 é mesma coisa comparar futebol com basquete, se fosse, igual não existiria PSvita, com esse sim vale a comparação!

    A Sony lançou um console portátil e viu que para esse publico o Hardware não é o principal, eles poderiam lançar um novo, com muitos jogos multiplataforma, mas tenho certeza que seria fracasso de novo, jogos hardcore é no PC/Console…

    Se a Sony lançar um novo console portátil vai ter sentido comparar ele com PS4 pro?

    • Mas o problema é que você não pode comparar com os valores de lançamento dos outros consoles, tem que comparar com os concorrentes que tem atualmente.

      Se você está atrás de adquirir um produto você vai ver os concorrentes dele para a data atual e ver o que um oferece em relação ao outro.

      Isso é quase como a compra de um carro, ou você decide comprar um carro novo, sem muitos acessórios(vulgo capado) ou um seminovo por vezes mais barato com modelos de classe superior e que incluem acessórios que o carro novo nem tem.

      • Acho bem nada a vê comparar um portátil com console já pronto, mas ok, cada um pensa como quiser, Quando lançar Scorpio podemos comparar ele com o Xbox 360 ou até com o Xbox original porque não, se é só o preço que importa.

        Ultimamente vocês idolatram tudo o que a Sony faz e tudo o que os outros fazem não presta, e quer que todos pensam da mesma forma!!

        Quando se compara os produtos da Sony, jogos falam em diversificação, teus argumentos são, mas tem quem gosta de jogos de android etc, o PS4 pro, mas tem quem gosta de mais potencia, o que eu vejo que o discurso quando se trata da Sony é totalmente contraditório perante as outras fabricantes, sempre se acha um ponto positivo, sempre vai ter clientes satisfeito que queria aquilo, sempre vai ter o publico alvo para aquilo!!

        Nintendo Switch comparado com PS4 pro, ou Xbox One, é a mesma coisa, comparar 1080 com uma GTX 460!

        Eu não sou o dono da verdade, cada um pensa como quiser, mas é contraditório mudar o argumento de uma fabricante pra outra!

        • Cara não tem ninguém idolatrando e você está misturando as informações.

          As comparações iniciaram pelo preço ofertado, claro como disse acima a comparação deve ser feita com os concorrentes dele a nível de console (não a nível de geração/ hardware). Após o lançamento do Switch vá a uma loja e pergunte quais consoles estão disponíveis no momento. Com certeza a resposta será Switch, One e PS4(Pro e/ou base), algumas poderão ter ainda PS3 e 360. Então se tenho essa lista na loja vou comparar os preços deles.

          Agora se você opta por um hardware também tem que ver o que ele oferece por aquele preço. Eu nao acho justo um hardware que se assemelha a PS3 e 360 custar mais caro que um One.

          Engraçado que na comparação foi utilizado o One o que aí já quebra teu argumento que idolatramos a Sony.

          E o problema é que a Nintendo o considera um console de mesa que vira um portátil, num foi assim que começou aquele vídeo trailer? Olha o site oficial (http://www.nintendo.com/switch/home/)

          “Nintendo Switch is designed to go wherever you do, transforming from home console to portable system in a snap”

          Traduzindo a parte principal:
          “…transformando de console de mesa para portátil…”

          Mas a partir dessa frase estamos errados em compará-lo com outros consoles de mesa?

          Não sei quem muda de opinião aqui, eu que não sou, pois além de gostar de jogos que usam todo o recursos dos consoles também gosto daqueles que muitos discriminam, os famosos indies, veja que ultimamente vim muito a defendê-los.

          Gostaria muito de voltar a ter um console de mesa da Nintendo e estava muito animado com o trailer, mas o preço que divulgaram do console e de seus acessórios não compensa. Essa política dos jogos online disponível por somente 1 mês foi outra bola fora.
          Quem saiba eu o pegue com o decorrer dos anos.

          P/ mim esse valor cobrado não vale a pena, a não ser que seja um super fã da Nintendo e de seus exclusivos (que de início serão somente 2 disponíveis) justificando assim a compra no lançamento.

          PS: Não defendendo o Mário, pois isso ele irá fazer, mas o trecho em que diz que é mais vantagem comprar um Pro do que a base somente é aplicado para aqueles que nunca possuíram um PS4 antes e essa informação com certeza tem no artigo/resposta.

          • Complementando minha resposta. A comparação vale para aqueles que não possuem consoles e querem comprar um independente dos exclusivos.

            Agora para quem conhece e admira os jogos da plataforma vai comprar o console independente do preço cobrado.

          • Livio… quanto ao último parágrafo.

            Vantagem tem… porque por apenas mais 50 euros que a PS4 1 TB (e não que a PS4 base com 500 GB), podem levar uma consola bastante melhor.
            Mas a vantagem está apenas no facto de o custo ser reduzido. Mais nada!
            Depois tudo depende de quanto queres gastar. E ser mais vantajosa não a torna mais barata!
            Se de dessem a comprar um Ferrari por mais 10000 euros do que um Opel Astra, certamente isso seria bastante vantajoso.
            A questão é se tens e queres gastar esses 10000 euros a mais!
            E o que se percebe neste mercado é que os preços baixos acabam por vender mais. As pessoas tem dificuldades e não gostam de estourar dinheiro. Mesmo em casos vantajosos!

        • Ninguem está a comprar uma portátil com uma consola de mesa.
          O que está a comparar é a relação qualidade/preço oferecida.
          Percebe isso!
          Uma Switch a 200 euros seria um sucesso de vendas, e eu estaria aqui a elogiar a jogada da Nintendo. Mas ela não custa 200. Ela custa mais do que uma consola melhor e com um livraria maior.
          Basicamente é o mesmo erro que a Microsoft cometeu com a One a 500 euros face á PS4 mais potente a 400!
          Mas a Microsoft percebeu o erro e lançou uma One sem Kinect descendo o preço e recuperando as vendas. A Nintendo é que não aprendeu nada com isso!

      • Muito mimimi e comparações sem sentido.

      • Um Ferrari, mesmo que usado, ser mais caro que um Renault novo, compreende-se, é melhor. E ambos vendem! O Ferrari para quem quer o Ferrari, o Renault para quem quer o Renault.
        Mas um Renault mais caro que um Ferrari… Não estou a ver que venda muito!
        O problema da Switch não está na sua potencial qualidade. Está no seu preço!
        O que oferece, face ao que há no mercado, é caro demais!

    • Cara,esse Zelda não vai fazer vender o console,afinal vai sair pra U.Agora uma franquia que a Nintendo sabe explorar e tirar proveito do hardware eh Mário e vamos combinar que esse Mário Odissey está bem mais interessante q esse Zelda.Alem do mais estao cobrando muito caro por um hardware tão defasado! Portáteis são um mercado,consoles de mesa são outro querer unir os dois eh uma ideia bem arriscada,quem compra portáteis quer jogos simples pra jogar no ônibus,na fila de um banco e o console de mesa eh pra jogos mais elaborados,com grandes enredos e valor de produção maior,então eles terão que decidir que jogos querem pro console e o PS4 e xone recebem apoio massivo das thirdies pelas suas políticas flexíveis a Nintendo parou no tempo,se tiver uma gota de sangue no jogo a Nintendo rejeita o jogo,ela precisa aprender q os gamers amadureceram se ela quiser se tornar relevante no cenário de consoles novamente

      • Mais um que tudo o que importa é o Hardware!
        Eles já definiram muito bem o que eles querem e hardware não é, e outra ficar falando que defasado que parou no tempo, você viu algum programador de jogos falando algo a respeito?
        Como Edson frisou o hardware não é defasado para o que se propõe a fazer, http://www.brasilgamer.com.br/articles/2017-01-14-primeira-demo-de-gameplay-de-super-mario-odyssey isso é ruim?

        PS4 Xbox não parou no tempo qual inovação deles hardware mais potente?
        O que PS4 trouxe de novo, uma luz colorida no controle, não vou argumentar mais nada, é como Edson disse, vocês não enxergam nada de positivo no console, pior ainda, vocês não enxergam nada de positivo, em algum produto que não leva a marca Playstation!

        Vamos falar sobre o PS5, assim vai ser somente flores!

        • Ah você que não quer enxergar as coisas!O botão share do PS4 foi uma grande inovação,vc conseguir gravar uma gameplay somente apertando um botão foi uma inovação que funcionou e muito bem!Agora a Nintendo quer fazer uma aposta que não sabemos se vai dar certo,um console que mistura portátil com mesa(e diga-se de passagem eh uma “inovação” bem besta),o problema não eh tanto o hardware defasadissimo mas sim o preço que cobram por ele,eh como se estivessem vendendo uma calculadora de 1,99 pelo preço de um pc gamer equipado com uma Titan X,uma fonte corsair de 880w reais e uma CPU Intel i7.Outra eh que consoles Nintendo viraram segunda opção,ninguém tem um console Nintendo como principal,e sim como segundo,terceiro até quarto console dependendo da grana do sujeito.

    • Estás a ver tudo mal Igor.

      “Comparar um console lançamento com console com mais de 3 anos, o Xbox One lançou por 500 euros, quando ele lançou você a comparação dele com do Xbox 360, dizendo qua a biblioteca do 360 era muito maior e que poderia, compra um 360 com uns 3 jogos pela metade do preço do One, pois essa é a comparação que você está usando colocar um console novo conta dois que já estão no mercado 3 anos!”

      A comparação é entre o que existe! Ela não teria lógica se a Switch fosse melhor. Mas a questão é que a Switch não é tecnicamente melhor que o que já existe à três anos. Ela é pior! Mas custa o mesmo!
      Ora a questão é que o X1 já não é novidade. O Google Pixel C usou-o e foi lançado em Dezembro de 2015.
      O custo de um produto é igual ao dos componentes mais a montagem mais o lucro. A montagem é um custo fixo e depende das horas de trabalho. O dos componentes não justifica uma switch mais cara, pois mesmo com menos tempo de vida, um SOC X1 não custa mais do que um APU da AMD. Logo… o que resta é uma decisão da Nintendo!

      “Talvez realmente pra você o que importa seja realmente só o hardware, porque tem um artigo seu que fala que é mais vantagem comprar um Ps4 pro do que o base, porem o qual ainda mais vende é o base…”

      Vantajoso é… mas não é mais barato! E mais uma vez caimos no preço. O mais barato… vende mais!

      “Quando o Nintendo Wii, estava muito na frente do PS3 e Xbox 360 as pessoas falavam que o Wii não era um console e sim um brinquedo, que não podia comparar as vendas dele com consoles de verdade..

      Mas agora querem comparar um Console portátil que tem um hardware inferior e seus atrativo segue para outra linha com o PS4 e One.”

      Esse tipo de frases não as ouviste aqui. Pelo menos não da minha boca. Mas a Wii tinha algo inovador, os comandos de movimento que a tornavam única a atraiam a pessoas que nunca sequer tinham ligado a consola. Fez mercado junto dos gamers e dos não gamers e foi isso que a tornou um sucesso. A Wii U tentou inovar igualmente, mas falhou redondamente!

      “Se tivesse um batlefield 1 no Nintendo Switch pra mim esse jogo seria um fracasso lá, qual pessoa quer comprar BF1 para se jogar em portátil, jogar multiplayer, a pegada da Nintendo é muito diferente!
      Pode ter jogos multiplataforma lá, mas não é a pegada do console, porque alguém iria comprar Switch para jogar watch dogs 2 em um portátil…”

      Ninguem quer jogos multiplataforma na Wii, até porque ela não os consegue recriar com qualidade.
      Mas isso levanta uma questão. É que obriga as empresas a desenvolver especificamente para a consola. E essa é a questão! Vão fazê-lo?
      Na Wii U não o fizeram. Aqui é uma incógnita!

      “Esse portátil se tiver muito suporte da própria Nintendo vai ter muitos jogos, nunca teve um Zelda em um lançamento da Nintendo é a primeira vez, porque eles iriam colocar Mario ou Star fox, no lançamento para competir com zelda?”

      Ninguem referiu que seria a Nintendo a colocar alternativas de qualidade. Mas até podia ser! Chama-se a isso diversidade, e tenta alcançar mais gostos. Aliás, está lá o Splatoon, um excelente jogo para isso. Agora o que não vejo são jogos de Thirds de qualidade. E suporte da Nintendo a Wii U tambem teve! Não teve foi das Thirds!

      “Mas muitos tem a vontade de comprar para ter um console secundário, uma plataforma completamente diferente.
      Comparar Switch com PS4 é mesma coisa comparar futebol com basquete, se fosse, igual não existiria PSvita, com esse sim vale a comparação!”
      “Se a Sony lançar um novo console portátil vai ter sentido comparar ele com PS4 pro?”

      Estás a ver mal as coisas. Não se comparam bananas com limões! O que se compara é o preço das bananas com o dos limões!
      Aqui o que está em causa é que a consola é cara para o que oferece. Não é a comparação das consolas em si! Uma Switch nunca será uma PS4, mas uma Switch a 200 euros é uma consola que vale a pena, mas mais cara que a PS4, isso rouba-lhe muito mercado!

  6. Ainda estou a entender qual a jogada da Nintendo, pois foi revelado que os jogos NES/SNES oferecidos pela assinatura do serviço online ficarão disponíveis por apenas 1 mês, ou seja, disponibilizam Donkey Country em janeiro e você só pode jogá-lo no mês de janeiro.

    Diferente da MS e Sony que disponibilizam o jogo e você tem acesso ao mesmo enquanto mantiver a assinatura do serviço.

  7. Tb não concordei com a comparação! Para mim, o hardware não é defasado pelo que se propõe, penso que a Nintendo está buscando um público retrô. Po, quanto aos acessórios… Sim, são caros, porém o console virá com 2 joycons, o console é novo, ou seja, qualquer comparação com produtos que estão no mercado há 3 anos não acho justo, e se perde em hardware comparativamente com os outros, msm ainda não entendendo o pq desta comparação, negar que o console é bem mais inovador, algo que não vi aqui, é ao meu ver fechar os olhos. Sei que vcs europeus estão bravos com a Nintendo por conta do preço do console, mas sinceramente, talvez pra vcs seria melhor se fosse lançado só os PlayStations, pq Tudo da MS e Nintendo não presta, mas da Sony tudo é bom! Tenho um ps4, acho a psn um lixo, o console custa ainda uma fortuna, desmerecem um país com mais de 200 milhões de habitantes como o Brasil,onde tem uma cultura gamer enorme, onde compram games, consoles msm com preços exorbitantes, mas vcs estão a reclamar pq em Portugal o switch custará 330 euros, reclamaram pq a MS demorou um pouco mais a lançar o one por aí… Portugal é um país incrível, primeiro mundo,sem criminalidade, extremamente tecnológico, mas com todo respeito, mercadologicamente, não chegam nem na unha de um mercado como o do Brasil por questões óbvias, população de 10 milhões, país pequeno, etc… Por isso eu entendo a admiração de vcs pela Sony, pelo suporte que a mesma dá, mas tentem entender o pq que nós brasileiros falamos da Sony e vemos defeitos, pq que o Fernando em muitos momentos defende a MS e com razão, pois ela sempre deu suporte aqui, a Nintendo dava suporte aqui até com escritório, a Sega dava suporte aqui e a Sony? Desculpe pelo desabafo, Mário! eu tenho um respeito enorme por ti, acho o pc manias o melhor local para discutir games e tecnologia da língua portuguesa, sei que vc é de um intelecto e conhecimento acima da média, além de muita educação, mas creio que seja inconsciente, a admiração de vcs pela Sony é gritante, até parcial ao meu ver! Não desmereço a Sony, os PlayStations são incríveis, mas pensa que os defeitos deles são menos expostos aqui, e tanto a Nintendo e a MS parece o filho rebelde. Abraços a todos!

    • A live tinha a obrigação de ser melhor que a psn pois era paga,dai a SONY começou a cobrar pela psn e desde então a psn não deve em nada pra live,só aquilo que foi abordado num artigo da pcmanias em que os jogos gratuitos da psn plus estavam uma porcaria,se resumindo apenas em indies e da live tinha jogos grátis AAA como lords of the fallen.Inovador?Um console portátil/mesa?

      • Não deve nada a Live? Vc provavelmente nunca teve um xbox ou experimento a Live.

        • rss de fato a PSN não deve nada a Live, mas que deve aos seus consumidores um melhor serviço, isso com certeza.

          • Sou usuário da psn e não tenho nada a reclamar,só quem reclama da psn eh caixista,impressionante

          • Como sempre digo, não tenho como reclamar da Plus, quando vou utilizá-la está acessível, pouquíssimas vezes não a utilizei devido a questões de manutenção ou ataque de hackers.

            Mas por coincidência no sábado lembrei de fazer o download do jogo oferecido pelo GWG e enquanto o One fazia o download fui acessar pela primeira vez o programa Inside Xbox Br (ver a bela Mariana, ex Tecmundo) o One apresentou erro, saí de lá e fui ver informações sobre o FH3 e de novo aparece a mensagem: “Ocorreu algum erro. Aguarde um pouco mais” e logo em seguida um botão para atualizar.

            Reiniciei o One, por pensar que poderia ser algum problema de cache ou devido ao download e mesmo assim o problema continuou.

  8. O menor preço cobrado no Brasil pelo mercado cinza: http://games.mercadolivre.com.br/games/nintendo-switch-console_OrderId_PRICE_ItemTypeID_N

    Mais caro que PS4 e One, praticamente o mesmo preço do Pro.

  9. A rigor, em todos os cenários possíveis, o Xbox One se sai mais barato que ps4 e Switch. Mas isso em si não quer dizer muita coisa.

    Nos videogames existe o valor que na ótica do marketing chamado PERCEPÇÃO DE VALOR, que é aquilo que está na mente das pessoas e não se pode tocar. Acho que é esse valor que a Nintendo deve trabalhar forte no Switch, com um trabalho de marketing inteligente + oferta de jogos abundante, porque a batalha de hardware e especificações ela já saiu fora. Pra mim uma escolha acertada, já que isso por si só agrega muito pouco ao entretenimento propriamente dito.

    • Isso ai, jairo! Ela tem 1 ano pra isso… Ou vai ou racha!rs

      • Edson, eu entendo que o viés do artigo e site é hardware e matemática, mas isso é só UM DOS fatores a se levar em conta num console de jogos. O Switch tem características de produto ausentes no Ps4 e Xbox One, o que torna a comparação de custo muito pouco pertinente.

        Não tem gente por aí internet e até aqui mesmo que dá um supervalor aos exclusivos e dizem que eles vendem plataforma? (tese que eu discordo). Pois é, a Nintendo, dentre, Xbox e Playstation, é a que detem as ips mais fortes do mercado, mas terá que trabalhar no conjunto do console para que tenha adesão de massa. As suas ips proprietárias são apenas parte desse todo.

        No fim, é o consumidor que dará sua resposta onde realmente importa, que é no varejo e em casa jogando e se divertindo. Vamos ver ao longo do ano como o Switch se sai.

        • E foi isso que falei, se quem for comprar um console sem levar em consideração aos jogos exclusivos vai comprar certamente aquele que traga um bom custo benefício, ou seja, o que de melhor aquele produto pode te trazer em relação ao preço.

          Agora se a pessoa já conhece e é fã dos jogos da plataforma ela vai comprar o console de qualquer jeito.

          GameStop já esgotou as unidades na pré-venda, você não acha que grande parte dos que compraram foram aqueles que admiram os exclusivos Nintendo, embora somente 2 exclusivos estejam disponíveis no lançamento?

        • Jairo… a comparação de custo não pode ser feita na base do 1:1. São produtos diferentes!
          Mas pode ser feita!
          Apenas como exemplo:
          Um CPU pode custar 200 euros. Uma jarra tambem!
          Um CPU é tecnologia de ponta, uma jarra e um bocado de vidro, porcelana, ou outro material.
          Um CPU a 200 euros não é caro! Uma jarra a 200 euros… é cara!
          Claro, a jarra é uma obra de arte! A jarra usa porcelana da mais fina! E uma obra de arte e uma peça de decoração inestimável.
          Há sempre argumentos a favor da jarra! E muita gente compra-a. Há mesmo que a ache barata!
          Mas na realidade, analisando a coisa friamente, 200 euros por uma jarra é caro! Dê lá por onde der!

        • Não,exclusivos não vendem consoles!oq vende eh a beleza do design dos consoles,vai ver foi por isso que xone vendeu bem menos q PS4 pois xone era horrível de feio rsrs,eh ÓBVIO que exclusivos são o principal atrativo para se escolher entre um console e outro e aqui ao contrário doq alguns pensam,a Nintendo sai perdendo afinal são sempre as mesmas franquias,eh só Mário,Zelda,Dk,Metroid etc ao contrário de uma SONY que a cada console novo tem franquias novas,teve jogos incríveis como Ape escape,ratchet and clanck,god of war,heavy rain beyond 2 souls( esses últimos nem são franquias com continuações mas valem muito a pena citar)

          • Ratchet e clank nasceu no ps2, god of war tb no ps2, e a Nintendo realmente tem só Mário, Zelda… Splatoon te manda lembranças… E se calhar, cito games como pikmin que nascera no msm tempo ou geração do GOW e ratchet e clank. Heavy Rain e Beyond two souls são games que provavelmente não voltarão mais

          • Agora pergunta para alguém que gosta de desafios com os controles se ele prefere jogar Mário e Zelda ou Beyond 2 Souls e Heavy Rain…

  10. Quando tiver um artigo sobre o Playstation eu escrevo alguma coisa!

    Quando a critica era somente para Xbox pensava que as pessoas que aqui frequentam não gostava na MS em si, quando se tem artigo atrás de artigo apenas atacando o Switch e não escrevendo nada de bom sobre o mesmo, acho que é para defender uma única marca!

    Playstation, onde aqui só se tem elogios e são endeusados a todo momento, se fosse só eu que achasse isso poderia estar vendo pelo lado errado, mais existe outras pessoas que já perceberam de como o site e as pessoas aqui idolatram a Sony Playstation.

    Não tenho nada contra ninguém aqui muito menos contra o Mário que é uma pessoa muito bem informada sobre tecnologia, mas que na minha visão infelizmente, so a Sony que presta e o resto é lixo!!

    Não quero ofender ninguém muito menos caráter essas coisas assim, vou acompanhar o PC Manias, mas somente as coisas do Playstation, porque de outras marcas, vai ser sempre negativas, só estou dizendo o que eu acompanhei nos meses que estive presente!

    • Igor… tu parece que não conheces a PCManias… e se calhar não conheces mesmo!

      Aqui uma Consola de 2 Tflops será sempre melhor que uma de 1. E ainda mais se a de 1 for mais cara que a de 2!

      O nome Nintendo aqui vale zero. Assim como o nome Microsoft ou Sony! Isso conta, mas não implica sucesso! A prova-lo está a Wii U que foi o que foi, e onde o nome Nintendo não lhe valeu mais de 8 milhões de vendas.

      Uma consola vale pelo hardware e pelos jogos. A Switch é mais fraca, e neste momento tem uma oferta de jogos super reduzida.

      Ora isso não lhe tira méritos. É uma consola nova, é uma consola portátil (a melhor alguma vez criada, diga-se), e como tal nunca poderia competir com as outras nesses campos.
      Daí que não tem de haver comparação entre elas! E se fiz alguma comparação não foi com as livrarias atuais do que existe, mas com o que essas consolas tambem apresentaram no lançamento.

      E é por não ter de haver essa comparação que a Nintendo não deveria ter colocado o preço neste patamar. Porque ela coloca-a mais cara que as consolas bem mais potentes que existem!

      É como te disse: Aqui criticou-se muito a One. Ao ponto de terem confundido isso com outras coisas! Mas a realidade nua e crua era só uma. A One era menos potente que a PS4, e era mais cara! E nunca poderia defender um produto assim, fosse qual fosse a marca!

      Aqui volto a insistir que é portátil! E como tal muito dificilmente poderia andar abaixo dos 250 euros! E isso aceita-se!

      Mas bolas, a Nintendo foi buscar um SOC com um ano, e colocou-o com uma velocidade de relógio abaixo das especificações normais. Seria de esperar que tal fosse para poder ser concorrencial! Mas não foi!
      Olha à tua volta, vai a uns sites.. e todos dizem a mesma coisa. Há mesmo artigos em websites de peso que referem o preço da Switch como uma piada.
      A consola é efectivamente cara para o que oferece!
      Queres uma… compra. A qualidade da consola não é afectada pelo preço! Mas não podes querer que alguem venha dizer bem do preço da consola só porque tu achas que ele está bem!

      E não, não é só a Sony que presta! Agora que nesta geração a Sony foi quem melhor soube posicionar os seus produtos, isso é inegável! Todos os outros preferiram apostar em preços altos, e os resultados estão à vista no número de vendas.

      Isto não faz com que eu ache que só a Sony é que é boa. Faz com que as minhas análises ao oferecido pelos produtos e à colocação dos mesmos a nível de qualidade e preço no mercado, tenha sido exacta.
      Mas tambem diga-se que não fosse pelo facto que andar aqui desde 2000 e de me poder orgulhar de acertar em 90% das vezes, tambem já tinha deixado isto. Porque lucros isto não dá, e é apenas pelo facto de achar que ajudo muitas pessoas a tomar boas decisões, que ainda mantenho a página aqui.

      E na minha opinião, a Switch é cara! Quanto à sua qualidade, nunca falei pois não falo sem saber! E sem ver o que ela faz exactamente, não é por uns trailers que nem posso confirmar estarem a correr no hardware, ou pelo facto de ter a marca Nintendo, que me vou pronunciar.

      Talvez mais tarde!

      • Gostaria de dizer também que não odeio a Nintendo,tanto que tenho um 3DS,um WiiU e um Snes e também nunca torci pra falência da ms afinal eh a concorrência que gera a qualidade.

      • Hennan Santos Carvalho 17 de Janeiro de 2017 @ 16:01

        Até os acionistas da Nintendo acharam o preço alto e não creio que sejam sonystas. Não tem como defender o preço de algo mais caro e inferior a concorrência. Não significa que o Switch não tenha valor, só que não vale o que cobram.

        • Lembras-te da PS Vita? Na altura foi lançada a 250 euros, um preço considerado justo para uma portátil. Mas mesmo assim causou polémica por forçar obrigatoriamente a compra de cartões de memória acima do custo da consola.
          Aqui a Switch no fundo, pelas suas caracteristicas e funcionalidades, obriga a isso e muito mais!

  11. @edison.Spatoon foi a primeira franquia nova da Nintendo desde o Snes,b2s e heavy rain tbm acho que não vão voltar mas os quero dizer eh que foram apostas no PlayStation,eu posso citar Uncharted,jack and daxter,Mark of Kri.Flipnick,Kingsley’s adventure,little big planet e muitos outros de todas as gerações PlayStation afinal tem muito jogão exclusivo aqui

    • Vitor, pikmin foi lançado no gamecube, e gostos são gostos! Tenho um ps4, na verdade tive todos os PlayStations desde sempre, com exceção do psp, sendo que conheço todas as grandes franquias da Sony, porém os jogos que vc citou, muitos são bons, mas não possuem o apelo das franquias da big N, com exceção do Gt, uncharted é god of war. Poderia lhe ajudar citando gravity Rush, Infamous, killzone, e iria até amanhã… A Sony provavelmente tem franquias de melhor qualidade do que a Nintendo? Seu gosto diz, mas não desmereça as franquias Nintendo, pois por mais que tenham décadas e décadas, são dotadas de muita qualidade e são muitas… Quanto a psn, tive xbox, xbox 360 e o one, hj estou com o ps4, wiiu, psvita e 3ds, e não preciso ser caixista somente pq disse que a Live é superior a psn, somente mencionei como cliente de ambas. E que sempre vi na Live maior estrutura, e uma grande decepção quanto a psn. Pois as vezes tenho a sensação que a psn piorou quando começou a obrigatoriedade de pagar pelo serviço, algo que teria que ter o efeito oposto. Abraços…

      • Mas em momento algum falei q as franquias da Nintendo são ruins,gosto muito dos Marios,dos Kirbys dos zeldas etc.O problema é que são sempre as mesmas franquias,Zelda por melhor q seja sua estrutura é sempre a mesma tbm(vá nos templos,colete itens pra matar o chefão dentro dos templos e salve a Zelda).A SONY tem mais diversidade em suas franquias pois tem jogos mais infantis como Teraway,Lbp,puppeteer etc como tem jogos mais maduros como tlous,gow etc.Quanto a Psn nunca tive razão pra me queixar,jogo tranquilamente online sem lags e confortávelmente,se a live eh realmente melhor?A Live foi paga desde o início então teve como evoluir de uma estrutura melhor mas lhe asseguro que nenhum dono de PlayStation sente falta da live

        • Vitor, a Live já existia quando a Sony nem sonhava em ter a psn, mas isso não vem ao caso. Falar de mecânicas do Zelda? Os uncharteds foram iguais, e msm assim são sensacionais para mim, inclusive é o meu game exclusivo predileto do PS, onde zerei todos, o god of war tb, agora que mudará a câmera, etc… Não analise por aí, pois se notar, todos são iguais, somente mudam algumas mecânicas e gráficos, mas se gosta tanto das franquias da Sony agradeça a Nintendo. Ao Zelda, Mário, pois foram e ainda são referências para a indústria e para muitos dos grandes programadores, designs, roteiristas da Sony e de toda indústria. Quanto a psn. Eu a utilizo desde o ps3, e para mim, nada mudou! Hj cobram pelo msm serviço que prestavam antes de cobrarem, mas quando vê na Live uma possibilidade de chat de voz com mais pessoas e algumas outras coisas que na Live funciona bem, entende que a Live é melhor. Mas o que ando a achar engraçado, e vc nada tem a ver com isso, é algo que leio em alguns lugares, inclusive nos comentários dos frequentadores da eurogamer PT é que a Nintendo vai dar um game de graça. Depois tirará. Bem, creio que o conceito de cobrar por assinatura é sim melhorar a infraestrutura da rede para jogar online, e games de graça seriam a famosa cereja do bolo, mas criticam a Nintendo por isso. E pq não enaltecem a MS, pois a Microsoft é a única que anda dando jogos de maior relevância nessa geração, e não tem como o cara dizer: po, vc dizendo que a Sony só dá indies está desmerecendo-os. Simplesmente, o público da MS e Sony normalmente vão preferir games triplo A, e a MS está a fazer e parabéns a ela!

          • Realmente temos de agradecer a Nintendo, pois foi ela quem deu um pé na bunda da Sony e forçou a gigante japonesa a entrar neste mercado criando o Playstation, Parabéns Nintendo, criou seu mais forte concorrente.

  12. [OFF] – Sinceramente pessoal o que é este melhor serviço online que tanto pregam? Quais são os diferenciais?

    Quando falo que não tenho o que reclamar da Plus não estou aqui esconder os erros da Sony.

    Atualmente o objetivo da assinatura da Plus é propor a jogatina multiplayer e para isso ela está cumprindo seu objetivo. Ligo o PS4/PS3/Vita e os serviços online estão lá, a lista de amigos, a party, Live with Playstation, PSN store. Quando coloco o BF1, Uncharted 4, Rocket League, Driveclub, The Last of Us, jogos que mais utilizo o multiplayer, sempre encontro partidas.

    E porque não vejo esses problemas que todos dizem? Na verdade não sei. Será que é porque jogo em horário em que ela não costuma estar “down”, que é no período da noite após às 20 horas(quando estou livre das obrigações da graduação)? Ou será que o serviço não funciona em outros horários, que são aqueles que não jogo? Será que a minha fornecedora de internet, Vivo, é melhor que os dos outros mesmo eu a achando uma porcaria? Será que vivo num mundo paralelo em que os problemas ocorrem na minha cara e penso que está ok?

    Digo que, quando ocorre um problema em uma partida online, é muito mais fácil o problema ser da minha conexão de internet do que da Plus. Quando noto uma conexão lenta altero logo o DNS no roteador e em seguida a conexão melhora, quem tem assinatura da Vivo(ex GVT) sabe muito bem desse problema.

    Portanto toda vez que preciso dos serviços online eles estão disponíveis, do que vou reclamar se os serviços estão lá?

    Assino ambos os serviços para jogar online e fazer o donwload mensal dos jogos(claro! Tenho que tirar uma “vantagem” da assinatura). Na minha opinião ambos serviços funcionam como deveriam ser, correspondendo aos seus objetivos.

    • Intriga da oposição,amigo.Queriam atochar que o PS3 esquentava demais isso é um mito criado pelos fanboys pois eu joguei um jogo de 2011 das 11:30 às 04:12 e qnd coloquei minha mão no console ele estava malemal morno
      @Fernando Eu gosto muito de b2s e heavy rain,quem entende de arte gosta desses dois jogos,agora se vc nunca teve PS3 e fica desdenhando deste estilo,te aconselho a experimentar os da telltale 😉

      • Come sempre digo, moro no Ceará, terra quente onde média de temperatura anual é acima de 30°, até brincam que as 4 estações do ano no Ceará são verão, calor, quentura e mormaço.

        Com a temperatura alta meu PS3 Slim(de 2012) e PS4(de 2014) funcionam normalmente, já passei dias de final de semana com os videogames ligados (não os 2 ao mesmo tempo) por horas e mesmo assim não ativaram o cooler em velocidade acima rápida, em alguns momentos até giraram acima do normal, mas não chegam no último estágio que indica que o aparelho está sobreaquecendo.

    • Lívio… Isso é outra discussão… E aqui não vem ao caso!

  13. Tudo leva a crer que esse Switch infelizmente vai ser mais um grande fracasso da Nintendo. Vai chamar a atenção no começo, mas depois vai ser abandonado pelos jogadores e desenvolvedores. A menos que a Nintendo promova um corte de preço, assim como foi com o 3DS. Hardware fraquinho e defasado, biblioteca de jogos muito pequena, preço elevado, serviço online inferior se comparado com a concorrência, ou seja, a receita do fiasco. Porque será que a Nintendo imagina que os donos de iPad, Tablets Android vão trocar os seus aparelhos pelo Switch na hora de jogar?

    • E mesmo assim muitos em outros sítios nos atacam por dizermos que com esses preços ela não terá venda, principalmente por ter esse preço e o hardware não ser forte.

      • Livio… infelizmente há quem não goste da verdade e se defenda atacando.
        Viste o que foi aqui quando revelei todas a verdades sobre a Xbox… era fanboy.
        Agora é a mesma coisa. Já me acusaram de não ser imparcial por estar a dizer as verdades sobre o custo da Switch.

Os comentarios estao fechados.