O Remote Play PS4 e Vita

Testamos o remote play entre a PS4 e a PS Vita. Eis as nossas impressões.

Remote Play

Com a PS4 a Sony planeia torna a PS Vita de novo relevante, particularmente devido à capacidade de acesso e jogo remoto. Será que a situação está à altura? Será que a Vita é um bom substituto para um controlador? E será que o jogo remotamente jogado possui tempos de atraso aceitáveis?

Naturalmente que não temos à nossa disposição os meios necessários para a medição das latências pelo que qualquer análise terá de ser feita a “olhometro”. Daí que poderão existir imprecisões sobre o sucedido. Antes do mais há que referir que o remote play funciona. Se podia ser melhor ou não é algo que iremos discutir aqui, mas na realidade ele funciona e até podemos dizer que relativamente bem. Para se usar Remote Play é necessário uma PS4 e uma PS Vita. Não é necessária qualquer rede Wi-Fi ou internet excepto para ligações a distâncias fora do alcance dos emissores Wi-Fi de ambas as consolas. A Ligação pode ser realizada de muitas formas, sendo que no entanto para latência mínimas o ideal é que as consolas liguem directamente uma na outra, sem passarem por routers intermédios. Com a ligação directa a latência é o mais baixa possível e os resultados podem ser vistos no vídeo que se segue:



 Para esta situação ideal há que evitar que a PS4 e a PS Vita estejam ligadas a um Router. Essa é uma situação que acontece por defeito mal se ligam ambas as consolas que posteriormente mantêm a ligação uma vez que ela é bem sucedida. Recomenda-se por isso que para resultados mais perfeitos o router Wi-Fi seja mesmo desligado no momento da conexão entre as consolas. Desta forma a Vita e a PS4 ver-se-ão uma à outra, e conectarão, de forma garantida, directamente.

Naturalmente a largura de banda disponível interfere minimamente com a qualidade da recepção. Isso quer dizer que se a quebra de sinal levar a larguras de banda insuficientes a qualidade do que é visionado no ecrã decai e há um alerta no canto do ecrã da Vita. Eventualmente a ligação acaba por ser quebrada.

Para se fazer a ligação há que instalar a App de conectividade com a PS4 (a App de Remote Play da PS3 não pode ser usada)

PS4 Link

Na Playstation 4 há que verificar se na conectividade com a PS4 está activa a opção para ligação directa entre as consolas.

PS Vita connect



PS Vita connect2

Agora, arrancando a App na PS Vita um código vai surgir no ecrã da PS4 e que identifica a consola. Esse código terá de ser introduzido dentro do tempo fornecido no sistema PS Vita.

PS Vita connect3

E está feita a conexão. Agora a PS Vita está pronta para receber ligações remotas da PS4 e aceder aos seus jogos. O que foi visionado foi uma situação que mesmo ma melhor das hipóteses aparenta ser um pouco inferior ao visualizado na WiiU, onde a latência do ecrã secundário acaba por ser nula. Mas acreditamos que tal se deve a uma implementação diferente do método que a Sony poderá ainda usar, basicamente guardar um pequeno buffer de imagem e enviar primeiro a imagem para o ecrã remoto antes de o apresentar no principal. Como podem ver no vídeo que se segue, isso parece efectivamente ser o método implementado na WiiU.


 Independentemente, testamos vários jogos em Remote Play, e com excepção da parte ergonómica, os jogos eram jogáveis, particularmente em ligação directa onde a latência era efectivamente praticamente inexistente. Mas para que esta situação funcionasse tivemos de forçar a Vita a abandonar a ligação ao router pois por defeito a ligação à PS4 era feita usando-o como intermediário e a latência era mais elevada.

A realidade é que com a latência mínima a diferença para a WiiU é muito reduzida, e o que visualizamos nos dois ecrãs é quase simultâneo (uma partida de Fifa tanto pode ser jogada olhando para um ecrã ou para outro sem qualquer prejuízo) sendo que eventualmente com futuras optimizações ao sistema a ligação poderá vir a ser ainda mais perfeito.

No global só podemos dizer maravilhas da conectividade. É certo que pela web a latência é mais elevada, mas nem por isso os jogos deixam de ser jogáveis. Mas naturalmente isso dependerá muito do jogo.

Tivemos foi pena de não ter podido jogar Knack, o jogo mostrado nos vídeos,  e o modo de dois jogadores onde um joga na TV e a outro na Vita.



Posts Relacionados