O revestimento deste carro é 4 vezes mais leve que papel

Fazer um carro leve é o desejo de qualquer projectista. Mas um onde o chassis é quatro vezes mais leve que o papel é novidade absoluta.

edag-light-cocoon

A Texapore Softshell é um textil impermeável. É forte, resistente, à prova de água e de vento. Mas pesa apenas 19 gramas por metro quadrado, ou seja é quatro vezes menos do que o peso do tradicional papel usado em escritórios.  E foi com este material que um Engenheiro Alemão da EDAG revestiu um automóvel.

A inspiração para o objecto foi retirada das folhas. O carro possui uma subestrutura ramificada que dá a forma ao tecino que a cobre sem adicional muito volume ao desenho. O resultado é um carro que é leve, resistente ao vento e chuva, mas que falta saber como se comporta naquilo que é verdadeiramente importante. Um impacto!

A realidade é que isto é apenas um veiculo conceptual. Para já existe apenas para impressionar os visitantes do Geneva Motor Show, e dar uma ideia daquilo que a equipa da EDAG pode fazer.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Curiosamente esta situação de um tecido a revestir um carro nem é novidade. Faz 6 anos que a BMW fez o mesmo com o seu GINA, yum conceito onde a estrutura metálica era coberta com tecido que lhe dava forma.

bmw-gina

A diferença do Gina face a esta carro é que o veiculo da BMW podia reconfigurar a sua forma sob certas condições de condução. Uma série de motores podiam puxar e esticar o tecido para lhe dar outras configurações. Por exemplo, os farois estavam escondidos por detrás do tecido que tal como um olho, era puxado para cima quando se queria os farois a funcionar.

Publicidade

Posts Relacionados