O “Snowden Phone” promete privacidade garantida

Após as várias revelações de Edward Snowden várias empresas trabalham naquilo que garantem será um telefone seguro. E eis o primeiro do género que foi, originalmente, chamado de “Snowden Phone”.

Snowden-Phone

Nos últimos meses, e graças ao escândalo revelado por Edward Snowden, várias empresas tem vindo a falar de telefones “ultra-seguros”.

Mas há uma empresa que quer deixar bem vincada a sua imagem de segurança ao nome de snowden, e por isso usa o nome de “Snowden Phone”.

O telefone é criado pela FreedomPop, uma empresa que vende serviços gratuitos de wireless, e propõem-se encriptar todas as transacções de voz e texto em uma encriptação de 128 bits, e oferece serviços de VPN para navegação web anónima.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Curiosamente o hardware usado não é mais do que o Galaxy SII, um telefone já velhinho, pelo que a performance é apenas mediana com o seu processador Exynos Dual-Core a 1,2 Ghz, 16 GB de memória de armazenamento e câmara de 8 Megapixels.

O preço é 189 dólares, mas inclui serviços associados com as chamadas e SMS a serem gratuitas, e oferta de 50 MB de internet. Mas não adianta muito explorar esta situação pois os serviços não estarão disponíveis em Portugal e a notícia é mesmo o smartphone supostamente ser seguro, o que é conseguido por alterações profundas no software.

A FreedomPop garante que o telefone impede que terceiros possam interceptar qualquer tipo de comunicações. Mas claro, apesar de a encriptação ser uma camada de segurança muito boa, esta garantia não passa de uma promessa que não pode nunca ser garantida. Basta aliás ligar para um outro telefone que não faça a encriptação igual do outro lado que o sistema se torna inútil, e claro há que dizer que falta também saber o nível de dificuldade que a encriptação coloca nos mega sistemas da NSA.

Mas este é apenas um dos muitos smartphones que se propõem ser seguros, e por exemplo, a Boing patenteou um smartphone que refere se auto-destruirá se alguém tentar aceder ao seu hardware.

Publicidade

Posts Relacionados