Os jogos deste mês para a PS4 e Xbox One

As ofertas de jogos com as assinaturas continuam. Mas se a oferta da Microsoft é relativamente mediocre, a da Sony… é lamentável.

Se a Microsoft começou finalmente a oferecer regularmente jogos gratuitos, melhorando a sua oferta face ao passado, o caso da Sony é ao contrário. Ao longo dos anos sempre nos habituou à oferta de grandes títulos, mas atualmente o que é oferecido são jogos de segundo ou terceiro plano.

E outubro não será diferente. Vamos ver a oferta de ambas as marcas

Xbox 360 vs PS3

Para Outubro a Microsoft planeia oferecer os seguintes jogos para a Xbox 360.

  • The Walking Dead
  • Metal Gear Solid Ground Zeroes

Apesar de ambos os jogos não se poderem qualificar como jogos AAA (Ground Zeroes até possui esses valores, mas é basicamente uma demo paga, e com algumas missões variadas no mesmo cenário, introdutória para Phantom Pain). No entanto falamos de dois jogos com algumas características bastante interessantes. Nada de jogos AAA full price, mas mesm assim, títulos interessantes. Pelo menos tanto um jogo como outro possuem um nome sonante e exploram minimamente as capacidades da consola (MGS GZ é mesmo uma proeza técnica para a consola)

A Sony por sua vez oferece para a PS3.

  • Unmechanical Extended
  • Kickbeat
  • Kung Fu Rabbit
  • Chariot

Diga-se que a oferta é superior. 4 jogos em vez de 2. Mas a coisa fica-se por aí! A nível de valores de produção, estes são claramente jogos Indie e de qualidade inferior aos da Microsoft.
Poderiamos claro discutir se são ou não bons jogos, uma vez que a qualidade de um jogo não se discute por aí, mas a nível da oferta pelo valor pago, e verificando o historial de ofertas da Sony, este é, comparativamente, um mês extremamente fraco, e longe daquilo a que a Sony nos habituou.

Vamos ver a situação para as consolas de nova geração.


XBox One vs PS4

Para a Xbox One  a Microsoft planeia oferecer (actualmente ainda estão Valiant Hearts e Tomb Raider: Definitive edition disponíveis).

  • The Walking Dead
  • Valiant Hearts: The Great War

Comparativamente à Xbox 360 a oferta é claramente de valores de produção inferiores. The Walking Dead é o mesmo jogo, mas já Valiant Hearts de forma alguma se pode comparar a um Metal Gear Solid.

Se a oferta da Xbox 360 era apenas mediana, a da Xbox One é certamente algo mediocre.

Vejamos agora a oferta da Sony para a PS4

  • Super Meat Boy
  • Broken Age
  • Unmechanical – Extended Edition
  • Acesso à Beta de Hardware:Rivals

Mais uma vez não se vai discutir a qualidade dos jogos, mas sim o facto de estes serem jogos de segundo plano. A Sony ainda não conseguiu oferecer um único jogo AAA de qualidade e completo. Poderemos falar de Driveclub, mas aí estamos a falar de uma demo promocional limitada, não de um jogo completo. E convenhamos que um acesso a uma beta… não é uma oferta!

Se pensarmos que no mês passado a Microsoft ofereceu Tomb Raider vemos que não só a oferta da Sony não está ao nível de antigamente, como até parece estar a ficar para trás!

E sinceramente não pode haver muitas pessoas satisfeitas com o que tem vindo a ser ofertado! Especialmente se pensarmos que, apesar dos valores indicados como de custo de 15.99€ para Super Meat Boy é um jogo antigo que se compra para smartphone a 99 centimos, e Broken Age que refere ser um jogo de 24,99€ já pode ser comprado no mesmo formato a 2.5 euros. Unmechanical é a mesma coisa e custa actualmente 5 euros. Todos eles são jogos que basicamente pouco ou nada diferem das versões smartphone/tablet, pelo que há que questionar se este será agora o novo conceito de PS Plus da Sony…

Publicidade

Posts Relacionados