Os jogos que mais receitas trouxeram

O sucesso de um jogo pode trazer grandes receitas aos seus produtores. Eis uma lista de jogos ou franchisings em diversas categorias que renderam até hoje vários milhares de milhões de dólares.

A Microsoft veio revelar recentemente que a série Forza tinha alcançado a meta dos mil milhões de dólares de receita. E esta situação serviu-nos de mote para uma análise aos mercado, e analisarmos os jogos e franchisings que mais lucros deram até hoje.

Naturalmente torna-se dificil quantificar lucros. Basicamente, a 69.99 euros, o preço normal de um jogo atualmente, bastariam 14,2 milhões de cópias vendidas para se atingir essa receita de mil milhões. No entanto Forza Horizon precisou de cerca de 24,2 milhões para atingir esse valor (valores VGChartz), e o motivo é simples: Nem todas as vendas foram realizadas ao preço de lançamento!

Esta situação dá-nos um mote para uma análise de forma a podermos ter uma ideia do que são os lucros no mercado com alguns dos jogos. Se considerarmos um racio de vendas semelhantes do da série Forza, com mil milhões de receitas a serem alcançados perto da venda dos 24 milhões de cópias vendidas, então quanto terão arrecadado até hoje os franchisings mais populares?

A lista que se segue engloba algumas categorias com os jogos que mais lucros deram até hoje. Os lucros são estimados e arredondados, baseados nos números de vendas a retalho, não incluindo vendas digitais ou merchandising, e naturalmente sujeitos a erro uma vez que os valores de venda poderão não ser exactos, mas precisão à parte, que não é, nem de perto, nem de longe, o bjectivo deste artigo, permitem ver que há actualmente na industria jogos que ainda são capazes de fornecer grandes lucros aos seus criadores

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Eis então alguns exemplos:

Call of Duty – Por números de vendas fornecidos em Janeiro de 2016, e que certamente estarão já desactualizados (250 milhões), pelos padrões de Forza, este jogo terá dado já mais mais de 10 mil milhões de dólares de receitas.

Halo – Mais uma vez torna-se dificil precisar números de venda desde que o jogo foi lançado na Xbox One devido ao facto que a Microsoft nunca revelou números exactos (65 milhões antes dos jogos Xbox One). Mas jogando pelo seguro pode-se confirmar que pelos mesmos padrões de Forza, este jogo terá já gerado mais de 3 mil milhões de dólares de receitas.

Battlefield – Sofrendo do mesmo problema de imprecisão, as vendas conhecidas (estimadas em 66 milhões), e seguindo o mesmo padrão de vendas, garantem igualmente que este jogo terá passado os 2 mil milhões de dólares de receitas.

Fifa – Os últimos números de venda oficiais são de 2010 (100 milhões), o que faz com que atiremos muito por baixo. Mas mesmo contabilizando só essas vendas,  este é um jogo que já gerou mais de 4 mil milhões de dólares em receitas. Mas que na realidade terá gerado muito, muito mais!

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Metal Gear Solid – A 1 do 8 de 2016 a Konami revelou números de venda (49,2 milhões) que deverão garantir que o jogo passou os 2 mil milhões de dólares de receitas.

Medal of Honour – Somando os dados de vendas fornecidos oficialmente para alguns dos jogos da série podemos facilmente apontar para receitas de mais de mil milhões de dólares.

WWE 2K – Dados de 2014 (60 milhões) permitem já apontar para receitas de mais de 3 mil milhões de dólares, mas que poderão ser superiores.

Gran Turismo – Pelos números dados em 11 de Agosto de 2016 (76.8 milhões) e pelos padrões de Forza, este jogo terá já gerado mais de 3 mil milhões de dólares.

Forza –  O jogo cujos padrões de venda estão a ser a referência para o artigo. Atingiu agora mil milhões de dólares de receita após cerca de 24,2 milhões de cópias vendidas.

Assassin’s Creed – Pelos dados de 2015 (93 milhões), este jogo terá já gerado receitas na ordem dos 4 mil milhões de dólares.

Pro Evolution Soccer – Dados oficiais da Konami (86.9 milhões) apontavam em 3 de Dezembro de 2014 para receitas acima dos 3 mil milhões de dólares.

Grand Theft Auto – Os números de 3 de Novembro de 2016 (250 milhões) garantem que o jogo já terá passado os 10 mil milhões de receitas.

Uncharted – Os últimos números (28 milhões para os jogos anteriores + 8,7 para Uncharted 4 = 36.7 milhões) garantem-lhe mais de mil e quinhentos milhões de receitas.

Gears –  Segundo os números de 27 de Janeiro de 2014 (22 milhões), este jogo terá andado perto dos mil milhões de receita. Meta-se Gears 4 e garantidamente já os passou!

Enfim, poderia citar ainda aqui muitos mais jogos com receitas elevadissimas, mas o ponto está feito. Há franquias que geram receitas gigantescas, e que demonstram que os videojogos são um mercado que não se pode ignorar.

Publicidade

Posts Relacionados