Os nomeados para os CEDEC Excellence Awards

Todos os anos realiza-se  a conferencia dos criadores de entretenimento para computadores (Computer Entertainment Developers Conference – CEDEC), e onde um painel representativo de profissionais e criadores da indústria votam os melhores produtos do ano.

cedec

A CEDEC vai, como tem sido hábito, proceder à votação daquilo que considera serem os produtos de excelência de 2014 na área do entretenimento computorizado.

As categorias são 5: Departamento de Engenharia, Departamento de Artes Visuais, Departamento de Design de jogo, Departamento de Som e Departamento de Rede.

Não é que esta votação seja considerada por mim como algo de relevante ou até de imparcial. Notoriamente esta votação não abrange a realidade global do mercado e o facto de ser realizada no Japão não passa despercebido nas nomeações, com as equipas desse pais, e situações relacionadas com a cultura Japonesa a aparecerem em maior número.



Desta forma, a meu ver, estas são votações pouco imparciais, particularmente para produtos estrangeiros. No entanto, com essa consideração feita,  retiro de interessante o facto de a mesma reconhecer nos seus nomeados de Engenharia uma realidade que é universal e bastante referida pelos “developers” de todo o mundo: o facto de a Playstation 4 ser uma consola com uma arquitectura mega fácil de se trabalhar e de se explorar. Por esse motivo, e por ser um ponto consensual junto dos criadores de software, resolvi noticiar a situação.

Nesse sentido, e com essa nota em mente, fica a notícia, com o valor que cada um achar que têm.

Eis os nomeados em cada uma das cinco categorias:

Departamento de Engenharia

  • Equipa de desenvolvimento da Playstation 4 (Sony Computer Entertainment) – Por construir uma plataforma que os programadores podem explorar totalmente.
  • Equipa de desenvolvimento do motor Unreal Engine 4 (Epic Games) – por promoverem a democratização do desenvolvimento de jogos.
  • Equipa de desenvolvimento do HexaDrive (HexaDrive) – Por demonstrar os métodos ideais de desenvolver remakes HD.
  • Equipa de desenvolvimento do Projecto Sega 3D Reprint – Por demonstrar os métodos ideais de desenvolver remakes 3D.
  • Equipa de desenvolvimento de Killzone: Shadow Fall (Sony Computer Entertainment) – Pela excelência na tecnologia gráfica para a corrente geração de consolas.

Departamento de Artes Visuais



  • Equipa de desenvolvimento da Softimage (Autodesk) – Por serem a força motora por detrás dos shaders que suportam muitos astistas desde o aparecimento do desenvolvimento 3D.
  • Equipa de desenvolvimento de JoJo’s Bizarre Adventure: All Star Battle (CyberConnect2) – Por expressarem o estilo do anime original em gráficos 3D tempo real.
  • Equipa de animação CGI (Sanzigen) – Pelo pioneirismos da nava representação do anime em 3D.
  • Techne’s Classroom (NHK) –  Por liderar as novas gerações que irão determinar o futuro das artes visuais.
  • Equipa de desenvolvimento da demo para o Unreal Engine, “Infiltrator” – Por oferecerem uma representação de uma nova geração de visuais para os criadores e artistas.

Departamento de Design de jogo

  • Equipa de desenvolvimento Kantai Collection (DMM.com/Kadokawa Games) – Prelo trabalho de concepção chamado personificação/feminização aplicado a naves.
  • Equipa de desenvolvimento da série da Sega, Puyo Puyo!! Quest (SEGA) – Pela forma talentosa de implementação da sinergia entre arcadas e smartphones.
  • Equipa de desenvolvimento de Rain (Sony Computer Entertainment – Pelo design genérico de um jogo que nos permite controlar uma personagem invisível.
  • Lucas Pope – Pelos jogos que nos fazem reflectir acerca dos problemas que afectam a humanidade.
  • Jogo Real Escape (SCRAP Entertainment) – Por uma experiência realista que movimenta as massas.

Departamento de som

  • Equipa de desenvolvimento sonoro da série Final Fantasy XIII – Pela melhoria do ambiente de reprodução e a perseguição da fidelidade sonora em colunas de TV.
  • Hideki Sakamoto (Noisycroak) – Pelo seu esforço por promover activamente a musica dos video jogos pela sua interacção com os fans.
  • Equipa de desenvolvimento do leitor de sim da NAMCO – Por uma nova forma de se desfrutar do som de jogos.
  • Equipa de produção da banda sonora original de Before Meteor: Final Fantasy XIV (Square Enix) – Por demonstrar as novas possibilidades para pistas sonoras usando fontes de som de alta definição.
  • Equipa original de audio (Dolby Japan) – pela contribuição de longo prazo na standarização do audio de jogo Surround.

Departamento de rede

  • Equipa de desenvolvimento de partilha na Playstation 4 (Sony Computer Entertainment) – Por criar os meios de se partilhar as experiências.
  • Equipa de desenvolvimento da Wii U (Nintendo) – Pelo video e audio sem lag para a gamepad.
  • Equipa de desenvolvimento da Microsoft (Microsoft Japão) – Pela arquitectura de rede Peer to Peer da Xbox One.
  • Equipa de infraestruturas LINE (LINE) – Pelo fornecimento de infra-estruturas para substituir o telefone e o e-mail.
  • Equipa responsável pelas hashtags Japonesas (Twitter Japan) – Pelo suporte de hashtags Japonesas no Twitter.

 



Posts Relacionados