Os principais motivos de compra das consolas revelados.

Os motivos pelos quais se escolhem as consolas são diferentes para cada um.

motivoscompra

Um estudo veio revelar os principais factores de compra de cada uma das consolas de nova geração. E eles estão descritos na tabela de cima.

Playstation 4

Para a Playstation 4 o principal motivo de compra tem vindo a ser o facto de a consola apresentar regularmente melhores resoluções que a concorrência. No fundo um factor relacionado à potência gráfica, mas dado que nem todos associam tal a essa realidade, a situação aparece separada.



Curiosamente o segundo factor de escolha da PS4 é o leitor Blu-Ray. Aqui poderemos estar perante uma opção consciente, mas igualmente perante uma questão de falta de informação uma vez que a Xbox One está igualmente bem equipada nesse sector. A segunda hipótese torna-se plausível uma vez que efectivamente na anterior geração esse era efectivamente um factor de distinção entre a consola da Sony e da Microsoft.

O terceiro factor é a maior livraria de jogos. Apesar de muitas vezes aqui criticados e referidos como irrelevantes, os jogos Indie são parte do mercado, e vendem consolas. A prova está aqui ao termos esse factor como terceiro na decisão de compra.

O quarto factor indicado é a maior capacidade de processamento. E aqui incluiremos duas situações, aqueles que já possuíam consolas PS3 e decidiram fazer o upgrade para a PS4 pela sua maior capacidade de processamento, e aqueles que a escolhem por possuir o hardware com maior potência teórica.

Finalmente em quinto aparece o factor família. A família deseja a Playstation 4! Aqui os factores podem ser muitos pelo que é difícil perceber exactamente o que está aqui incluído.

Xbox One

Já para a Xbox o principal factor é a marca. Notoriamente o estudo é realizado em mercado Norte-Americano onde a marca, pelo nacionalismo existente conta como motivo de escolha (o mesmo se passa no Japão com a Playstation). Acredita-se no entanto que aqui se incluiu um pouco do quarto factor, os jogos exclusivos da consola (curiosamente um factor não referido na consola mais directamente concorrente e que possui igualmente muitos e bons exclusivos), bem como os serviços da marca. No fundo uma opção com um maior leque de situações abrangidas que não apenas os jogos, e daí o aparecer separada.



O segundo factor são as características inovadoras. Um factor de compra que deverá de certa forma estar a decepcionar alguns. O Kinect deixou de ser obrigatório passando a opção, e até hoje a Cloud não passou ainda de uma promessa, daí que, tal como no segundo factor da Ps4, poderá haver aqui alguma falta de informação. Vejamos no entanto se no futuro se a Microsoft altera essa realidade.

O maior poder de processamento aparece em terceiro lugar. Dado que a Xbox One não é a consola com maior potência teórica do mercado, salvo alguma falta de informação, aqui incluiremos apenas os casos onde há um upgrade da Xbox 360 para a Xbox One para um aumento da performance global.

Em quarto lugar aparecem então os já referidos jogos exclusivos. Halo por exemplo, um exclusivo Xbox, é um dos franchisings de maior sucesso dos videojogos, e um jogo especialmente querido em território americano. É um dos jogos favoritos dos americanos!

Finalmente em último aparece o factor diversão. Mais uma vez algo demasiadamente abrangente e subjectivo para ser facilmente perceptível, especialmente porque quase 95% dos jogos actualmente existentes são multi-plataforma. Daí que a razão não deverá deixar de estar associada ao factor 4, os jogos exclusivos!

WiiU

Em primeiro lugar aparece o factor diversão. E aqui a situação é clara! A consola vive basicamente de jogos exclusivos e onde o factor diversão de sobrepõem a tudo o resto. É uma consola Nintendo e está tudo dito!

Naturalmente o facto de os jogos Nintendo serem algo cartoonescos leva a que apareça como segundo factor de compra o facto de a consola ser melhor para miudos. Os pais preferem um super Mário a saltar e a matar cogumelos do que jogos como GTA, e isso é compreensível.

Preço/qualidade é o terceiro factor. Certamente uma relação a tomar em conta em qualquer compra, mas que certamente muitos questionarão. No entanto para quem adquiriu a consola acreditando neste factor, ele foi o seu terceiro factor de escolha. É certamente a consola mais barata e bastante divertida.

Retrocompatibilidade é o quarto ponto. E um ponto de peso! Um ponto que não dividamos apareceria nas restantes consolas se essa situação fosse uma realidade.

Finalmente em quinto aparecem os jogos exclusivos. E naturalmente não podiam deixar de aparecer. Afinal é basicamente deles que esta consola vive! E são bastantes e bons!



Posts Relacionados