OZONE SMOG rev. 2 e OZONE GROUND LEVEL S – Equipamento profissional para gamers

A Ozone é uma marca recente, ainda com poucos produtos, e dedicada a gamers, estando o seu site colocado em http://www.ozonegaming.com. O Smog é a sua aposta no mercado de ratos para gamers profissionais. Este rato dotado de um design e uma ergonomia impressionantes, encontra-se equipado com a última tecnologia laser ao possuir um dos chips mais avançados actualmente no mercado, o AVAGO 9500, capaz de uma precisão máxima de 5040 dpi com uma leitura de 12000 fps, que se revela capaz de leituras eficazes para movimentos com velocidades máximas de 150 polegadas por segundo ou 3.81 metros/segundo (13,71 Km/h).

A Ground Level é uma pad com uma superfície em malha optimizada para os pés de cerâmica do Smog. Possuindo apenas 2mm de altura, enrola-se facilmente, facilitando o seu transporte para quem anda sempre em LAN’s.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A EMBALAGEM

A embalagem do Smog é excelente. Uma caixa em cartão brilhante, com uma abertura lateral que permite ver o rato e os seus extras. Esta encontra-se fechada com uma tampa em forma de capa de livro, que prende à caixa por intermédio de velcro.

A caixa da pad é igualmente em cartão brilhante. No seu interior temos uma segunda caixa em plástico transparente semi-rígido que a protegem.

OZONE GROUND LEVEL

A pad é maleável e abre-se facilmente, sem problemas de rugas ou vincos que desaparecem imediatamente. A sua pequena altura de borracha (2mm) revestida no seu topo por uma malha mais resistente em tecido, permite um bom apoio do pulso sem a existência do desnível de 5mm mais tradicional. Isto é muito importante pois muitos fabricantes esquecem-se que uma mão está ligada a um pulso e por sua vez a um braço, pensando apenas no conforto da mão.

A pad existe em diversas dimensões, sendo a S (250*210mm) dedicada a utilizadores normais que jogam com movimentos de pulso, a normal  (320*285mm) dedicada a utilizadores que jogam mais com movimentos de mão e menos de pulso, e finalmente a L (400*320mm) dedicada a jogadores que gostem de movimentos amplos e com liberdade de braços.

OZONE SMOG

Abrindo a caixa do rato podemos começar a admirar o mesmo. O seu design é excêntrico, mas com linhas high tech e de uma beleza extrema oferecida pela conjugação do preto com os botões vermelhos.

Ainda antes de o mesmo ser usado vários pormenores saltam à vista, tais como o cabo revestido a uma malha reforçada e a ponta USB revestida com um banho de ouro.

Analisando o rato, podemos verificar que a sua parte inferior possui 5 pés de apoio, sendo estes em cerâmica. Este tipo de material pode-se revelar agressivo para as superfícies, sendo por isso aconselhado o uso de uma Pad, mas revela-se igualmente a escolha ideal para movimentos fluidos.

Ao carregarmos no botão existente na base do rato a parte lateral do mesmo desencaixa. E é aqui que entram os dois adicionais presentes na caixa.O rato possui duas laterais que podem ser mudadas de acordo com a preferência do utilizador:A mais tradicional vem já encaixada no rato, sendo um apoio simples, rampeado, para o mindinho e anelar. Distinguindo-a das demais apenas temos a pequena saliência inferior que impede o toque do dedo mindinho na pad, sendo em tudo o resto o tradicional apoio existente na maioria dos ratos.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Já a alternativa é, a meu ver, a opção correcta para ser usada. Trata-se de uma lateral com apoios dedicados para o mindinho e anelar, e que se revela eficaz em todo o tipo de mãos.Convêm nesta fase falar da ergonomia do rato, pois se este possui do seu lado esquerdo uma abertura desenhada para um bom apoio do polegar, e com uma elevação na sua parte traseira pensada para o apoio da barriga da mão, tantas vezes esquecida, com esta lateral alternativa a ergonomia torna-se perfeita, com a mão a apoiar naturalmente sobre o rato sem curvaturas ou esforços forçados. Este foi o ponto que mais que agradou e é sem dúvida o seu ponto mais forte, adaptando-se a mãos de diversas dimensões de forma perfeitamente natural.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O rato vem igualmente equipado com um sistema de 6 pesos de 5g que permitem aumentar em 30g o seu peso total. Esta opção é bem vinda pois permite a adaptação do rato aos diversos utilizadores de acordo com o nível de dpi seleccionado. Uma escolha de dpi mais elevado trará como consequência uma maior resposta, o que para muitos é idealmente compensado com um ligeiro aumento no peso do mesmo.Estes pesos colocam-se no interior de uma caixa revestida a borracha, que por sua vez fica dentro do rato e devidamente amortecida por um sistema de molas.

Mas é ao utilizar o rato que nos apercebemos das suas reais capacidades. Este vem equipado com 9 teclas programáveis com macros criadas de forma manual ou automática no software do mesmo. Possui ainda roda de scroll para movimentação vertical com impulsos laterais com mola para igual movimentação nesse sentido.

Na parte superior do rato temos duas teclas, a MODE e a LIFT. A tecla Mode permite mudar o rato entre 7 perfis (eram apenas 5 na Rev1), nos quais podemos não só ter sensibilidades (dpi) diferentes, mas as teclas podem igualmente ter comandos diferentes atribuídos. Estes perfis possuem uma de 7 cores associada (eram 27 na revisão 1), e que são imediatamente atribuídas aos diferentes leds do rato quando da activação do mesmo. A tecla Lift destina-se a obter uma optimização do rato à superfície: Pressionando-a e movendo o rato durante 2 segundos o laser vai fazer uma leitura da nova superfície optimizando-se para ela. Este parágrafo de ajustes só fica completa com a referência ao botão lateral esquerdo situado na parte inferior. Este permite mudar a sensibilidade (dpi) entre 4 valores pré definidos. Por defeito estes valores são 450/900/1800/3600 dpi, mas podem ser mudados para valores entre os 150 e os 5040 dpi, com os eixos programáveis de forma independente.

Para terminar uma palavra sobre o design. Não consigo deixar de pensar que o design do rato foi baseado no Batmobile utilizado nos últimos filmes do Batman. Vejam as imagens que se seguem e digam se concordam comigo:

Como conclusão o Ozone Smog é um rato com características extraordinárias, e com um preço que varia entre os 39 e os 45 euros, o que o torna numa aposta única e imbatível face ao oferecido pela concorrência na mesma gama de preços. O mesmo pode ser dito da Pad, vendida por um preço que ronda os 7 euros na versão S, algo extremamente incomum para um pad dedicada a gamers cujos preços rondam os 12 a 20 euros.

Publicidade

Posts Relacionados