Pai e filho mostram zona de invisibilidade criada por apenas 150 dólares

John Howel é um físico da Universidade de Rochester, e ele e o seu filho de 14 anos criaram uma zona de invisibilidade capaz de esconder objectos de grades dimensões. E curiosamente tudo e feito usando materiais que não custam mais de 150 dólares.

A invisibilidade sempre foi considerada magia, e várias tecnologias existem já que permitem ao seu utilizador tornar-se invisível aos olhos de terceiros.

Mas John Howel físico da Universidade de Rochester e o seu filho mostraram um aparelho que, ao contrário das restantes tecnologias, possui um custo quase irrisório de 150 dólares, mas para todos os efeitos cria efectivamente uma zona de invisibilidade perfeita.

Como inconveniente este é o tipo de aparelho que só consegue o seu efeito quando observado de uma zona fixa. O movimento de uns graus para um dos lados é suficiente para revelar o funcionamento do sistema, mas o mesmo é completamente eficaz quando observado a alguma distância, o que torna o sistema eficaz em esconder objectos como satélites ou aviões.

Mas antes de falarmos mais sobre o sistema, vejam-no em acção:

Publicidade

Retomando o nosso artigo



Na realidade o funcionamento do sistema é bastante simples: Um conjunto de quatro espelhos opacos de um dos seus lados é tudo o que é necessário.

No esquema de baixo vemos como os espelhos são colocados para se obter o efeito:

invisibility-cloak-right-angle-mirrors

O observador estaria colocado algures à esquerda dos dois espelhos superiores, sendo que o espaço entre eles e marcado como “Cloaking Region” é onde se encontra a situação a esconder. Os restantes dois espelhos de baixo encontram-se numa zona tapada dos olhos do observador.

Assim a visão do observador é desviada de acordo com as setas, e permitindo visualizar-se o que está por detrás dos espelhos, mas não o que se encontra entre eles.

Apesar de tudo esta situação não é uma novidade. Vários mágicos usam este truque à vários anos, sendo que a novidade apresentada é na realidade aa facilidade como o sistema agora apresentado pode funcionar a qualquer escala. E com o uso de espelhos mais complexos, curvos ou angulosos, o sistema pode ser aperfeiçoado ainda mais. Mas claro, nesses casos não ficará por 150 dólares.

Publicidade

Posts Relacionados