Parlamento Europeu recomenda à Google que se fragmente.

O Parlamento Europeu aprovou de forma apenas recomendatória a separação do Google Search de outros serviços Google.

comissao-europeia

De forma a garantir o fair play e a igualdade de concorrência no mercado digital, o Parlamento Europeu votou com 384 a favor e 174 contra, uma moção de recomendação que o Google Search se separe de outras partes da Google. Naturalmente que a moção não é obrigatória, mas é uma forte mensagem para os reguladores e legisladores que podem tornar a acção obrigatória.

A UE quer separar os motores de pesquisa da Google de outros serviços comerciais que a empresa oferece. A moção refere a necessidade de “prevenir que as empresas online abusem das suas posições dominantes” e recomenda a “separação de motores de pesquisa de outros serviços comerciais”.

Refere ainda que “o mercado de pesquisa online é de particular importância para assegurar as condições competitivas no mercado digital”, pelo que a Comissão Europeia acha que é seu dever “prevenir qualquer abuso no marketing de serviços interligados por operadores de motores de pesquisa”.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Naturalmente a moção não se aplica apenas à Google e pode ter impacto em qualquer um que oferece serviços comerciais mesclados com pesquisas, mas certamente a Google é o alvo particular desta votação.

Publicidade

Posts Relacionados