Jun 072012
 

Vocês sabiam que um estudo revelou que, em média, a cada 8 anos de utilização da internet, dois dias (48 horas) são perdidos apenas a esperar pela resposta das páginas Web (e isto considerando um funcionamento normal da internet, e uma utilização de ligações e equipamentos de alta velocidade)?

Este é um estudo realizado e que se baseia nos tempos de espera, muitas vezes quase imperceptíveis que os websites possuem. Mas a verdade é que mesmo valores pequenos de espera como 100 milésimos de segundo, acabam por se reflectir em segundos, minutos, horas e dias, após algum tempo. E no final de uma vida, considerando tempos de resposta normais de um website, um utilizador de internet perde cerca de uma semana da sua vida à espera que as páginas apareçam.

E isto para utilizações normais, pois os “Webanatics” os fanáticos da internet, perderão muito mais tempo do que isso.

É nesse sentido que a Google actualmente começou a prezar e a avaliar aquilo que define como “qualidade de serviço”, e que não é nada mais, nada menos, do que a velocidade a que um website responde a solicitações.

E apesar de esse tempo não ser uma constante, sendo alterado por mil e um factores, a PCManias foi recentemente sujeita a optimizações diversas para alterar o seu tempo de resposta.

Assim, a PCManias conseguiu descer os tempos de resposta para mínimos de apenas 2,9 segundos. E esta é o valor para uma primeira solicitação pois uma re-visualização do mesmo conteúdo leva a respostas tão baixas como 0,7 segundos.

Assim, e curiosos com os resultados que obtivemos, resolvemos colocar a PCManias lado a lado com os melhores sites de tecnologia nacionais, num horário que não fosse penoso para o site de testes.

Dado que o serviço de teste que usamos está alojado num servidor estrangeiro o mesmo é afectado pelas ligações internacionais necessárias para a conexão, pelo que procuramos um horário de menor tráfego para os testes.

E apesar de termos plena consciência que os valores obtidos variam a cada teste efectuado, a verdade é que efectuando os testes no passado dia 4 pelas 23 horas, os resultados obtidos à primeira tentativa apontaram todos para a PCManias como sendo a página mais rápida.

Será contudo de insistir que os tempos de resposta não são constantes e como poderão constatar pelas imagens e pelos tempos da PCManias (o elemento comum em todos), eles variam bastante.

Seja como for, eis os valores obtidos naquele exacto momento de tempo e no qual a PCManias se revelou a página de tecnologia mais rápida de Portugal.

PCMANIAS vs TEK.SAPO.PT

Neste teste a PCManias respondeu perto do seu melhor, batendo os 3.4 s apresentados pelo Tek.sapo.pt e batendo-o em 16%.

PCMANIAS vs T3

O tempo de resposta da PCManias foi bastante acima do seu melhor. E eventualmente o da T3 terá sido afectado pelos menos factores apresentando valores acima dos seus normais. Mas independentemente de tal a PCManias revelou-se 18% mais rápida.

PCMANIAS vs COMPUTERWORLD.COM.PT

Apesar de uma resposta da PCManias algo acima do seu melhor, a mesma bateu a ComputerWorld por uma margem de 53%.

PCMANIAS vs EXAME INFORMÁTICA

Há que confessar, o teste contra a Exame Informática foi realizado num dia e horário diferentes, nomeadamente no dia 5 pelas 13:30. O motivo prendeu-se com um problema da exame informática que levou a que a página estivesse em baixo na altura do teste, pelo que o mesmo ficou para o dia seguinte para que não se referisse a PCMANIAS como infinitamente mais rápida :).

Seja como for, na primeira tentativa efectuada no dia posterior a PCManias revelou-se mais rápida, e aqui nem estranhamos os maiores valores da resposta devido ao maior tráfego internacional existentes neste horário. Seja como for, essa situação terá prejudicado as duas páginas, mas a PCManias saiu vencedora aos ser 56% mais rápida.

PCMANIAS vs TUGATECH.COM.PT

O site da Tugatech é um site que nos merece todo o respeito, particularmente após analisarmos toda a paralelização que foi colocada na carga dos seus elementos, e que é digna de destaque. Seja como for, ainda assim a PCManias bateu-o ao responder no seu melhor, e assim a revelar-se 61% mais rápida.

PCMANIAS vs JORNAL DE NOTICIAS

O Jornal de Notícias não é exactamente uma página de tecnologia, apesar de possuir uma secção sobre esse assunto que nem sequer é assim tão actualizada quanto isso. Seja como for, por ser um jornal de referência no panorama nacional, resolvemos inclui-lo no teste. E a PCManias foi 68% mais rápida, apesar dos valores de resposta algo anormais.

PCMANIAS vs PPLWARE

Apesar do seu alojamento ser apoiado pela SAPO, a Pplware revelou-se bastante mais lenta do que a PCManias… 96% mais lenta.

PCMANIAS vs ABERTO ATÉ DE MADRUGADA

Apesar do o Google ser o maior defensor da qualidade de serviço, a resposta do seu Blogger a solicitações externas é por vezes extremamente lenta. E apesar de neste teste a PCManias ter respondido de forma extremamente lenta, sendo mesmo a pior das respostas de todos os testes, a página revelou-se 3.5 vezes mais rápida do que o Blog Aberto até de Madrugada. De notar, contudo, que já se viu este blog a responder em cerca de 3 segundos, apesar de o mais normal serem valores elevados.

PCMANIAS vs PÚBLICO

Mais uma vez um jornal, e de referência no panorama noticioso nacional. Mas é 3.6 vezes mais lento que a PCManias.

Quer isto dizer que, pelo menos no dia 4 de Junho de 2012, pelas 23 horas, a PCMANIAS era sem dúvida a página de tecnologia mais rápida de Portugal.

NOTA: Testes efectuados usando uma ligação wireless e um iPad

Publicidade

  2 Responses to “PCManias: A página de tecnologia mais rápida de Portugal?”

Comments (2)
  1. Boas,
    Na realidade:
    PCManias: http://tools.pingdom.com/fpt/#!/JBpdx11Jl/http://www.pcmanias.com

    TeK: http://tools.pingdom.com/fpt/#!/c7Jmes8NV/TEK.SAPO.PT
    T3: http://tools.pingdom.com/fpt/#!/wzsEwmJUr/http://www.t3.com.pt
    Computerworld: http://tools.pingdom.com/fpt/#!/rQU0sWdjN/http://computerworld.com.pt/
    EI: http://tools.pingdom.com/fpt/#!/hCm4E7IVp/http://exameinformatica.sapo.pt/
    TugaTech: http://tools.pingdom.com/fpt/#!/mscl3iUXB/http://tugatech.com.pt/

    Podia continuar, mas acho que já deu para ver…
    Os valores não são tão diferentes assim (à excepção da EI, talvez seja um problema temporário)…

    Alem disso,do que adianta ter a “pagina mais rapida” se os conteúdos são miniaturas?

    • Bom dia Ricardo

      Não percebi bem onde queres chegar, mas pelos links que me mandaste e testando à hora da escrita desta resposta, o que vejo é efectivamente a PCManias como a página mais rápida com uma carga em 1,45 segundos.

      Seja como for, o ser mais rápida ou mais lenta é irrelevante, e a notícia colocada não teve outra intenção senão o de informar de uma curiosidade. Tanto que assim foi que se referiu claramente que as velocidades de internet variam brutalmente e que aquilo era uma verdade que só se poderia ter como verdadeira naquele horário específico em que o teste foi realizado. Se a intenção fosse outra essa frase seria omitida.

      Quanto aos conteúdos serem miniaturas não sabemos bem a que te referes. A qualidade de uma notícia não está na palha do texto, e um bom exemplo disso é o Tugatech,uma página que considero como exemplo no que toca a notícias curtas, sucintas, e directas. Pessoalmente, para o meu gosto são um pedaço curtas demais, e apresentadas de forma pouco interessante a nível gráfico, mas nem por isso as notícias deixam de ser aquilo que se pretende que sejam: Informativas. Seja como for, as nossa notícia são certamente maiores e melhor apresentadas do que as do Tek.sapo.pt ou da Exame Informática (não me me interesse a comparação, mas dado que falaste das miniaturas há que ser precisos).
      Quanto ao que nós referimos como artigos exclusivos, isto é, artigos informativos, maioritariamente tutoriais ou análises, não estou a ver onde está a miniatura a que te referes.

      De resto, poderás estar igualmente a falar das imagens e do facto que normalmente não colocamos nada com resolução superior a 580 pixels de largura. Tal deve-se ao facto de a PCManias ser uma página não lucrativa e realizada por carolice, com os custos suportados do nosso bolso. Ao contrário de todas as outras que referes que possuem associado um grupo ou mesmo um serviço estabelecido no mercado, a PCManias não funciona assim.
      Seja como for, as nossas notícias não são nem melhores, nem piores que as outras. Quanto mais não sejam porque as nossa fontes são as mesmas que todos usam.

      Mas se mesmo assim ficas com a ideia das miniaturas… enciclopédias é na loja do lado!

Sorry, the comment form is closed at this time.