Pedido de desculpas

No passado dia 29 de Dezembro foi publicado neste website uma notícia com o título “PSN recuperada a nível mundial. Xbox Live ainda com problemas em alguns países”.

Nessa notícia dava-se a conhecer uma realidade que não foi experimentada por nós, mas que foi lida. Após um período de férias e afastamento devido ao natal e outras situações, na manhã de dia 29 deparei-me com uma série de notícias relativamente ao ataque DDoS existente e que desconhecia se tinha efectivamente existido (ele foi anunciado).

Naturalmente procurei informar-me de qual a situação na altura, e nessa manhã deparei-me várias notícias que davam ambas as redes como recuperadas. E cito as fontes em causa, já indicadas nos comentários da notícia:

Publicidade

Retomando o nosso artigo

BBC, Blog Playstation (comunicado oficial de dia 27 da Sony), e Jornal Público para a realidade nacional.

Nessa manhã de 29 ambas as redes foram testadas por mim em portugal, e ambas estavam efectivamente operacionais.

No entanto, uma visita aos websites de status de ambas as redes indicavam a PSN como Online, mas na Xbox ainda existiam alguns serviços em baixo em países como os Estados Unidos e mesmo Brasil.

Nesse sentido noticiou-se a situação com o título acima mencionado.

Curiosamente a notícia foi algo polémica, e alguns utilizadores queixaram-se da mesma, acusando-me de distorcer a realidade. Na altura não percebi os motivos da queixa uma vez que tinha como única informação sobre a realidade dos dias anteriores o relatado nessas notícias e que, sendo fontes fiáveis, tomei como reais.

Tendo entretanto falado com algumas pessoas que experimentaram os problemas em ambas nas redes nos dias mais afectados, percebo agora uma realidade algo diferente da que referi.

Apesar de as fontes não mentirem, elas não relataram a realidade toda. Mesmo com a recuperação a ser uma realidade na manhã de 29 (houve novamente alguns problemas posteriores que levaram a uma actualização da notícia), a forma como ambas as redes foram afectadas foi bem diferente. Na prática, segundo essas pessoas, a PSN esteve completamente em baixo, ao passo que a Xbox Live apenas sofreu alguns constrangimentos, ficando offline apenas por umas horas. Alguns serviços foram afectados e mantiveram-se afectados, mas serviços secundários. Esta situação tinha-me já sido relatada nos comentários, mas dada a forma pouco elegante como isso aconteceu tomei a mesma com uma boa pitada de sal.

Resumidamente, reconheço agora que o título da notícia, face a essa realidade, acaba efectivamente, mesmo sem intenção, por ser tendencioso. E face a isso peço desculpas pelo mesmo.

Publicidade

Posts Relacionados