Pedra misteriosa que apareceu em frente ao Opportunity Rover está a espantar cientistas.

Num mistério que não é usual e não acontece todos os dias, a sonda Oportunity Rover tirou fotos a um local de Marte. Quando voltou a focar o mesmo local existia ali presente uma pedra que não exista antes.

pedramisteriosa

A imagem é clara, é inalterada, e é oficial da Nasa. Tratam-se de duas fotos ao mesmo sitio tiradas pela sonda Opportunity Rover, o robot móvel que se encontra a estudar a superfície de Marte. E como podem ver, na foto da direita, tirada posteriormente há claramente uma pedra que não existia antes como se pode ver na foto da esquerda.

A situação está a deixar os cientistas espantados.

A sonda móvel Opportunity aterrou em Marte juntamente com a uma outra sonda, a Spirit que ficou do outro lado do planeta. Ambas estão em Marte à mais de 10 anos.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A Sonda Spirit ficou presa em 2009, e deixou de transmitir em 2012, mas a Opportunity ainda anda por Marte e encontrava-se no seu 3540 dia solar de Marte (dias Marcianos) quanto tirou uma foto a uma zona que já havia fotografado no seu 3528 dia do planeta. E o que encontrou foi um objecto do tamanho de um pulso que não existia antes.

O objecto foi denominado oficialmente pela equipa da Nasa como “Pinnacle Island”.

A primeira ideia era de que o objecto pudesse ter sido colocado no local pelo movimento da própria sonda ao mover-se na zona, mas ao que tudo indica a trajectória da sonda não passa pela proximidade do local onde o objecto se encontra.

As actuais alternativas em estudo são um resto de um pequeno meteorito que possa ter caído entretanto no local, ou uma projecção acidental da pedra pelas rodas da sonda que a teria projecto alguns metros até cair no local. Ambas as hipóteses estão em aberto, mas não deixam de ser curiosas uma vez que a primeira requeria uma coincidência de fraca probabilidade e a segunda seria algo inédito em 10 anos de exploração da sonda.

A equipa encontra-se a estudar o sucedido e terá uma resposta dentro de dias. Uma situação curiosa fornecida por uma sonda que ainda se encontra funcional, mas que nesta fase já se esperava estar inactiva.

Publicidade

Posts Relacionados