Phil Spencer explica o nome da sua nova consola

Aquilo que nos quer parecer é que poucas pessoas perceberam realmente o que Phil tentou explicar. Mas que se for como entendemos, o nome faz mais sentido do que aparenta!

Phil Spencer explicou que a nova consola da Microsoft afinal chama-se apenas Xbox. No entanto não foi muito claro sobre o porque da designação série X, sendo que os media estão a entender que o série X significa que a consola vai ter múltiplas iterações. Mas se calhar não é bem isso que está aqui em causa!

Naturalmente não podemos descartar a hipótese de poderem existir novas iterações da nova Xbox (no sentido de várias consolas lançadas ao longo da geração). E quanto a isso cremos que nem a Microsoft  alguma vez negará que isso pode acontecer, nem que seja apenas uma única consola de meio de geração.

Agora a questão é: Serão efectivamente múltiplas iterações? E se sim, quantas?

Para percebermos isso, temos de tentar perceber o conceito do que é a série X.



Quer-nos parece que com a nova Xbox a Microsoft resolveu usar o nome serie X por um único motivo. Porque a nova consola é é capaz de correr os jogos de uma série de consolas.

Ou seja, o que nos parece é que o conceito “série” deriva daí. Do facto que a retro compatibilidade está garantida, e que isso será algo que no futuro se manterá. E isso quer dizer que qualquer consola Xbox comprada a partir da que sairá em 2020, correrá todos os jogos das consolas anteriores. Correrá os jogos de… uma série de consolas!

E isto será assim… para sempre! Ou seja, futuras iterações da consola não representa forçosamente lançamentos anuais ou bi-anuais. Aliás, nem sequer nos garante que poderá existir uma nova Xbox de meio de geração (e isto independentemente de ela existir ou não). O nome diz apenas respeito à garantia que qualquer consola futura correrá os jogos da série de consolas anteriores.

Mas e então o X? Bem, a Microsoft deverá ter mais do que uma série. Tal como agora tem a S e a X, no futuro deverá existir algo do género. A X diz respeito a consolas que não só executam os jogos das consolas anteriores, mas que estão na vanguarda tecnológica, sendo as Xbox mais potentes.

A outra série (que provavelmente não se chamará série S pois o S diz respeito a uma consola de menores dimensões, mas se calhar apenas “Xbox séries”), correria igualmente todos os jogos das gerações anteriores, de forma igual ou superior a estas, mas sem serem as consolas mais vanguardistas.



Um pouco como acontece agora com a Xbox One e a Xbox One X, que ambas correm os jogos da XBox 360 de forma melhorada, mas que não só são mais melhorados na X, como a X é bastante mais capaz no que toca a correr jogos da presente geração.

Esta é a interpretação que fazemos das frases de Phil Spencer. Reconhecemos que ele não é claro nesse sentido, pelo que podemos estar enganados e bem enganados. Mas é a nossa atual interpretação. Vamos ver as palavras de Phil quando lhe foi pedido para explicar o nome da consola:

Poderíamos fazer jogos que correm melhor que foram criados para uma especificação de consola numa nova especificação. Os jogos são escritos para uma consola específica.

Então isto foi hey, vamos tentar fazer esses jogos correrem melhor. Vamos tentar fazer os jogos da X360 correr melhor, os jogos da Xbox original correr melhor. Sabíamos que não os iríamos colocar todos, mas adorei o facto que isso foi parte da viagem. Poderíamos fazer os jogos correr melhor tendo eles sido escritos para uma versão diferente da consola, e isso continua agora. Onde das coisas para a qual olhamos com a Xbox série X é que queríamos que ela fosse o melhor local para jogar. E a razão pela qual a chamamos de Xbox é pelo facto que ela será o melhor lugar para se jogar os jogos Xbox. Mais ter uma série de jogos fantásticos que tirarão o poder total da série X, mas também vais ter jogos escritos para as gerações anteriores, e queríamos que eles corressem incrivelmente bem.

E essa viagem foi difícil, uma que internamente dissemos que iríamos fazer. O PC faz isso à muito tempo, mas para as consolas isso é algo novo.  Somos todos parte da viagem e estamos no ponto em que estamos hoje onde podemos lançar um a consola que acreditamos será absolutamente a melhor Xbox que alguém já viu.

Como se vê, a resposta de Phil não foi muito directa. Foi floreada e acabou por ser mais confusa do que explicativa. Mas há no meio das suas palavras, alguns pontos chave que nos dão a entender a interpretação que tivemos. A consola, e isto é consensual, chama-se apenas Xbox, já o termo série, a nosso ver diz apenas respeito à garantia de retrocompatiblidade com todas as séries de consolas anteriores, e o X, diz respeito ao facto que esta é a gama alta da Xbox.

Parece simples, não parece… E se ficam dúvidas elas só existem porque a Microsoft não tem jeitinho nenhum para se explicar.



newest oldest
Notify of
Rui
Visitante
Rui

Esperava outro artigo vinha ja preparado para partir a loiça 😁😁 mas pronto bom ano a todos e acima de tudo saúde é o que desejo à malta.

Quanto ao nome nao gosto, ja o design gostei muito.

Shin
Visitante
Shin

O Windows Core OS funciona como o Android você troca de aparelho e o software está lá, isso é possível porque o contender da aplicação já possui toda a biblioteca de arranque enquanto o OS fica apenas com Kernel e hypervisores, então é como um software em uma máquina Java, ele rodará porque é uma instrução e a máquina JIT está em diferentes aparelhos.

O conceito e fácil de entender mas ele esconde mais, a questão é que agora a Microsoft pode rodar games Xbox no PC via PlayAnywhere e rumores do Windows Central apontam que eles estão criando uma interface Xbox nos PCs. Então o Series X não é apenas uma plataforma fechada e nesse ponto, qualquer PC poderia torna-se um Serie X. Isso permitiria em teoria, a Microsoft licenciar o software do Xbox para fabricantes de PC montando um similar ao Steam Machine, enquanto o Xbox da Microsoft é o projeto central.

Em teoria o que eles estão dizendo com isso é que “software de jogos Microsoft é um Software Xbox, se você é desenvolvedor, desenvolva seu software para o Xbox e oferecemos portabilidade universal”.

Feliz Ano Novo!

Alexandre Oliveira
Visitante
Alexandre Oliveira

Para mim será sempre Xbox SEX, é a maneira mais fácil de toda a gente a reconhecer no meio da confusão Microsoft.
O Design (ou na minha opinião ausência dele) é péssimo, definitivamente não é o que esperava de uma consola de mesa para exibir orgulhosamente no meu móvel…
No entanto Espero que os jogos me façam comprá-la!! … mas vai ficar escondida 😂

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Nome péssimo.

Lembra em Big Bang Theory onde o Sheldon falando sobre os Xbox; “Primeiro teve o Xbox, depois o que você espera? Xbox 2 certo?! Mas eles lançam o Xbox 360!! E agora eles lançam o One.. Deve ser o número de segundos que levaram pra criar o nome” 😂
Agora com o Series X a vaca foi pro brejo de vez.

Vamos ver do outro lado, qual nome do console? Playstation 5. Alguma dúvida? Nenhuma.

Scorpio e Scarlett… Nomes tão bacanas jogados no lixo…
¯\_(ツ)_/¯

By-mission
Visitante
By-mission

O leak a Eurogamer diz que a PS5 tem algo próximo a 9.2 teraflops… Algo me diz que não será isso tudo mas mesmo assim estou otimista pois se juntar o RayTracing SSD de 1Tb e etc algo aponta para os 500,00 dólares.
Digo a Sony não teria a lata de lançar a PS5 com 512gb de HD.

Agora o que me deixa pensativo e os 56 cus da Séries X digo se for este o gpu da nova Xbox esta passará os 400mm2 digo ou será estremamente mais cara que a PS5 ou simplesmente a Microsoft vai apanhar mais que a Sony com a PS3.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Essa potência 9.2 (RDNA) me faz total sentido. E também os 12 do Xbox por eles quererem trabalhar com melhor hardware possível, mesmo perdendo dinheiro a princípio. Parecem ter tomado como questão de honra… E talvez por não poderem competir tão forte em software como a Sony e a Nintendo.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Toda vez que a Sony lançou o console, ele era o mais poderoso alinhado com a janela de lançamento.

Pq isso iria ser diferente agora?

Pq a MS agora iria lançar mais forte?
Pq não lançou o XoneX junto com o PS4 PRO por 400USD tb? Precisou de 1 ano a mais e 25% mais caro.

Esse papo de Xbox SX mais poderoso só tá sendo divulgado por quem já é fanboy do Xbox.

Richard da DF em 2013 dizia que resolução não importava se “seus amigos então na Live ou vc gosta do controle do Xbox”. Os outros eu nem discuto, são claramente “fãs” do Xbox ou da MS inteira.

By-mission
Visitante
By-mission

Dou o devido crédito ao dono desse comentário da eurogamer pois é uma dura verdade que poucos querem enxergar:

“É marketing e política de preço. Os miseráveis que estão gostando da doação de jogos a 1 dólar/euro/real são imediatistas e não vêem a longo prazo. Que os subsídios da Microsoft tem por fim é apenas de aniquilar concorrência e se valem da diferença de poder econômico de empresas. Práticas insustentáveis como essas tem o fim apenas de ser monopólio, e os jogos como serviços são péssimos para grandes produções e empresas que não estão começando, o que é muito mais danoso pra indústria do que a ilusão de pagar barato pra ter tudo, pensando que qualidade se manterá”

@Xoxonetexorao
01/01/2020

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Brunoab, eu não sei o que vai acontecer, só acho bem possível, e também não tem como desenhar o futuro só vendo o que aconteceu na última década. Impérios caem, coisas mudam.

Percebo que te incomoda muito o Xbox ser mais potente que o PlayStation… Sinceramente, acho isso besteira. Eu tenho mais interesse no PS5 mesmo se ele tiver 7 Tflop, me importa os jogos, onde vão rodar pouco me importa, agora você e o By Mission vestem mesmo a camisa do time e querem arrumar controle de dano assim como os fanáticos do Xbox aqui fazem, qual a diferença entre os disparates que eles arrumam pra defender o “Gamepass/XoneX True 4K” com vocês “PS4 vende o dobro/Exclusivos”?
Nenhuma.

É como se a Sony vender PS ou A MS vender XB fosse colocar comida na mesa. É muita garra em defender esses caras.

Não sou isentão, sou claramente fã da Sony e acho o Xbox muito deficiente, mas ficar aqui distorcendo a realidade é besteira. Mas, vocês quem sabem.

By-mission
Visitante
By-mission

@Carlos Zidane eu pessoalmente fui prejudicado por estas políticas da Microsoft e digo mais se fosse a Sega a produzir consoles concorrendo contra estas políticas também estava a vestir a camisa. Se fosse a Valve e até mesmo a Apple com suas outras tretas ainda seria menos danoso do que a Microsoft propõe!

Aqui não só não visto a camisa como fiquei no prejuízo com as tretas da Microsoft aqui na Pcmanias só ficam retidos os comentários por um ano se não poderias com seus próprios olhos o motivo do meu pé atrás com uma impresa que se não ganha o mercado o tenta destruir!
Agora se concordas que o Game Pass e a treta do Crosplay que eles enfiaram por guela abaixo e que nunca mais foi falado não são só para prejudicar a concorrência é contigo.

Poderias era agora passado as tretas me explicar.. Por que raios os jogos da Microsoft não tem Crosplay entre Xbox e PC, ou a dona Nintendo a não permitir Crosplay entre a Switch e a PS4 no Minecraft, Fortinite e afins…

Mas estes assuntos a ninguém interessa o bom mesmo e ir reclamar no Twitter.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

By Mission, tudo que diz das praticas da MS são realidades que também condeno. É a lógica.

Mas uma coisa é reclamar do que é ruim, e outra é ser totalmente “hooligan” atacando inclusive os acertos do outro pra impor sua agenda. É comportamento “mil grau” que não tem crédito em uma argumentação razoável. Você já entra na briga derrotado por si mesmo. É desinteligência, e eu sou mestre nisso infelizmente.

Sobre postura, o Mário vem há anos dando aula aqui pra lidar com fanboys xiitas sem descer ao nivel deles.

Comportamento infantil, mentiroso que trazem, que sequer tem argumentos pra rebater as porradas que tomam aqui do Bruno e Mário por exemplo. Só plantam a treta e correm.

Não precisa ser um nazista pra combater os nazistas.

Como disse, façam como bem entenderem, Deus deu o livre árbitro a todos.
Mas questiono se está realmente no caminho mais produtivo.

Li em algum lugar que amigo é aquele que te alerta quando você está fazendo merda e não o contrário, quando até incentiva a ir mais fundo na fossa.

By-mission
Visitante
By-mission

@CarlosZidane PS: a mim não incomoda nem um pouco a séries X ser mais potente.. Por mim poderia ter é o dobro da potência da PS5 pois God of War e The Last ofUs só os jogo na PS!

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Bom ano, malta!
Mário, já está e sente se melhor?
Entretanto na Eurogamer já há rumores sobre a Ps5, falam em 9,2 tflops no gpu, 36 unidades computacionais Navi personalizadas a 2000MHz.
Sinceramente parecem ser valores realistas, não me admire que seja verdade.
O que lhe parece Mário?