Phil Spencer quer os exclusivos da Xbox One mais espalhados pelo ano

Phil Spencer reconhece que concentração de exclusivos no final do ano não é o ideal.

Já o dissemos várias vezes. Consideramos a Xbox One um grande sistema. Mas aqui, acima de tudo, somos amantes dos videojogos e não fanboys. E nesse sentido, criticamos aquilo que não está bem.

E uma das situações que criticamos por várias vezes foi o facto de a Microsoft concentrar os lançamentos dos seus exclusivos quase todos para o último terço do ano. É uma situação má pois não só os lançamentos acabam por concorrem uns contra os outros, como saturam o mercado e impedem inclusive a venda de jogos de terceiros, cujo suporte é essencial para o sucesso de uma consola.

Resumidamente, esta concentração de lançamentos num período tão curto é contra produtivo, e isto é algo que a Sony já concluiu à muito tempo, e algo que à muito tempo vimos a referir ser um erro.

Mas agora num Tweet Phil Spencer foi confrontado por um fan da Xbox com essa situação de a Xbox ter os seus exclusivos concentrados no outono, e a sua resposta?

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A realidade é que em 2016, com excepção de Quantum Break em Abril, os exclusivos Xbox, como habitual, concentraram-se em Setembro, Outubro e Dezembro. Basicamente no último terço do ano, sendo que todos eles acabam por ser produtos recentes e tentadores para o período do Natal, competindo uns com os outros e com os restantes jogos de terceiros..

Halo Wars 2 é já um jogo de 2017, tendo sido lançado em Fevereiro de 2017 (desta vez não há nada previsto para Abril), e mais uma vez os restantes exclusivos da Xbox One para 2017 estão previstos para o último terço do ano (apesar de actualmente eles não terem ainda uma data definida).

Esta é uma situação que se for corrigida em 2018 só trará vantagens aos utilizadores da consola.

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (12)

  1. Será que agora após verem/lerem as palavras do Phil, que muitos mundo afora o endeusam, irão mudar de opinião e concordar que lançamentos pelo ano são bons para o sistema? Pois muitos defendiam o lançamento no quarto trimestre pois embalaria(dar embalo, força) o período natalino.

    Se bem que essa afirmativa de lançamento no período natalino foi quebrada por Uncharted 4, que mesmo lançado 7 meses antes, teve um bom ritmo de vendas perto do natal.

    • Lívio, não só Uncharted, como Horizon zero Dawn, Zelda, etc… Penso que é uma estratégia pífia querer lançar games exclusivos muito próximos, ainda mais quando se fala dos maiores games da empresa e tão próximos. A MS tem que corrigir isso urgentemente. Quanto ao one, às declarações da MS, inclusive sobre os erros cometidos com o one, me leva a crer que o Scorpio é um console de nova geração, mas a MS não está querendo abordá-lo desta forma por medo da reação negativa do público. É estranho uma empresa assumir erros em um produto, sendo que o produto ainda esteja no mercado e bem ativo. Reflitam…

    • Uncharted esteve sumido dos holofotes por muito tempo e depois voltou. Não foi por acaso, após 3 meses seguidos de vitória do Xbox One em alguns dos principais mercados do mundo, a Sony colocou uma cópia do jogo em todas as caixas de PS4. O único Bundle que pode ser encontrado por 300 dólares e muitas vezes por menos que isso é o Bundle de Uncharted 4, fora ele, teve apenas o Bundle de Call of Duty que nunca custou menos de 300 dólares. Então, as vendas de Uncharted 4 foram muito boas no período em que lançou, mas as vendas do final do ano em sua grande maioria são apenas jogos dados de graça na caixa do console, assim como o Kinect Adventures do Xbox 360 que tem mais de 20 milhões de unidades vendidas e é o maior exclusivo do 360.
      Resumindo, no final de ano, quem vendeu bem foi o PS4 e não o Uncharted 4.

      • Mas por coincidência sua baixa se deu após o anúncio do Pro, visto que quem não tinha PS4 esperou um pouco mais para adquiri-lo. E claro quem vendeu bem foi o PS4 que em conjunto com o jogo(com seu preço já incluso no total) atraiu mais consumidores. E não foi só o bundle que deu um up em vendas, pois você sabe que após o lançamento do Pro as vendas subiram e pelo que lembro não há bundle do Pro com Uncharted 4.

        https://www.playstation.com/en-us/explore/ps4/systems/

        • Mas O PS4 Pro não vende bem. As vendas que subiram foram do PS4 Slim. O Bundle PS4 Slim mais Uncharted 4 constantemente é vendido por 249 dólares na Amazon, Gamestop etc. O jogo provavelmente não dá mais lucro a muitos meses, está sendo dado gratuitamente.
          O PS4 vende aproximadamente 300 mil unidades por semana no mundo todo. A parcela do PS4 Pro nisso é minuscula. O aumento do número de unidades contabilizadas de Uncharted 4 foi algo em torno de 4 milhões até o começo desse ano. O PS4 Pro provavelmente não tinha nem 2 milhões de unidades vendidas.
          Até o fim da geração, se continuar nessa política, esse jogo vai ter mais de 20 ou 30 milhões de cópias. O PS4 sempre venderá bem.

          • Faço 2 perguntas:

            O PS4 Slim foi lançado em setembro junto com o bundle, mas foi só a partir da semana de lançamento do Pro que as vendas do Slim com U4(ou do PS4 normal) aumentaram?

            Quer dizer que o bundle passou 2 meses sem importância e só com o lançamento do Pro ele voltou a vender e o jogo voltar as posições mais altas de vendas?

            Não tirando o mérito do Pro e do bundle do PS4( cujo slim foi lançado 4 meses antes do natal) que juntos elevaram as vendas, mas acredito que o jogo ainda se vende só.

        • https://www.amazon.com/PlayStation-Slim-500GB-Console-Uncharted-Bundle/dp/B01LRLJV28/ref=sr_1_1?s=videogames&ie=UTF8&qid=1490975388&sr=1-1&keywords=ps4+console

          O cara está atrás de um Playstation 4, ele 3 opções. O Console sem jogos por 300 dolares, o console com Call of Duty por 300 dólares, ou o console com Uncharted 4 por 257 dólares e o Call of Duty pode ser comprado com mais 50 ou 60 dólares.
          Como alguém não escolhe essa oferta?

          • O que tu fazes para não ter de admitir um simples facto: exclusivos vendem consolas! E Uncharted 4, um título de qualidade comprovada, vende consolas. E foi um sucesso porque é um excelente jogo!

            Na realidade não é bem como o dizes, e pelos números muita gente não escolheu essa oferta.

            Na Black Friday de 2016, tiveste Bundles Uncharted 4, com muitos vendedores a incluirem no pacote Ratchet e Clank e The Last of Us Remastered (pelo mesmo preço), nas principais cadeias dos Estados Unidos.

            http://www.polygon.com/2016/11/14/13627546/ps4-black-friday

            Ora nenhum destes dois jogos teve o mesmo aumento de volume devendas que Uncharted 4 pois não?

            Pelo menos não é isso que é indicado pela vendas de software semanal, dessa semana onde, apesar de Uncharted aparecer no Top, isso não fez nada pelos outros dois, que pelo menos devia ter registado um aumento semelhante nessa semana e não registou.

            Além disso, durante essa semana, foram vendidas aprox. 1.2 milhões de PS4. Mas aprox. só 600000 cópias de Uncharted 4. Não deveria ter havido uma maior correlação, se era o melhor bundle (e sobretudo porque a ofeta continuou nas semanas seguintes, que aponta para não haver falta de stock)? Ao mesmo tempo foram vendidos em termos totais quase 8 milhões de títulos PS4, com U4 em segundo para a PS4 atrás de Call Of Duty.

            Se as pessoas realmente só estão interessadas na consola não achas que a Sony, com tantos exclusivos para patrocinar aproveitava e colocava outros jogos em Bundle? Mas neste momento só tem o Uncharted? Será a consola que vende o jogo ou o jogo que vende a consola?

            E para tua informação houveram campanhas com a Pro, em que a Best Buy oferecia um bundle de uma TV 4k, com a Pro, da mesma forma que a Microsoft fez com a S e TVs 4k.

            E não adiantou de nada.

            E não, não é devido ao facto de a Sony não patrocinar bem a consola, é mesmo devido ao facto de os 4k não valerem a pena e o mercado não estar nem aí. Não faltaram notícias sobre o HDR e a Pro na comunicação social nesses meses, e nem isso fez diferença.

            Até que os Standards sejam estabelecidos as pessoas continuarão com as suas TVs 1080p, que já oferecem uma excelente qualidade de imagem, por muito tempo.

            Portanto se a Scorpio for o que aparenta ser, não deve conseguir inverter as tendencias até que a Microsoft aprenda a lição: jogos vendem consolas. E não o contrário.

          • De todos os Bundles de PS4, Uncharted 4 é o único que custa menos que o preço oficial do console.
            Por qual motivo ele não vai ser o mais vendido?
            Dados apenas da Black Friday não querem dizer muito. O jogo foi vendido a 19 dólares nessa época.
            Eu nao nego que o jogo teve boas vendas, mas eu duvido muito que ele vendeu milhões de consoles sozinho e aposto que não dá mais lucros a muito tempo.

Os comentarios estao fechados.