Playstation 3 vai chegar ao final da sua vida

Muitas das evoluções feitas nas atuais técnicas de programação devem-se á PS3 e à sua arquitectura algo excêntrica para a época. Agora, ao fim de 10 anos, a Sony vai terminar a produção da consola.

A Sony PlayStation 3 foi uma consola que revolucionou o mercado de muitas maneiras, especialmente na componente da programação onde os seus processadores auxiliares levaram muitas equipas a desbravar terreno que lhes foi útil para a atual programação assincrona. Mas tal como tudo, a PS3 está prestes a chegar ao final da sua vida, e após mais de uma década a Sony está prestes a terminar a produção da consola.

Por norma a Sony tem dado um ciclo de vida de 10 anos às suas consolas, motivo pelo qual esta situação não se revela totalmente inesperada. Diga-se aliás que a consola ainda hoje se revela uma excelente consola, com grandes jogos que, mesmo pelos padrões atuais, se revelam impressionantes, e dado que a consola possui um alcançe de mercado de mais de 80 milhões de compradores, é bem provável que, mesmo após o seu final de produção, os jogos para a consola continuem a aparecer por um bom tempo.



Posts Relacionados

Readers Comments (2)

  1. Melhor console de sua geração sem sombra de dúvidas,uma pena não viver o tanto que o ps2 viveu

  2. Tantas boas memórias…

    A primeira vez que vi a PS3 em acção foi com o Uncharted original e fiquei boquiaberto com a qualidade. Mas na altura não estava para trocar a minha PS2 – não só porque a ps3 estava muito cara, mas porque ainda tinha jogos para terminar e jogar (God of War 2 e RE 4, entre outros), e a retrocompatbilidade tinha ido à vida.

    Depois foi a vez de Uncharted 2… e foi aí, quando a slim saiu, que a comprei. Ainda estive em dúvida com a 360, sobretudo por causa de Alan Wake, mas a PSN grátis, e as franquias que queria continuar a jogar (Killzone e sobretudo, God of War 3), acabaram por ditar a minha decisão. Não me arrependi. A Sony soube entregar títulos e com muita qualidade e no final não tive razão nenhuma para me sentir defraudado.

    Uncharted2, God of War 3, Heavenly Sword, Killzone 2 e Resident Evil 5. Foram os primeiros que joguei. Seguiram-se Infamous, Batman Arkham Asylum, Arkham City, infamous 2, Heavy Rain e muitos, muitos outros.

    A sensação com que fico é que ainda hoje é uma consola com um catálogo de jogos invejável, mas que apesar de tudo, foi muito bem aproveitada e explorada.

    Assim, ao contrário do que aconteceu com a PS2, não sinto que a PS3 tenha ficado mal aproveitada, e acho que é uma boa altura para terminar a geração.

Os comentarios estao fechados.