Playstation 4 hackada para correr Linux.

O grupo Fail0verflow hackeou a PS4 para correr Linux. E mostrou mesmo um emulador de Gameboy Advance a correr na consola!

Uma coisa que sabemos desde sempre é que, apesar de diversas alterações e optimizações internas, tanto a PS4 como a Xbox One são basicamente PCs. E isso quer dizer que os hackers estão um pouco à vontade com elas.

O grupo de hackers de hardware Fail0verflow anunciou que conseguiu crackar a PlayStation 4 de forma a colocar a mesma a correr uma versão do Linux. Esta situação, apesar de potencialmente perigosa no sentido de um desbloqueio total da consola, acaba por ser um grande passao no sentido de se trazer software caseiro para a consola, sem que até ao momento a mesma tenha sido verdadeiramente hackada para correr cópias piratas.

Com o Linux instalado, nada distingue a PS4 de um PC, e como tal a mesma executou uma versão PC de um emulador de Game Boy Advance onde se mostrou uma cópia do jogo Pokémon a que o grupo chamou de “versão PlayStation” e que corria com um verdadeiro Game boy Advance ligado à consola a servir de controlador.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A situação mostra que o grupo domina já muitas das funções da PS4, apesar de se crer que estes estejam a trabalhar com a versão 1.76 do firmware da consola onde existe uma conhecida falha no webkit que dá abertura a situações como esta. O grupo refere ainda que muitas das diferenças da PS4 para um PC normal são “uma loucura” e algumas são mesmo “uma loucura completa”. Apesar de não sabermos o contexto exacto em que falam, é quase certo que a equipa fala da forma como a consola é optimizada face a um PC!

 

Publicidade

Posts Relacionados