Playstation está a partilhar a actividade dos jogadores no Facebook e sem consentimento

Esta é uma opção na Playstation, mas que não só foi activada sem autorização, como está a funcionar em pleno sem que muitos se apercebam.

A integração das redes sociais nas consolas é algo que muitos usam para partilha de vídeos e capturas de ecrã no Facebook ou no Twitter. E isso é algo que a Playstation facilita com a presença do seu botão Share.

Agora há uma outra parte, o chamado “Game Event Stories”, que relata os jogos que se estão a jogar. E aparentemente esta parte tem sido postada nos perfis de facebook dos utilizadores, sem que estes o tenham autorizado.

Os utilizadores que se queixam relatam que lhes basta abrir um jogo, que há um post no facebook que indica o jogo que foi aberto, acompanhado de um link para a loja Playstation onde o mesmo pode ser adquirido. Eis um exemplo:



Esta situação é opcional para os utilizadores. Mas a questão é que quem se queixa refere que mesmo tendo a mesma desactivada, esta foi reactivada sem intervenção do utilizador. E não são poucas as queixas, como se pode ver numa captura que mostra as linhas temporais de alguns amigos com o mesmo tipo de situações.

A situação repete-se a cada jogo lançado. Seja um, sejam 10. Vários dos queixosos confirmaram que nunca tiveram a situação activada, e que alguns até se recordam e a ter especificamente desactivada.

Mas mais ainda, o facebook não só coloca as indicações dos jogos lançados, mas igualmente publicidade.

PlayStation Facebook Sharing

A queixa apareceu inicialmente em Junho, e apareceu em massa, aparentando afectar muitos dos utilizadores que colocaram dados do facebook na consola. Daí que a explicação para o sucedido parece simples: A partilha foi activada pela Sony.

Mas sendo activado pela Sony ou não, a situação não é do agrado dos utilizadores, que o tem vindo a demonstrar. Qualquer actividade simples, como um abrir o youtube, dá direito a um post que só pode ser encarado como spam. Não há outro termo… SPAM!

PlayStation Facebook Sharing

Para quem está com o problema, eis então como resolver (Nota: Os termos são traduzidos pelo que o nome exacto nos menus da consola podem não ser exactamente igual).

  • Ir até às Definições da PS4
  • Escolher Gestão de conta
  • Procurar por Ligação a outros serviços
  • Selecionar Facebook
  • Mesmo que a consola reporte que a conta nunca foi linkada ao Facebook, reverifiquem que tudo está desligado
  • Mudem as Definições de publicação desligando Publicar histórias de eventos de jogos
  • Podem desligar ainda Publicar historias de trofeus, mas não há conhecimento que esta situação esteja a ser invasiva.
  • Alternativamente desactivem toda e qualquer ligação da consola ao facebook.

PlayStation Facebook Sharing



newest oldest
Notify of
Alexandre Oliveira
Visitante
Alexandre Oliveira

Aconteceu me isso mesmo e a amigos meus também,
Ele nem sabiam,fui eu k avisei o k andavam a partilhar.
Desativei e agora está td ok.