Playstation Vita foi hackada

vitaskype

Demorou quase 5 anos, mas a PSVita está finalmente aberta para correr software caseiro.

A Playstation Vita é, independentemente do seu sucesso, uma extraordinária consola portátil. E tal como todas, está protegida contra software não autorizado e a pirataria associada!

Mas agora há novidades, pois há uma forma de abrir a consola a software de terceiros e de correr código não publicado pela Sony.

O hack descoberto é relativamente simples de ser executado, e abre a PS Vita a código de terceiros. Mas há uma diferença face aos hacks deste género que existiram para as consolas que antecederam a Vita. É que o hack atual, de nome HENkaku, limita-se a remover o DRM que impede que o software não licenciado seja executado, mas o seu autor não pretendeu abrir a Vita à pirataria, e como tal o software comercial continua protegido!

Resumidamente, os “backups” ou software pirateado continuam a não existir na consola, e o autor é claro:

O HENkaku não deixa instalar ou correr “backups” na Vita, warez ou conteúdo pirateado. Ele não desliga as caracteristicas de DRM da consola. Não deixa desencriptar ou encriptar jogos. Eis a minha postura sobre esse assunto: Não quero saber, nem para o bem, nem para o mal, da pirataria. Eu não julgo quem pirateia. Não servirei de polícia para os piratas. No entanto, pessoalmente não irei escrever nenhuma ferramenta que ajude os piratas. É a minha escolha tal como é a dos piratas roubar conteúdo.

A questão é que com a possibilidade de se executar código não licenciado, certamente será rápido até que alguem escreva algo que abra a consola totalmente. Mas isso… é para outra altura e não para esta notícia.

O hack deveria funcionar na Playstation TV, basicamente uma vita sem controladores ou ecrã, mas alguns fans estão a relatar problemas.

Por uma questão de não suportarmos igualmente pirataria ou queremos ajudar a fomentar a mesma, não iremos linkar para o local onde o Hack está disponível, mas certamente tal não será dificil de ser feito para quem o pretender, usando um simples motor de busca.

Publicidade

Posts Relacionados