Pode parecer um efeito especial. Mas não, é mesmo verdade, é uma impressora 3D inovadora!

carbon3d-printer

Ter um recipiente com 2 cm de altura e retirar-se do seu interior um objecto com largas dezenas de cm de altura pode parecer ficção, mas é realidade, e um novo tipo de impressora 3D.

carbon3d-printer

O que vão ver de seguida é muito interessante, e certamente pode parecer ficção, especialmente porque o video está a ser reproduzido 7 vezes mais rápido que o normal. Mas trata-se de um novo tipo de impressora 3D que possui uma metodologia de funcionamento extremamente interessante.

A Carbon 3D apresenta um novo sistema de impressão. Existe uma bacia cheia de resina liquida na qual uma base de construção se encosta. O sistema projecta sob o fundo da base dessa bacia as sucessivas layers a imprimir usando raios ultra violetas que solidificam a resina. Depois um sistema de fornecimento e supressão de oxigénio sob a base permeável por este gás, permite que a reacção de solidificação só de dê nas zonas desejadas (o oxigénio inibe a solidificação).

O resultado é uma impressão entre 25 a 100 vezes mais rápida que a convencional com elevada qualidade e sem as texturas típicas da impressão por camadas. Mas o mais engraçado acaba por ser o ver peças extensas a saírem de dentro da bacia de resina que apenas possui alguns centimetros e altura.

Vejam algumas impressões a ocorrerem:


 


O preço desta impressora não foi ainda revelado…

Publicidade

Posts Relacionados