Policia britânica monta website para envio de imagens captadas em automóveis

Mas em Portugal, apesar das atrocidades que se veem todos os dias na estrada, filmar nos carros não tem validade jurídica e pode mesmo dar chatices.

Como sempre, Portugal anda a reboque dos outros. Não só lá fora os condutores podem filmar o que se passa nas estradas, usando as gravações como prova em caso de necessidade, como a Polícia até se mostra como parceira de websites que solicitam o envio de filmagens com atropelos ao código da estrada, que serão depois dados a conhecer à polícia podendo esta atuar.

A polícia, inclusive colabora nos seus websites, como podemos ver neste exemplo de link que aponta para o website da Polícia de Cheshire.

Já em Portugal, apesar dos atropelos que se cometem todos os dias, e que podem levar a sérios acidentes, uma pessoa que possua um gravador DVR no seu carro, arrisca-se a ser multada ou até processada por recolha ilegal de imagens. E mesmo que tal não aconteça, dificilmente qualquer imagem pode ser usada para efeitos legais. A legislação não é clara e dependendo dos advogados presentes a situação pode-se virar contra quem recolheu as imagens.

No entanto, apesar desta área cinzenta na legislação, o governo permite que as marcas vendam esses produtos legalmente em Portugal, com marcas como a Philips a publicitar estes produtos nos seus websites. Até o Lidl teve uma à venda.



É o país que temos!

 



Posts Relacionados

6
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Mário Armão FerreiraLivio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Livio
Visitante
Livio

Tenho uma há uns 5 anos devido aquela moda do “atropelamento” de pessoas na Rússia. Como no Brasil o pessoal tende a copiar as coisas que acontecem em outros locais fui logo na DX e encomendei uma.

Do mesmo modo no Brasil parece que você não pode usar as imagens para denunciar terceiros que cometeram infrações, mas acho que se você se envolver em um acidente as imagens do DVR servem de prova.

Durante todo esse tempo com a DVR só registrei 3 acidentes, vários absurdos cometidos por outros e felizmente nada comigo!

Pretendo trocar minha DVR, ela grava 1080p mas o tempo exposto ao sol fez o plástico enfraquecer e com isso aparecer rachaduras ou até partes a serem quebradas.

Livio
Visitante
Livio

Mário você está um vidente, só errou ao dizer que Portugal seria campeã da copa do mundo!

Hoje no programa Auto Esporte, da rede Globo, saiu uma matéria sobre o uso das câmeras veiculares e lá só saiu vantagens, por exemplo das seguradoras de veículos apoiarem a ideia do uso de câmeras pois comprova se o condutor estava errado ou não e que as imagens capturadas podem servir de prova(Não confirmaram isso junto as departamento de trânsito) contra possíveis infrações injustas.

E as causas do aumento do uso de câmeras DVR no Brasil foi justamente o que eu disse no primeiro comentário, os exemplos da Rússia e também da China.

Nada foi abordado sobre uma possível ilegalidade pelo condutor capturar imagens de terceiros.

Até abordaram o uso de smartphone para capturar as imagens, uma ideia que tive caso não compre outro DVR da China.

Acho que esta matéria deve estar disponível via web em alguns dias.