Políticas da Microsoft estão a sentir-se nos EUA: Xbox One vende menos 890 mil consolas que a PS4 em 6 meses!

A falta de exclusivos e o anuncio antecipado de novas consolas estão-se a refletir nas vendas. E em apenas 6 meses a Xbox One vendeu menos 890 mil consolas nos EUA do que a Xbox.

Os erros na Microsoft nesta geração estão presentes desde o início da mesma. E apesar de a Microsoft não os repetir, a empresa parece estar sempre a procurar novos erros para cometer, pois mesmo 4 anos volvidos a consola ainda não está livre de polémicas e situações todos os dias discutidos nos media.

Nesse campo, 2017 não é uma excepção. Jogos previstos para este ano como Scalebound, e que se viram cancelados, levaram a uma seca total de exclusivos AAA nos primeiros 6 meses do ano. Uma seca que, pelo que foi mostrado na E3 não se prevê que se altere até finais de 2018!

Quer se queira quer não, este tipo de situações cria uma percepção no mercado que traz consequências, e a imagem que ao longo do tempo e de todas estas situações passa aa Xbox não é positiva. Felizmente os erros tem vindo a ser contrabalançados com descidas de preços e promoções da Xbox One S, bem como boas medidas que agradam aos fans como a retro-compatibilidade e o Game Pass, que tem compensado outras situações, e evitando o desfasamento nas vendas dos EUA, o país que tem vindo a segurar a Xbox One.

No entanto, o inevitável está a acontecer, e o fosso entre as vendas das duas principais consolas está a aumentar. Isso era uma realidade já em todo o mundo, mas que agora se começa a fazer sentir nos EUA, país onde se prevê que nos próximos meses alcance um milhão de consolas de desfasamento de vendas criado só este ano.



Se analisarmos o passado, podiamos ver que este era o único mercado onde as vendas nesta geração eram até agora relativamente equilibradas (apesar de a vantagem, mesmo que por apenas alguns milhares ter estado basicamente sempre do lado da PS4).

Mas perante a realidade atual, de acordo com a NPD, o fosso nas vendas criado nestes primeiros 6 meses foi de 890 mil consolas. E as vendas decaíram ao ponto de em Julho a Xbox One apenas ter sido a quarta consola mais vendida (Switch, PS4 e 3DS ocuparam as restantes posições).

O fosso foi ainda pior nas vendas de software onde os valores da Xbox não são indicados, mas que serão sempre piores aos do terceiro classificado, mostrando assim valores que se podem considerar como preocupantes!

Software: PS4: 2299K (+52.0%) – Nintendo Switch: 736K – 3DS: 384K (-49.2%)

Mas vamos esquecer o software sobre o qual não temos muitos mais dados. Eis a lista de vendas de hardware das duas consolas concorrentes nos primeiros seis meses do ano:

Vendas 2017 Playstation 4 – EUA

  • January: 210,665
  • February: 398,407
  • March: 396,726
  • April: 206,247
  • May: 187,182
  • June: 381,196
  • July: 217,000

NPD



Vendas 2017 Xbox One – EUA

  • January: 157,545
  • February: 215,418
  • March: 243,514
  • April: 109,950
  • May: 109,130
  • June: 153,389
  • July: Between 110,000 and 120,000

NPD

Gráfico de diferencial de vendas

NPD

 Naturalmente esta quebra nas vendas tem explicações: O cancelamento do maior jogo previsto para este ano, a ausência de jogos first party de qualidade nestes primeiros 6 meses do anos, e uma nova consola coberta por um tremendo marketing.
No entanto há aqui dados que são claros. O maior pico de diferenças de vendas coincide com o lançamento de Horizon Zero Dawn, um exclusivo PS4, e os restantes maiores desfasamentos com lançamento de outros exclusivos como Crash Bandicoot N’Sane Trilogy e Persona 5.
É certo que temos aqui de dar o desconto de que muitas pessoas estarão à espera da nova consola da Microsoft. Mas a forma como a Microsoft tem gerido a publicidade da mesma, com anúncios demasiadamente empolgantes e prematuros, é em parte responsável por esta quebra. E isso quer dizer que no que toca a vendas e a manter no final de 2017 a distância para a PS4, este poderá vir a ser uma grande tarefa para a Microsoft.
Será que a Microsoft vende mais 1 milhão de consolas do que a Sony com a sua X recuperando este fosso? Vamos aguardar para ver, mas se a Microsoft terá a performance do seu lado, a Sony terá os exclusivos. E como os dados de cima mostram… estes vendem consolas e bem!
Recorde-se que o lançamento da PS4 Pro apenas afectou as vendas da PS4 nos dois meses anteriores ao seu lançamento, e isto porque a consola foi anunciada num timming bem inferior ao usado pela Microsoft exactamente para que isto não acontecesse.

 



Posts Relacionados

Readers Comments (96)

  1. Então teoricamente já existe uma distância de 1 milhão de PS4 vendidos em relação ao One, visto que janeiro foi o mês com a menor distância, algo em torno de 60 mil unidades vendidas.

    • Eu não abordo muito no artigo pois não há muitos mais dados, mas o preocupante nem é o milhão. É as vendas de software face à PS4… Isso mostra que não só a consola está a vender menos, como que quem tem a consola não está a comprar novo software.
      É preocupante!

      • Off-Topic: o perfil da PlayStation no Facebook e Twitter Latam e Brasileira foram hackeados pelo grupo OurMine… Nas pastagens eles afirmam ter toda a base de dados dos usuários mas a Sony não se pronunciou sobre o assunto..
        http://www.eurogamer.pt/articles/2017-08-21-playstation-alvo-de-ataque-informatico

      • Off-Topic: o perfil da PlayStation no Facebook e Twitter Latam e brasileira foram hackeados pelo grupo OurMine… Nas postagens eles afirmam ter toda a base de dados dos usuários mas a Sony não se pronunciou sobre o assunto..
        http://www.eurogamer.pt/articles/2017-08-21-playstation-alvo-de-ataque-informatico

        • Hackear o perfil de facebook ou o twitter e aceder à base de dados da PSN são coisas completamente distintas, dado que nem o face, nem o twitter dão acesso à base de dados.
          Eles não afirmam ter aceso a toda a base de dados, afirmam ter acesso à base de dados. Mas tambem afirmam ser uma empresa de segurança e que como tal não vão ceder os dados.
          Espero que a Sony entre em contacto com eles… mas se isto for uma forma de verem se conseguem trabalho… é correr já com eles. Isto é o mesmo que alguem esmurrar alguem na rua para o fazer ver que precisa de um guarda costas, e ainda por cima contratar-se o tipo.

        • Ainda não se sabe ao certo a veracidade disso mas se assim for, é muito, muito mau da parte da Sony!

          Já por isso deixei de usar o cartão de crédito há muito, muito tempo para esse fim.

      • O que quer dizer que esses já se livraram da ONE.

    • @Mário não lembro de ter digitado a seguinte parte:

      “A PS4 vende no retalho 2 milhões 299 mil cópias de jogos, e a Xbox que nesse mercado possui uma quota semelhante vende menos de 384 mil?”

      Pode ter sido um simples ctrl+c e ctrl+v que não percebi, mas digitar eu não digitei isso.

  2. :::off topic:::

    A PSN foi novamente hackeada.

    E não foi só um ataque DDOS não, foi uma invasão de todo banco de dados da rede.

    É assim que a Sony quer proteger as criancinhas!??

    • As criancinhas não tem cartões de crédito! 🙂

    • Acessei agora o YouTube e na lista de vídeos novos no gênero games vejo a seguinte frase(subtítulo do vídeo):

      “É assim que ela quer proteger as criancinhas!?”

      Praticamente a mesma frase, nem precisa falar o canal, pelo visto parece que foi feito um ctrl+c e ctrl+v de lá.

      • xbox mingau e windowsclub
        top fanbase

        estes termos são amplamente difundidos

        kkkkk

      • Chega a ser curioso o incômodo que esse canal causa em certas pessoas, e pelo jeito principalmente em fãs de Playstation.
        Nunca vi aqui alguém que tem preferência pelo Xbox falar desse canal. Por curiosidade a primeira vez que ouvi falar desse canal foi aqui na PCManias e veio de um fã renhido de Playstation, um frequentador que sempre defendia com unhas e dentes seu console favorito.
        Vocês por viverem citando esse canal devem de assisti-lo com certa frequência.
        O que ele diz que tanto tira vocês do sério, quais são as mentiras que ele diz sobre a sua plataforma favorita?
        Pela revolta de vocês ele deve inventar tudo. Ou o que ele diz é tudo verdade e com fontes para provar, por isso o motivo da inquietação.
        Mas pelo jeito o cara deve ser muito fanboy do Xbox mesmo, deve ser daqueles caras que usa tudo verde, pinta tudo de verde, não deve ter nada azul só para não lembrar do Playstation e com certeza não deve nem chegar perto de um console da Sony, jogar algum exclusivo do Playstation então está totalmente fora de cogitação, deve ver mesmo só no youtube e descer a lenha.
        Também pelo nome do canal, não deve jogar nada da concorrência mesmo, muito menos conhecer do que está falando e criticando. É lógico.
        Agora, se pelo menos um cara desses jogasse, nem que fosse um pouco, aí vocês teriam que dar algum crédito para ele, por que se o cara crítica mas joga pelo menos ele tem algum respaldo para fazê-lo, ao contrário de quem não joga nada ou joga menos que ele. Certo?

        • Então o único canal de games que você visita é o PC Manias?(Mário ficará lisonjeado!) Visto que na Tecmundo e tb na Eurogamer esse canal é muito comentado.

          Fora que nem é preciso visitar e assistir aos vídeos deste canal, é só assistir a vários canais de games que o próprio YT te indica quando sai um vídeo novo e foi isso que aconteceu, estava vendo um vídeo de um colecionador e na lateral apareceu o vídeo com praticamente a mesma frase que a sua.

          De resto só estou vendo ultimamente canais fãs do Xbox jogando jogos do PS4, algo está errado (embora sejam livres para jogar o que quiserem)

          • Esquece o Xbox Mingau este cara ganha fácil fácil… Depois do “todos os jogos a 4k e 60fps”, mais uma pérola “Aaron Greenberg, director de marketing na Xbox, partilhou que a Xbox não só tem os melhores exclusivos como também está a entregar aos fãs conteúdos exclusivos altamente apelativos.”

          • @By-Mission

            Aí vejo isso na eurogamer.net(Eurosony pelo que sei é a versão PT)

            http://www.eurogamer.net/articles/2017-08-21-microsofts-final-sales-pitch-for-xbox-one-x-falls-flat

          • Presta atenção Lívio! Eu disse que foi na PCManias a PRIMEIRA VEZ que havia ouvido falar desse canal. E é lógico que visito outros canais de games.
            Então por uma frase ser parecida vc já sai logo deduzindo de onde ela veio. Agora até frase tem exclusividade.
            Com certeza algo deve estar muito errado, além de serem fãs de Xbox ainda devem jogar mais PS do que vocês que são fãs desse console.
            Ou deve ser só por que o Xbox não tem jogo.?

          • “Depois do “todos os jogos a 4k e 60fps”

            Depois somos nós os alienados!

            Olha o nível da manipulação, nunca que alguém da Microsoft disse isso, o que disseram foi que todos os jogos first party do Xbox One rodariam a 4k nativos no Xbox One X e no mínimo manteriam a mesma taxa de quadros. Só mesmo um “imparcial” como você para dizer e propagar uma mentira deslavada dessa.

            “Mais uma pérola de “By-Mission, diretor de marketing mentiroso na Sony, partilhou de forma altamente apelativa que todos os jogos do Xbox One X serão 4k e 60fps.”

            Alienado é pouco!

          • Igor… sem insultos pessoais por favor.

          • Então Igor foi por isso que escrevi, pois a referência ao canal XMG é mais visto na Eurogamer e na tecmundo do que aqui na PCManias, soou estranho quando vc disse que viu falar desse canal pela 1ª vez por aqui sendo que tantos outros sites comentam muito mais(e até mesmo no YT).

            E quando digo que há algo de errado não é porque estão a jogar os exclusivos do PS(lembra que coloquei que são livres para jogar o que quiser?), mas comentei que estes dizem que há jogos no xbox one e muitos ainda a jogar, mas ultimamente estão a jogar exclusivos PS, ué seria lógico que se tenho uma plataforma que priorizo e digo que há jogos e um vasto backlog então porque estou perdendo tempo com os exclusivos do rival?

          • @Igor

            Amar uma pedaço de hardware a ponto de ofender os outros, isto sim ser alienado.
            No mais me desculpe se repetir as palavras de Aaron Greenberg, soe como algo ofensivo… Afinal são declarações dele e não minhas.

            O insider Daniel Ahmad, conhecido por antecipar o famigerado cancelamento de Scalebound, além de outros leaks(informações de jogos num geral como de Dinasty warriors 9, Fable card game e CoD WWII, além de algumas sobre o project scorpio e ps4 neo, etc), comentou sobre a divisão da gigante de Redmond nesta segunda feira.

            “A Microsoft também cortou verba da divisão Xbox. Eles não têm mais um cheque em branco para novos projetos que potencialmente poderiam ajudar.”

            “Mas é basicamente senso comum dentro da Microsoft/Xbox à esse ponto. Não que seja uma novidade, de qualquer forma.”

            Daniel Ahmad
            “O cheque em branco é apenas um termo que estou usando para orçamento acima e além do que eles já têm em desenvolvimento.”

            Christian Q.‏
            “O Phil tá trabalhando com os recursos disponíveis e as poucas opções que lhe restaram.”

            Daniel Ahmad
            “Basicamente.”

        • Para tua curiosidade, foi um dos teus antecessores que chegou a apresentar aqui essa figura como fonte um fonte credível. E basta a qualquer pessoa bem informada para avaliar esse senhor como o que é; um fanboy, que se alimenta de outros fanboys fornecendo juízos de valores baseados em dados incompletos e falsos, em vídeos sensacionalistas para ganhar dinheiro, feitos especialmente para imbecis. E pelos comentários acima, vês que é bastante fácil desmacarar esse douto farsante, ou trampolineiro.

          Houve aqui muita gente a falar desse senhor, mas dado que cá não estás há muito tempo, perdoa-se-te o lapso.

          Se vai jogar só para falar por falar, dizer mentiras (por exemplo a sequência do cavalo em Uncharted 3), com o intuito de dizer a um conjunto de fanboys o que eles querem ouvir isso tem tanto valor e credibilidade como promessa de político em tempo de eleição.

          Mas sabes o que não acho nada curioso? Que logo tu o tentes defender.

    • Vish, agora apareceu um Xbot pra dar hate toda hora no PS, é bom que o Fernando não fica sozinho pelo menos..

      • E isso é tudo o que vocês mais desejam, restarem somente os amantes do playstation para juntos como uma família Sony serem felizes para sempre.
        ?????

        • Lolol… se alguem pensa assim é idiota. Uma empresa sem concorrência faz o que quer e o cliente sofre.

          • Acho que ele quis dizer nos comentários do site.
            Obviamente que ninguém aqui deve ser louco de querer o fim do Xbox, pois assim obviamente todo mundo perde e muito.
            Se dependesse de mim estaria 50 a 50 no mercado e não estou sendo falso.

          • Sim… ninguem perdia nem ganhava nada com isso, e basta ver a geração passada. Agora quando se fala não é no sentido de querer mal ou bem, é no sentido de se falar sobre o que é feito de pior de um lado do que do outro.
            Nesta geração a Microsoft fez coisas boas, mas infelizmente fez muitas más, e isso ditou o mercado. Nesse aspecto não podem esperar que alguem que goste de videojogos e não seja fanático venha elogiar algo que foi mal feito e custou mercado.

  3. A muito tempo o Playstation 4 chegou aquela fase em que se vende sozinho. Se uma pessoa tem 4 amigos que possuem um PS4 e quer comprar um console para jogar com eles, será o PS4 também. Essa é a popularidade de uma plataforma, as vendas do Xbox One, fora certa euforia pelo Xbox One X, serão de um grupo menor de usuários. O PS4 está quase na mesma popularidade do PS2, só não está igual por que o Xbox agora é mais relevante do que era o Xbox Original. Resta ver se a Sony saberá manter a popularidade do sistema a partir do momento em que os consumidores estiverem dispostos a migrar para um nova geração ou se novamente em vantagem eles cometerão algum erro igual o do PS3, tipo apostar em arquitetura alienígena, deixar o concorrente lançar o console primeiro ou se afastar das thirds.

    Quanto ao último paragrafo do artigo, para mim enquanto o exclusivo mais vendido de uma plataforma não conseguir vender nem para 50% da base instalada, e o jogo mais jogado da rede for um multiplataforma, essa conversa de que exclusivos ditam a venda de um console é insustentável.
    O único console que eu conheço que tem uma base por exclusivos, são os da Nintendo, e geralmente quando o único atrativo da Nintendo é só os exclusivos, sem nenhuma moda tipo Wii Mote ou portátil que também conecta na TV, as vendas costumam ser bem baixas.

    • Ou a arrogância, a Sony sempre geriu seus negócios a base do mais “caro” que os concorrentes, agora parecem estar acordando para a realidade, mas basta melhorar as coisas para voltarem as velhas políticas de preço (só reparar os reajustes de preço da plus)..

    • Criar um jogo que agrade a 30 milhões de pessoas???
      Boa sorte!!!!! Os jogos que fazem isso contam-se pelos dedos… O COD Black ops conseguiu isso em 7 anos! De resto só o GTA V que vai nos 80… mas para 4 consolas e PC!

      • Né, já ia falar algo sobre, pros Xboxers apenas vale se o exclusivo vende 50% da base, sendo que nem lá existe jogo que atinja tal feito, mas é assim mesmo, hj em dia tirando Minecraft e GTA 5 quais são os muitos jogos que ultrapassam os 30 milhões?

        Conteúdo exclusivo serve para diferenciar as plataformas na hora da compra, pensas que se eles não existissem quais seria os motivos para adquirir essa ou aquela plataforma? Fico imaginando eu na loja na frente do Xone e PS4 sem conteúdos exclusivos, fecharia os olhos e o qual a mão fosse primeiro levaria, afinal os jogos seriam os mesmo.

    • Claro… e a PS4 conta com esta popularidade já desde o inicio não? Também a PS3 por certo apesar de todos os feitos da 360? E própria PS2 quando foi lançada? E até mesmo a 1, quando chegou ao mercado só vendeu porque tinha uma grande popularidade.

      E a popularidade que justifica o sucesso da 4 e da 2, que permitiu à 3 empatar a 360 e à 1 ganhar nome veio de onde? De nada? Ou do catálogo de jogos que a própria consola foi ganhando, do nome que foi tendo na industria devido às séries que criou e ao símbolo de qualidade e estilo que soube manter e alimentar durante décadas? É suposto consideramos o que tu consideras que isso não teve nada a haver na construção de um nome e na reputação da marca? Que quando se pensa em Playstation só se pensa em Playstation, por absolutamente nada?

      Também acreditas no pai natal e no dinheiro a nascer das árvores, por acaso?

      Essa dos 50%, adicionado ao que costumas dizer, que os exclusivos não interessam para as vendas de consolas e logo, não são necessários serem produzidos leva-nos a umas conclusões bem interessantes Fernando…

      Primeiro, vamos traduzir essas tuas regras em 3 leis para construir uma dedução:

      1 – Jogos relevantes para a venda de consolas só o são se cobrirem 50% da base de utilizadores em número de cópias vendidas;

      2 – Só interessam, na inclusão de títulos no catálogo de jogos de uma consola títulos que levem os utilizadores a comprar a mesma;

      3 – Aos utilizadores só interessam os títulos que são relevantes o suficiente para comprarem a consola.

      A isso adicionemos estes dados do Vg Chartz (acho que já tivemos esta conversa antes porque estou a ter um dejá vu valente):

      Xbox 360 – 85.8 milhões de consolas vendidas

      Título mais vendido: Kinect adventures! com 21.94 milhões de unidades vendidas

      Base coberta por este título: 25%

      Tudo o resto vendeu a baixo.

      Assim, dado que na 360 nenhum jogo cumpriu o primeiro requisito a conclusão que chegamos, com base nas 3 leis que defendes Fernando, é que a 360 teria sido comprada por 85.9 milhões de pessoas mesmo que não tivesse jogos, ou seja, as pessoas compraram a consola, para tudo, menos jogar.

      Tens agora noção do ridículo do que andas a dizer há anos?

  4. Pode ser que a MS surpreenda a todos com um lançamento bem apoiado por jogos. Mas pelo que vimos o “timing” de anúncio do lançamento da XBX pode estar a fazer mais estragos que a hipe de um super console 4k nativos.

    É quase impossível recuperar a vantagem conseguida pela Sony (pois a Sony tem muitas cartas na manga), talvez a MS consiga um aquecimento nas vendas, mas é estranho abandonar o Xbox one desta forma? Ou será que já optaram por focar unicamente no potencial do XBX? O histórico mostra que xbo1 foi abandonado em favor do X360, este foi abandonado em favor xbox one e será que acontecerá o mesmo com Xbox one?

    Apesar de ter MUITO dinheiro a MS não pode ficar se dando ao luxo de cometer tantos equívocos, pois corporativamente pode haver uma reação
    de acionistas que decida por uma terceirização da marca XBOX.

    Tomará que a Sony também apreenda com seu erros e com os erros da concorrência.

    • Fora o catálogo existente da ONE, que com ou sem melhoria rodará na XOX, não estou a ver que mais surpresas tenhamos fora o pouco que foi anunciado…

      De relembrar que tudo isso também estará presente na Pro e sobre as diferenças, aguardemos para ver se são justificativas o suficiente para justificar o preço extra face às consolas base ou à Pro.

      • Pelo jeito é suficiente, mas muito mesmo, tão justificável que em apenas dois/três dias o Xbox One X vendeu mais que o PS4 Pro no ano todo; até que o pessoal está interessado e achando justificável.

        https://www.amazon.com/gp/bestsellers/2017/videogames#4

        Levando em consideração que o Xbox não tem jogo, está falindo, é uma porcaria, não tem exclusivo, é irrelevante, é muito caro, seus jogos estão todos no PC por isso ninguém precisa comprar um Xbox, gráfico, poder e resolução agora não importam mais. bláblábláblá…

        • Levando em consideração que os possuidores da PS4 se mostraram revoltados contra a PS4 Pro, algo que foi acompanhado pelos possuidores de Xbox, mas que quando da Xbox One X os possuidores da PS4 mantiveram a mesma postura anti consolas meio de geração, mas os possuidores da Xbox passaram a achar a coisa bem, e a defender a consola, não tenho dúvidas nenhumas que muito fan “massacrado” nestes três anos como consequências das políticas da Microsoft, acredite que saltará para a plataforma de cima com esta consola.
          Daí o acreditar que a consola será um sucesso dentro da base de fanboys Xbox. Muito, mas mesmo muito mais do que da Playstation!

        • Esses dados não indicam que a venda foi no ano todo, apenas que é o produto com maior ritmo de vendas atualmente.

          Só no Japáo a Pro vendeu mais de 5000 unidades por semana desde o inicio do ano. Duvido que a Scorpio tenha conseguido ultrapassar esse somatório em menos de um dia.

      • Todos esses também mandam lembranças.

        A PRO está passando vergonha isso sim!kkkkkk

        http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2017-jogamos-na-xbox-one-x-na-gamescom-2017

        • Defina o que significa passar vergonha pra vc Igor?
          Curioso aqui por mais esta pérola sua?

          • Igor… quantas empresas conheces que se dedicam a optimizar a este nível um jogo vendido agora usado a 15 euros?
            E para bom entendedor meia palavra basta.

          • Quantas empresas eu não sei, o que eu sei é que até o momento já são mais de 100 jogos que rodarão melhores no Xbox One X e não é só pixel como podem ver em Tomb Raider. Em muitos aspectos TB no X está até mesmo melhor que no PC.
            E pelas declarações de vários estúdios ao comentarem sobre a facilidade em trabalhar no X, não terão que se dedicarem tanto assim para conseguirem alcançar resultados semelhantes. Vale ressaltar que ainda faltam dois meses e meio para o lançamento do Xbox One X.
            O fato é que para todos aqueles que ficaram desde o início dessa geração falando em resolução, que 1080p era muito superior a 900p, agora devem estar bem inquietos mesmo porque agora sim a diferença é abismal. E também para aqueles que dizem que a diferença entre checkerboard e nativo não é assim tão significante deveriam rever os seus conceitos, por que a diferença é clara e notável.
            No caso de Tomb Raider rodando no Xbox One X as imagens são muito mais nîtidas e definidas com texturas em altíssima resolução, já no PS4 Pro elas são borradas e embaçadas com baixa definição quando comparadas as do X.
            Tudo isso deixa o jogo no Pro com um aspecto visual bem inferior.

          • Vamos concordar numa coisa. Deixa os visuais da Pro inferiores. Já a palavra bem é que não sei se cabe ali.
            Basicamente o que vejo não é diferente do que acontece à anos no PC, onde uma placa mais cara mostra melhores resultados que uma mais barata. Mas nem por isso vejo que o grosso das vendas seja na mais cara.
            O video de Tomb Raider mostra diferenças. Mas mostra 180 euros de diferenças?
            Agora convem não tomar é este jogo como um exemplo do que acontecerá em todos os casos, pois a adaptação para a X acrescentou coisas que mais versão nenhuma tem, e aqui sabe-se desde sempre que o motivo pelo qual um jogo que já vendeu o que tinha a vender, e que agora custa 29.99€ novo ou 15 usados teve esta dedicação acrescida foi zero. O último zero do cheque da Microsoft à Square!

        • Ganha juizo com esse tipo de palavras…
          Usando as mesmas como definirias tudo o que se passou até hoje? humilhação?
          Compreende que uma coisa é valorizar um produto, outra são frases como essa!
          Pessoalmente não valorizo produtos de meio de geração pois sou integro. E se achei a PS4 pro uma aberração ainda antes de saber o que ela era capaz, não vou achar esta algo diferente só porque é melhor mas segue exactamente o mesmo principio.
          Reconheço, e digo-o publicamente que a nível de hardware X é melhor aposta que a Pro (já no resto não o é claramente). Mas se perguntam se recomendo trocas… a resposta é, por uma série de situações que não se alteraram, nomeadamente a divisão da base, o desrespeito por quem comprou as primeiras versões, e pelo facto de se estar a tentar tornar isto num negócio ao estilo upgrades de PC, um claro não!
          E esse será sempre o editorial da PCManias, seja para que consola de meio de geração for!
          É que se realmente gostasses da Xbox não estariam a dizer isso, estarias isso sim a pensar que há 30 milhões de utilizadores Xbox que estão a correr jogos a 720p e 900p, mas que foram eles que seguraram a plataforma até hoje, e que de repente, e usando a tua métrica onde a Pro passa vergonha, eles ficam completamente de rastos com os jogos que possuem.
          Essa é para mim a preocupação… Isto de consolas de meio de geração não devia existir… é um negócio para alimentar certos egos, nada mais, e só prejudica as bases!
          Nisso a Sony tem culpas, pois lançou primeiro, apesar que os primeiros rumores da Scorpio (outubro de 2015) são bem anteriores aos da Pro (março de 2016), daí que culpas… há para todos os lados.

          • Uma correção, quem começou com meia geração foi a Nintendo com o new 3DS e toda aquela desculpa de que os jogos sairiam para ambas, meses depois lançaram um jogo que só funciona no new 3DS.

            Agora resta esperar e ver qual das marcas de console de mesa irá a ser a primeira a fazer o que a Nintendo fez.

            Espero que nunca aconteça, mas do jeito que o mundo está hoje não duvido de nada.

        • Pena que não tenhas lido algumas secções desse artigo.

          Por exemplo,

          Quantum Break

          “… usa a mesma técnica de conversão de resolução usada na Xbox One base, baseado em dados acumulados dos quatro fotogramas anteriores. Certos cenários quebram a ilusão, dando uma ideia de como a tecnologia funciona – de momento, diríamos que a resolução base provavelmente está perto de 1080p antes da conversão inteligente ser aplicada.”

          Neste caso a ONE manda lembranças. E passa vergonha.

          • Vergonha são as imagens borradas com texturas sem definição de Tomb Raider rodando no PS4 Pro.
            Que venha o PS5, por que nessa geração o Xbox já mostrou quem tem o verdadeiro poder.
            Mas vai que a Sony decida lançar um PS4 ProPro, daí vocês poderiam novamente mudar o discurso e voltar a falar de pixel.?

          • Vamos por a coisa numa outra perspectiva.
            Existem duas plataformas fechadas.
            Na Playstation a Pro corre o jogo a 1080p. A Pro corre o mesmo jogo a 4K CBR. De resto o jogo é igual nas duas consolas.
            Na Xbox a one corre a 1080p no jogo e a 1440×1080 nas cutscenes com quebras de fps nos níveis mais puxados que a PS4 não tem. A X melhora o jogo em tudo indo aos 4K, tendo melhores texturas e mesmo capacidades inéditas.
            Eu aqui não compararia a X à Pro. Compararia é a separação criada na plataforma por duas consolas que deveriam complementar-se sem concorrer entre si.
            Eu pergunto… Em que posição fica a One?

            É curioso que esta pergunta, que defende a plataforma, a base de utilizadores e que pode colocar em causa ofuturo e continuidade da marca não parta de alguem que se diz defensor da Xbox.
            Porque curiosamente os defensores da Xbox souberam dizer isto quando a Pro foi anunciada, e antes de se conhecer a Scorpio.
            Mas devia ser porque na altura era inverno… Agora com o calor… As coisas mudaram!

          • Estive a ver essas imagens… e há muito a dizer sobre elas. Mas muito mesmo.

          • Do mesmo modo que quem defende o Playstation agora nem ousa mais falar em poder e resolução.
            Com certeza as coisas mudaram, agora o inverno está é em outro lugar.

          • Tudo muito bonito… Mas a realidade é que nem todos querem gastar 500 euros numa consola. E com isto vejo a Xbox One a ser severamente prejudicada.
            Tu estás preocupado em uma guerrinha com a PS4, eu estou procupado com uma possível manobra que possa prejudicar de forma severa o futuro da Xbox.
            Uma coisa é teres nos foruns discussões de qualidade entre marcas. Ignoras porque não te afecta ou porque tens o grupo Xbox a defender-te. Outra é quando na mesma marca tens divisões.
            Esse se pre foi o motivo porque somos contra consolas de meio de geração, e tu pareces não perceber que aquilo que a PS4 Pro pode trazer de mau está exponenciado ao máximo na X. Em vez disso estás preocupado em guerrear contra a Pro quando a Pro nem sequer pegou verdadeiramente na marca Playstation de tão satisfeitas que as pessoas estão com a consola base.
            Ah sim… Uma nota. Dado que a coisa se tornou repetitiva, qualquer mensagem que publiques em que venhas novamente colocar em causa a parcialidade de um website que se limita a refletir uma realidade de mercado que tu queres ignorar à viva força, a mesma não entrará.

          • Tu continuas a ignorar a realidade.
            A Switch em 5 meses já passou os 5 milhões de consolas vendidas ao público, e isto apesar de fraco suporte e de contar com apenas meia duzia de jogos exclusivos no mercado.
            A Microsoft, a 17 de abril de 2014, ou seja tambem cerca de 5 meses depois a Microsoft anunciava tambem 5 milhões… Mas aos retalhistas, não ao público.
            E tu insistes na resolução como sendo fator de venda….
            A PS4 vendia na mesma altura, mas ao público, 7.2 milhões de consolas.
            Era a resolução, ou seria a resolução com 100 euros a menos?
            A resolução pode ser arma de arremesso nos fóruns, mas não é o fator principal numa compra. É aliás uma realidade que já vinha da geração anterior onde a 360 levava quase sempre vantagem, e na melhor das hipoteses havia paridade. Mas mesmo com menos um ano no mercado a PS3 ficou à frente. E surpresa, a vencedora foi a… Wii!
            Nunca a consola mais potente vendeu mais… Nunca!
            E se a PS4 o fizer esta geração não te esqueças dos erros todos da Microsoft, DRM, Always Online, etc, e nos quais destaco o preço. Não foi pela resolução que ganhou… Foi por tudo junto, e resolução foi apenas um fator.

            Pessoalmente eu insisto no facto que 30 milhões de consolas Xbox, vendem atualmente menos de 17% do software que vende a PS4. E o que a Microsoft faz? Lança uma consola que esmaga completamente as versões da base.
            Se tu achas isto uma boa jogada, eu tambem sou cliente Microsoft e não acho. Acho vergonhoso!
            Quando se vê videos da PS4 Pro, os possuidores da PS4 não precisam de ficar preocupados. Trata-se das mesmas texturas, do mesmo jogo. As diferenças estão na resolução e quando muito pode ter menos 2 ou 3 fps.
            Já para a Xbox One vão ser precisos dois videos. Porque muda as texturas, muda a resolução, muda a geometria, muda o tipo de AA, muda o nível de detalhe, mudam os fps, há coisas não presentes na consola base, etc, etc.
            E em vez de aqueles que se dizem fans da marca se mostrarem revoltados, como fizeram os fans PS4 na altura do anuncio da consola, os seus egos de tão esmagados que estão de guerrinhas em foruns, só pensam em comparar com a Pro.
            Eu digo-te com fans destes… Não precisas de ter concorrência. Porque se antes era com a PS4 que comparavas pixeis, agora tens mais do que argumentos para comparar muito mais do que isso entre os próprios fans

          • @Mario fora que a versão base do One agora foi aparentemente descontinuada.

            Antes que digam que não interpreto corretamente digo que sei que todo modelo Slim substitui a sua antecessora, porém na minha visão a descontinuação do One base afeta 2 pontos:
            1- Aqueles que querem um console da atual geração, mas não querem gastar muito;
            2- Um possível prejuízo em relação ao games para XOX e XOS. Sabemos que dos 3 modelos o XO é o pior e embora a diferença que conhecemos entre XO e XOS seja apenas um melhoramento na CPU ao meu ver este modelo começaria a receber a pior versão.

  5. Boa tarde.
    Eu penso um pouco diferente, acho que toda essa supremacia do PS4 é somente mérito da Sony, ela fez um console bastante popular que agradou e continua agradando milhares de jogadores.
    Algumas coisas não tem o que se possa fazer quando um produto é bastante popular e bastante satisfatório.
    Playstation 4 está com excelente jogos, vai continuar vendendo mais, vou citar próprio exemplo do GTA V, muitos jogos tentaram fazer algo parecido não conseguiram porque o jogo é muito popular e extremamente satisfatório.

    Xbox One é um excelente console, Nintendo também é excelente dentro da sua proposta, um PC Gamer melhor ainda, mas atualmente o que mais agrada a grande massa é o Playstation 4.
    Então no meu ponto de vista é o console da Sony que está indo muitíssimo bem, e deixa seus concorrentes bastante para trás em números de vendas, mas isso não faz o Xbox, Nintendo ser ruim apenas não caiu no gosto da maioria das pessoas..

    Não adianta lançar vários jogos exclusivos por lançar qual a garantia que vai vender, Quantum Break vendeu pouco, Tomb Raider pouco, Dead Rising pouco, Forza está saturado.

    Algumas coisas não tem como mudar a Microsoft pode lançar o exclusivo que for, que não vai fazer o console vender mais, e talvez ainda fica no prejuízo.

    Agora quem tem Xbox ONe, não precisa se sentir inferior ou brigar por isso, eu tenho um Xbox gosto do console para o que eu procuro está bom, não sinto necessidade nenhum de trocar ele por um playstation, mas reconheço que o Playstation voando.

    Pra mim vendas não muda nada, compro meu jogo, ligo meu Xbox e jogo com meus amigos sempre com salas cheias, pago por isso e tenho suporte necessário.
    Se um dia, eu não tiver mais suporte, ou meus amigos mudarem de plataforma eu também mudo sem ´´problema nenhum.

    Eu só acho que essa geração a Microsoft não tem mais nada pra fazer, a Sony conseguiu se destacar muito mais, parabéns a ela.

    E que a Microsoft e Nintendo em alguma oportunidade do futuro aprende com os erros para ter o console mais vendido, mas com certeza se um dia isso acontecer o Playstation não vai passar a ser ruim apenas por vender menos, são momentos, e esse momento é todo da Sony.

    • “mas isso não faz Xbox e Nintendo ruim”
      Exatamente, porque pras pessoas algo só é bom se o outro for ruim?
      Porque ambos não podem ser bons produtos mesmo tendo diferenças em suas vendas?
      Mas a resposta a tudo isso está na paixão que as pessoas depositam nas plataformas, quando o correto seria ser apaixonado apenas pelos jogos estejam eles onde estiverem.
      Aqui no PCmanias assim como em inumeros portais e sites de games sempre há os que vem menosprezar este ou aquele console usando argumentos até sem sentido na maioria das vezes, e isso vem fomentando esse ódio por plataforma geração à geração.

      Se um dia tivermos somente uma plataforma, que seja o PC por exemplo em que todos os jogos de todas as fabricantes (sony,microsoft e nintendo) acho que neste dia isso vai diminuir e muito.

      • Parabéns ao Gustavo, ele tem a Xbox One como eleição joga o que curte,tem seus amigos na Xbox e está satisfeito com ela,tem coisa melhor? E em momento algum tirou o méritos da PlayStation. Por mais comentários e idéias iguais do lado PS também (eu principalmente).

      • Eu estou farto de dizer isso.
        As pessoas não sabem o que são cinzentos, e para eles ou é preto ou é branco… e se não é um… é porque é outro!
        Chega a ser deprimente!

    • Tu és um exemplo Gustavo. tal como eu tens o que tens e não estás insatisfeito com o que tens!
      O problema da maior parte desta malta é que não consegue pensar como tu! Porque são fanboys das marcas!
      E quando algo se diz, mesmo sendo a realidade descarada, elas não aceitam… e disparam para todos os lados!

    • Gustavo, boa tarde.

      Esse foi um dos melhores comentários que eu já li. Quem dera as pessoas fossem mais equilibradas como você. Eu concordo com o que diz e espero de coração que a Microsoft seja 50 a 50 com a Sony na próxima geração, pois essa acho está muito difícil.
      Eu prefiro o PlayStation 4 (por conta das franquias) mas tive o Xbox One primeiro e sei que quem o tem não está mal. Principalmente se tem como alvo o online.
      Edit: tive o Xbox One primeiro pois o PS4 foi lançado absurdamente pelos 4.000 reais que na época me fizeram a atacar diariamente nas redes sociais.

    • Lamento Gustavo, mas apesar de respeitar que estejas contente com o que a tua Xbox te ofereceu até, agora, algo que não tem nada de mal, que a desfrutes porque é para isso que serve, mas falando de uma perspetiva geral de mercado toda a gente tem a ganhar com uma Xbox mais competitiva.

      Se olharmos para o passado, há uma certeza inegável: exclusivos vendem consolas. Não sao a única coisa que vendem consolas, mas desempenham um papel muito importante nisso.

      A PS2 chegou onde chegou devido ao excelente trabalho que a Sony fez nessa geração, onde investiu em muitas exclusividades, tanto que conseguiu ofuscar a Xbox original, que era muito mais poderosa. A mesma coisa com a PS3, que apesar de começar com um ano de atraso, e face a uma consola com um serviço online elogiadíssimo, e na qual os multi rodavam com melhor aspeto, chegou e impediu a 360 de lhe levar vantagem em vendas, precisamente porque a Sony investiu como nunca em exclusivos e novas experiências, continuando o excelente trabalho neste departamente que iniciou na PS2.

      Quem diz que exclusivos não vendem consolas está a ignorar isto.

      O problema da MS, é que fora as grandes séries que lhe deram dinheiro, não investe fora da caixa, internamente, e tudo o resto compra, indo, grande parte deles acabar na plataforma contrária. Falhou em conseguir ter alguma coisa ofuscasse o que a Sony tinha, apesar de também ter títulos interessantes no catálogo.

      O problema é que a MS investe nisso no início, e no fim, a coisa fica mais pequena e as pessoas notaram nisso na geração passada. E nesta mais ainda. O objetivo dos exclusivso não é terem lucro é compor o catálogo para ajudar à venda da plataforma, e a MS falhou nesse departamento. Tal como na 360, investiu muito no inicio da geração e cortou apartir do meio.

  6. Fernando, o que falou foi uma pérola que não estou acreditando que tenha saído de ti! Quer dizer então que a Nintendo resume em jogos portáteis e controles de movimento, ou seja, nota-se um total desconhecimento da qualidade dos games da Nintendo, talvez nunca tenha se quer encostado em Breath of The wild. Porém o que assustou msm foi a outra pérola: Quer dizer então que tem que vender um game exclusivo 50 porcento da base de um console? Putz… Pô, gosto muito do Xbox one, pensei em pegar um one novamente por conta do EA acess, do gamepass, porém qualquer pessoa que não seja iludida com as palavras da empresa, ou fanboy da mesma, nota claramente um relapso preocupante no quesito investimento em games, algo que deixa mostrar Enfraquecimento da marca, dando a sensação da morte da mesma, msm que lentamente. Temo pela não concorrência, pois nessa geração o abismo entre as duas empresas está me assustando, porém não há como querer tirar o mérito da Sony nessa geração, na concepção do console e seu sempre custo benefício, aliando poder e preço, somado aos ótimos games exclusivos, por mais que demoraram um pouco a aparecer. Pensarmos que o que de fato difere uma da outra na escolha é o que vc ignora, estranho vindo de ti. É triste ver a marca Xbox cada dia ao limbo, atrasando games que normalmente já teriam sido lançados, enquanto na concorrência, estão a sair dos buracos de tanto que existem, não somente a quantidade, porém a qualidade. Não é todo dia que joga um Horizon zero Dawn, Uncharted 4, Bloodborne, Until Dawn, etc… Fora que ainda teremos God of War, The last of us, propriedade intelectual nova da SP, etc. Fernando, renove seus conceitos… Abraços

    • A Nintendo de hoje se resume em fogo de palha. O Wii vendeu um monte para crianças, idosos, casais e mais um monte de gente encantanda com o Wii Mote. Houve um estudo no passado de que dos 3 consoles da geração passada, o Nintendo Wii era o que acabava ficando encostado pelos donos mais rápido. Eu não estou falando de qualidade de exclusivos, pra mim tanto faz se o Zelda é um dos melhores jogos já feitos quando falo sobre isso. Estou dizendo sobre a relevância dos exclusivos no fator de vendas em uma plataforma, é e sempre foi minha opinião.
      Pessoas adoram falar que o PS4 vende mais que o Xbox One por causa de exclusivos, aí vem as pérolas do tipo o Xbox está no limbo, a MS está desistindo do produto…
      Então entramos num clima que para quem não conhece parece desesperador, o Xbox One é um console sem jogos.
      Então como eu digo, vocês vivem num mundo em que só existem jogos exclusivos. Eu tenho vários jogos no meu HD do Xbox One, alguns do mesmo nível ou até bem melhores que os que você citou no HD e pouco tempo para terminar alguns deles:

      The Witcher 3 com todas as expansões
      Metal Gear Solid V
      Doom
      Battlefield 1
      Deus Ex Making Divided
      Forza Horizon 3 (Recém Comprado)

      Tenho jogos já lançados que estão recebendo atualizações de conteúdo até hoje:

      Halo 5
      Gears of War 4

      Eu tenho jogos de Xbox 360 que ainda não joguei.

      Eu gostaria de jogar Final Fantasy XV e tem me faltado tempo.

      Quem gosta de games, não se sente no limbo no Xbox One, quem gosta de falácias, está na internet falando de jogos atrasados ou cancelados que não iria comprar.

      Eu vou aceitar que exclusivos fazem o console ser o mais vendido quando alguém me apresentar algum caso como o da Nintendo, provavelmente todo mundo que tem o Switch tem o breath of the Wild.
      Qual o exclusivo mais vendido do PS4?
      Uncharted 4 que vendeu para menos de 1/6 da base de usuários do console e nenhum outro exclusivo vendeu pelo menos metade do que esse jogo tem, ainda levando em consideração que uma boa parte dessas vendas se deve ao fato de que por muito tempo, aproximadamente 6 meses antes de Horizon Zero Dawn, houve apenas duas formas de comprar o PS4, uma com o Uncharted 4 na caixa, outra com o Call of Duty.
      Quem vende bem é o PS4 pela popularidade do nome da marca, a base de usuários grandes onde é fácil ter amigos com o mesmo sistema. Os exclusivos tem sua importância, sempre terá, mas numa escala infinitamente menor.
      Por qual motivo o Xbox One X já deu Sold Out em menos de 24 horas nas pré-encomendas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa sem os tão falados exclusivos?
      E não por que eles tem estoque limitado, eles inciaram a pré venda com mais de 200 mil unidades em estoque. Eles esperavam vender isso em uma semana e venderam em 24 horas.

      • Praticamente toda pré-venda de hardware acaba logo, mas nem isso vai dizer que será um sucesso, quer exemplo recente? PSVR também esgotou na pré-venda e isso significa sucesso?

        Espere o 3° ou 4° mês para ver se o ritmo de vendas se sustenta, todos sabemos que em pré-venda a maioria dos compradores são fãs da marca(isso em qualquer marca) e aqueles entusiastas em tecnologia. Sempre no início há um salto, resta saber se no decorrer o ritmo se sustenta ou terá uma queda.

          • Phil Spender já respondeu a ele no twiter que “No” interessante é que não que eu acompanhe todos estes insiders mas deste ai nunca havia ouvido falar.

          • Ziel… eu nem sequer vou publicar o rumor… É um rumor sério demais, mas um rumor, e sendo assim tão sério, mas apenas um rumor, não pretendo alimentar uma eventual discussão!
            Mas sinceramente, achavas que perante uma pergunta directa, Phil Spencer iria dizer sim?
            Não responder seria confirmar, ou pelo menos levar a que mais pessoas insistissem na questão, levantando dúvidas!
            Confirmar seria matar a divisão!
            A ser verdade, ou a ser mentira, a resposta tinha de ser forçosamente sempre esta!

          • ZIEL,foi estou cidadão que antecipou o cancelamento de Scalebound antes do anúncio por parte da Microsoft.
            Mas esse tipo de informação dificilmente é confirmada pois ela atinge a credibilidade da marca Xbox.

      • Boa tarde! Fernando esta certo em sua colocao, so falo para Ti nao de murro em ponta de faca por aqui.

        • Ótima maneira de dialogar lol

        • Dar murro em ponta de faca é pouco!

          Aqui se você escrever somente a palavra Xbox, não precisa de mais nada, não demora e você já começa e ser apedrejado.

          Parece até que está ofendendo a religião ou a mãe de alguém.

      • Fernando, switch não é Wii, por mais que eu tenha entendido onde quis chegar. Bem, quanto a base de usuários do ps4, concordo contigo que a marca PlayStation é muito maior do que a marca Xbox, principalmente na Europa e tb no Japão onde na verdade qualquer produto Estadunidense é boicotado, ou melhor, qualquer produto não nipônico é boicotado, porém vc querer que Uncharted venda 50 porcento de uma base de mais de 60 milhões e usar esse argumento, ao meu ver é um grande equívoco e comparar com a Nintendo ainda, é equívoco ainda maior. Nós sabemos que a Nintendo vive basicamente de exclusivos desde sempre, obviamente ficando mais notório no GameCube pra cá, por outro lado, a Sony desde seu primeiro PlayStation em 94, sempre teve a política de todos os jogos na plataforma com o diferencial dos exclusivos. Lembro bem de Crash, Metal gear como grandes exclusivos, como de jogos multi do calibre de Tomb raider e Resident Evil etc… Fernando, foi assim que se construiu a marca, e obviamente se há mais jogos, mais ofertas, é fato que exclusivos venderão menos. O Xbox sofre disso, por mais que saibamos que a caixa tenha muitos e muitos jogos. Vou te contar algo que aconteceu. Tenho um amigo que estava condicionado a comprar o one, vi preço pra ele, onde comprar, mas hj recebi a msg:” Brother, depois que vi Detroit Become Human e Nier Automático, desisti do one, vou comprar um ps4 msm, msm não gostando do console” entendeu Fernando o queremos dizer. Abraços…

      • Fernando, pra você não faz sentido tudo bem, mas eu já prefiro o PlayStation por conta dos exclusivos sim, e os outros que você citou que tem pra jogar a exceção de Forza horizon 3 (Que por sinal é ótimo e eu já fiz tudo que tinha pra fazer lá pois o comprei no lançamento, isso porquê devo ser fanboy da Sony) os outros citados todos você joga no PS. Multiplataforma não conta nessa pois caso fosse qualquer console bastava, mas quando compro o Xbox perde muito não jogando todos aqueles que você já conhece… O Halo já foi bom mas agora está em queda livre (infelizmente) (e apesar de que tiroteio online o mercado tá saturado mas deixa pra lá) o Gears eu não gosto mas pelo que o pessoal fala, não salvou a pátria, os Forza são como o FIFA, todo ano tem um novo, é quase descartável o negócio, aposto com você que o 7 vai ser praticamente igual ao 6, com uma boa melhoria visual pra quem tiver o Scorpio e uma tv tesuda 4k HDR IPS, mas é só o migué da resolução e cores, a mecânica é absolutamente a mesma, depois de passado o impacto visual você percebe que gastou uma fortuna pra jogar a mesma coisa. Detonados os pilares do Xbox temos agora a rede online que essa sim parece ser o ponto forte da plataforma superando a da Sony por um corpo e meio de vantagem, mas que é insuficiente pra anular jogos com qualidade, variedade que os japa tão descarregando aí no mercado.
        Exclusivos vendem consoles sim, pois senão eu estaria com um fodendo PC aqui, mas com ele como eu jogaria aqueles jogos que eu tanto gosto, toda essa potência pra jogar os multiplataforma, um Forza ou outro, online de graça, talvez até uns jogos de graça, Mod pra todo lado, mesmo assim não é capaz de bater o humilde PS4 base, incrível isso.

      • Isso é confuso, pois segundo o que li o que esgotou foi a edição Project Scorpio a qual sabemos que é limitada a poucas unidades, acho que essa informações não são crediveis.

      • A Nintendo tinha vários problemas: primeiro, uma filosofia demasiado ultrapassada, segundo o reduzir de conteúdos a um público infanto-juvenil, enquanto as concorrentes foram mais abrangentes e terceiro, os gráficos, uma geração atrasada, numa consola de mesa. Pura e simplesmente espetou-se porque falhou em oferecer ao grosso do mercado o que o mercado quer. Por esse motivo as suas consolas de mesa falharam, porque é um produto para um público mais adulto e à procura de outras emoções e de maior qualidade gráfica, que os gráficos PS2.5 que a Wii oferecia (em comparação com a 360/PS3).

        Mas isto só nas consolas de mesa. As suas portáteis, são líderes de mercado e best sellers, sobretudo porque a Nintendo tem o maior e melhor exclusivo de todos que funciona excelentemente nessas plataformas: Pokemon.

        Também consideras a 3DS um fracasso? E pokemon, também é um fracasso quando cada entrega vende o que vende?

        Se não soubesse que estás nessa só para não teres que dar o braço a torçer e criticar a realidade atual da Xbox (os cortes, a falta de investimento) e, logo, não teres que elogiar a Sony neste departamento (porque está a ganhar às claras), até te levava mais a sério.

        Mas eu ainda te recordo da fase em que defendias que Halo era o suprassumo dos exclusivos, por isso…

        Relativamente ao que dizes, é a tua experiência e é um caso (e engraçado quando me lembro de criticares fortemente a falta de jogos desenvolvidos para esta geração e os atrasos da PS apesar dos thirds, enquanto agora vens dizer que os thirds te ocupam o tempo todo…). Mas mesmo que seja o teu caso, os números não mentem – não é o caso de outras pessoas e a redução de vendas de software para valores irrisórios, comprovam uma discrepancia face às vendas registadas de consolas que indicam o abandono da consola por parte do próprio dono. E isto não aconteceu porque as pessoas estavam satisfeitas.

        Uma coisa é o teu caso, devido ao teu tempo pessoal. Outra, o mercado. Tu gostas de The Witcher e deves estar a passá-lo desde 2015. Há quem já o tenho terminado, queira mais e não tenha.

        Relativamente à tua insistencia sobre os exclusivos… E que jogos venderam mais que U4? 3. Sabes quantos entre U4 e o segundo exclusivo mais vendido? 11. 11 títulos em 4 anos… acchas isto suficiente para compor o catálogo da consola?

        Por favor.

        A importância dos exclusivos está mais que comprovada! A Wii vendeu 150 milhões de unidades e funcionava a exclusivos. A PS3 (que não tinha o fator performance do seu lado e nem o fator preço), empatou com a 360. E não foi por acaso que durante essa geração a Sony investiu como uma louca em exclusivos internos e franchises novos.

        Podes negar a lógica à vontade, mas não apagas isto.

      • Tens dúvida que os possuidores de Xbox mais acérrimos vão todos comprar a X?
        Não brinquemos…

  7. Só pra lhe responder, já que queres exemplo, tem um vídeo do Xbox mil grau em que o seu interlocutor assumi que todos os jogos PlayStation são automáticos, pra isso ele usa uncharted 3 na parte em que controla o cavalo, neste vídeo ele supostamente larga o controle e o jogo continua sozinho, o detalhe disso é que quando ele larga o controle fica nítido que o controle está desligado, digo isso pois se estivesse ligado daria pra ver reflexo da luz do controle, além disso se o controle está desligado como assim não aparece a msg no console informando isso por último todos que jogaram Uncharted 3 sabem que aquela parte vc precisa controlar o cavalo,ou seja, o cara mentir prós desavisados e isso é prática comum deste canal.

    • Mesmo que fossem. Se as pessoas gostam… quem é ele para questionar?
      As pessoas compram o que querem, Xbox ou PS4, e os jogos que gostam, sejam eles como forrem, e ninguém tem nada com isso!
      Pessoalmente comprei as duas!

  8. @Netto

    Algo se passa, não precisas ser um insider paras perceber que com os cancelamentos e despedimentos há algum corte de recursos.. Entenda isto não significa que eles estão fechando a divisão, só quer dizer que querem cortar gastos Ex:Lançar a console mais potente sem um único porta estandarte, se esse rumor fosse falso bastava a Microsoft assinar um cheque (oras não foi assim com Tomb Raider), e compravam um exclusivo, “AC:origins only Xbox One, S and One X”.
    Bom o que quero dizer é que se tivessem algo a mostrar já o teriam mostrado, quem sabe na E3 2018. Até lá já teriam algum dinheiro da Xbox One X a financiar alguns projetos (ou não). Ou melhor dizendo Halo 6, Forza Horizon 4 e Gears of War 5, mas não entenda como uma crítica, mas um cenário muito provável.

    • E antes que o @Igor venha aqui tirar satisfações, há boas novas para a Xbox One X.. O monstro mostra suas garras…
      http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2017-como-rise-of-the-tomb-raider-na-xbox-one-x-melhora-sobre-ps4-pro

      • E tem mais!

        O Xbox One X vendeu em dois/três dias mais que o PS4 Pro vendeu no ano inteiro.

        8 meses < 3 dias!

        Isso por que não tem jogo. Imagina se tivesse!?

        https://www.amazon.com/gp/bestsellers/2017/videogames#4

        • Não é rapaz parabéns a Microsoft.. Vendeu mais até que a Xbox One… Segundo a Sony a cada 5 PS4 vendidas uma é a a PS4 PRO. no mês de julho a Xbox One vendeu o mesmo que a PS4 PRO… ora a One X vendeu mais que a Xbox One..

        • O ceu é azul?
          Um produto a ser lançado vende mais no seu lançamento do que no resto dos meses da sua vida?
          Pá… vocês fazem cada afirmação que nem sei o que diga!
          Não vamos desmerecer nada nem ninguem… mas porra, sejam coerentes!
          A Xbox One vendeu 1 milhão no dia do seu lançamento só nos EUA… Quantos meses tens durante o resto da sua vida que tenha vendido tanto como só nesse dia? ZERINHO!
          Para além do mais a Amazon não é o mercado… é apenas uma loja! Não podes fazer essa afirmação!
          O correcto é que NA AMAZON US, A XBOX ONE X VENDEU MAIS DO QUE A PS4 PRO NO ANO INTEIRO. E isto acreditando que a contabilização das vendas da Amazon não toma em conta o tempo de mercado do produto, ou seja a relação vendas/tempo de disponibilidade!
          Pá… tenham lá calma… eu compreendo que queiram que a consola seja um sucesso, e mais ainda quem tem uma Xbox e anda nas discussões e se sinta frustrado por 4 anos a levar na cabeça.
          Mas não só estás a falar apenas de uma loja, como os timmings de venda são incomparáveis. Estás a ser totalmente precipitado.
          Depois fazem uma festa do caraças quando a consola aparece em nº66 das vendas! Não é que isso se compare sequer com o nº6 ocupado peal Switch ou o 9 da PS4. Basicamente o que podes alegar é que a consola vendeu mais do que a PS4 Pro… na Amazon…nada mais!
          Seja como for isto vale o que vale, porque e olhares para a lista dos EUA vês algumas incongruencias que demonstram bem o que uma lista como esta vale para mostrar o que pretendes! Em 64º está o Mass effect Andromeda para a PS4, e em 63º o mesmo Mass Effect andromeda para a Xbox One. Curiosamente, o Mass Effect Andromeda na PS4 contabiliza um total de 1,04 milhões de cópias vendidas, e a versão Xbox One vendeu 570 mil cópias…
          Mas na Amazon vendeu mais do que a versão PS4…

          • O Xbox One X é o Xbox que vendeu mais rápido. E isso é só pré- venda.

            https://news.xbox.com/2017/08/25/xbox-one-x-project-scorpio-edition-fastest-selling-xbox/

          • Vamos ser claros… QUE VENDEU MAIS RAPIDO.
            Naturalmente comparar isto com a Xbox original em 2001 onde a internet ainda era por modem, ou em 2005 com a Xbox 360 seria ridiculo. Nessa altura a maior parte das pré reservas ainda eram feitas presencialmente em loja.
            Quem estava em condições de ter esse recorde seria a One. Mas graças às suas politicas da altura a adesão não foi assim tão cega e como tal foi mais lenta.
            Agora em 2017, com a internet no seu pico de uso, onde as vendas online batem recordes, vir falar de vender mais rápido é um pouco uma verdade de La Palice. Até porque sabemos muito fan Xbox precisa de se livrar da One que lhes queima o juizo todos os dias nas conversas e como tal está cheio de pressa.
            Diga-se aliás que é essa velocidade de vendas que a coloca à frente da Pro no top dos mais vendidos em 2017 na Amazon, e não necessáriamente o número de consolas vendidas, pois como a Amazon bem explica, esse ranking vale apenas para o momento da consulta uma vez que se baseia em previsões de vendas baseadas na velocidade de vendas.
            Fico deveras chocado com a falta de noção das coisas das pessoas. Não admira que haja tanta burla por este mundo fora. As pessoas não pensam e não enquadram as coisas. Come-se tudo sem se pensar… enfim!
            Espero bem que a Xbox venda bem, mas esta notícia em particular não passa de marketing.

          • Dizes bem: é o Xbox que vendeu mais rápido.

            O que significa que pode não ter vendido tão rápido como Nintendo ou PS.

            E muito menos que já tenha vendido mais que outras consolas com anos no mercado: apenas que para já o ritmo de vendas é o mais elevado.

            Para já.

            E isso, tendo em conta os aplausos de quem aqui criticou a Pro por ser uma traição aos clientes PS e vem agora elogiar a Xbox ONE X mesmo tendo uma Xbox ONE, era previsível.

          • Bruno, ou você andou bebendo ou realmente está me confundindo com outra pessoa.
            Não faz nem três meses que frequento este site e nunca disse isso sobre o Pro e muito menos usei alguma vez a palavra traição aqui.
            Portanto preste mais atenção ao acusar os outros.
            Você como a maioria aqui também é bem previsível, um ou todos falando é tudo a mesma coisa, parece até um coro.

        • Do FAQ da própria Amazon:

          While the Amazon Best Sellers list is a good indicator of how well a product is selling overall, it doesn’t always indicate how well an item is selling among other similar items.

          Motivo? Precisei de pesquisar, mas encontrei!

          Recent sales alone are not all that’s taken into account. Amazon also has predictive features built into the Bestsellers Rank, which are likely to be based on historical data of a product. This is how a newly released book can have a higher ranking than a book released three years ago, even when the latter has more cumulative sales- Amazon can predict that the new release will overtake that book in a given period of time.

          Basicamente isto quer dizer que a Amazon na lista dos mais vendidos não quer dizer que eles efectivamente venderam mais, mas sim que ao ritmo que estão a vender, prevê-se que vendam mais! Basicamente a lista dos mais vendidos não é os que venderam mais, mas sim os que se preveem vendam mais devido ao atual ritmo de vendas.

          Resumidamente esta frase diz tudo:

          In all, the ranking seems to be somewhat logarithmic.

          Isso explica Mass effect da Xbox One, que vendeu metade da versão PS4, estar à frente. Basta ter vendido mais rápido que isso é tomado em conta pois cria uma previsão de vendas superior!

          Mas sinceramente não pretendo estar aqui a discutir estas cenas… são irrelevantes! E como tal não abordarei mais este assunto!

Os comentarios estao fechados.