Políticas de jogos da Sony poderá ser o o motivo do grande sucesso da PS4

A frase está sempre a ser ouvida da boca de alguns “A PS4 não tem jogos”. E essa frase mostrará um dos problemas da Xbox One, e um dos motivos pelos quais a PS4 é um sucesso de vendas!

vs

As frases que se seguem foram pronunciadas por alguém em um comentário perdido num fórum de pouca relevância. Mas curiosamente achei-as muito interessantes, e deixaram-me a pensar.

Dado que o comentário se apoia em dados que demos a conhecer aqui na PCManias, resolvi publicar as suas palavras aqui, devidamente adaptadas ao nosso Português.

O que vocês acham? Concordam com a ideia, ou discordam? E no caso de discordarem, como justificam a PS4 continuar a vender bastante mais do que a Xbox One com apenas o mercado Norte Americano a aproximar um pouco as coisas, mas mesmo assim a dar vantagem à consola da Sony?



Eis as frases em causa (a tradução é completamente livre e apenas me preocupei em transmitir a ideia geral):

—–

É típico ouvir-se da boca de alguns a frase ” A PS4 não tem jogos”. Mas curiosamente essa é uma frase que não corresponde à verdade! A PS4 não só tem jogos, como até tem bastantes mais do que a Xbox One.

Na realidade a frase não está a ser usada no sentido literal, mas sim no sentido restrito de jogos AAA. E curiosamente mesmo nesses também não é verdade que a PS4 tenha menos jogos que a Xbox One. Apenas não tem tido aqueles jogos que se sabe serem sucessos comerciais.

A questão é: O que são jogos que são sucessos comerciais?

Vejamos um Halo 5 por exemplo. É um dos grandes franchisings do mercado. Vende uns largos milhões de unidades.

Da mesma forma temos a série Battlefield, a série Call of Duty, etc. A diferença é que estes dois últimos são multi plataforma, ao passo que Halo é um exclusivo. Ou seja um jogo que apenas estará disponível no hardware Microsoft, e não no da Sony.



Ora um jogo desses pode vender bastante… 10 milhões se necessário! E são esses best sellers que se acusa a Sony de não ter!

Mas vamos lá a ver… Apesar de tal a PS4 vende mais do que a Xbox One. Ou seja, há uma prova real de que o mercado quer algo mais do que esses jogos de grande sucesso.

E isso torna-se fácil de explicar.

Vejamos: Até ao momento os grandes títulos de maior sucesso da Xbox One foram Forza e Halo. Para 2015, os grandes nomes das equipas first Party da Microsoft são… Forza e Halo… E no final da geração Xbox 360 o que tínhamos? Forza… e Halo.
São muitos jogos destes franchisings num curto espaço de tempo.

Não estou a criticar estes jogos. Eu sou um grande fan de Forza e especialmente de Halo. Mas é uma política repetitiva. Que agrada a alguns, mas não agrada a todos.

Ora estes jogos vendem. Isso é certo! São grandes jogos. Mas o público alvo que atingem é sempre o mesmo! Com um mercado de pelo menos 150 milhões, esses jogos atingem basicamente sempre os mesmos 10 milhões. E quem não gosta deste tipo de jogos, o que a One oferece regularmente para essas pessoas?

Ora é aí que a Sony ganha vantagem. Ao ter um leque de jogos mais abrangente, o público alvo que alcança é maior. O certo é que nem todos gostamos do mesmo, e recentemente num inquérito efectuado aos principais motivos de escolha de uma consola, vimos referida a maior livraria de jogos na PS4 como o terceiro factor mais votado como decisivo na compra.

A Sony tem conseguido jogos que agradam a uma variedade maior de pessoas. Já a Microsoft tem-se centrado um pouco no mesmo tipo de público alvo, fechado um pouco o seu mercado.

Dos seus grandes Franchisings, Gran Turismo e Uncharted, a Sony ainda não libertou nada. Esses jogos sabem-se que existirão, mas a Sony tem apostado numa variedade algo diferente da da Microsoft que parece estar a agradar mais à multiplicidade de gostos que há no mercado.

O pensar apenas nos jogos AAA e de topo é o que está a arruinar a Xbox One

—-

E vocês, concordam? Discordam? Como justificam o facto de a PS4 vender mais do que a One?

 

 



Posts Relacionados