Reações na GDC sobre a PS5 Pro não foram as melhores

Mais uma vez é Christopher Ding que nos traz aquilo que ouviu na GDC sobre a PS5 Pro. E a reação é que ninguém entendeu a necessidade desta consola!

A PS5 vai celebrar o seu quarto aniversário neste outono, pelo que estando a consola a meio da sua vida útil é a altura ideal para uma consola de meio de geração . A questão no entanto que se coloca é: Há Mesmo necessidade dela?

O grande argumento para esta questão é que, apesar de matematicamente estarmos a meio da geração, os possuidores da PS5 não sentem isso. Afinal os primeiros dois anos foram marcados por faltas de stocks de consolas, e no que toca a lançamentos first party… Eles têm sido muito poucos.

Apesar de uma consola de meio de geração ser bem vinda, nem todos a olham com bons olhos pois o sentimento, mais do que de necessidade de uma consola melhor, é que a atual PS5 está longe de ser explorada devidamente, achando assim que o upgrade é desnecessário.

E está opinião estava também presente na Game Developers Conference (GDC).



Chris Ding, da Gamesindustry.biz esteve na GDC, e num podcast revelou que tocou nesse assunto com alguns criadores de software, revelando:

Muito honestamente, não encontrei uma única pessoa que percebesse a necessidade desta consola.

Acrescenta ainda que os criadores de software não sentem que precisem dela e o principal motivo é que “Principalmente porque eles ainda não estão a tirar o máximo da atual consola

Ora isso é exatamente o que os utilizadores pensam, e apesar que não foi ainda anunciado quando a consola será lançada, os rumores de que será este ano, acumulam-se.

Segundo Ding a frase usada por muitos representantes de empresas foi que, no que toca a fazer crescer o mercado, “esta consola não vai fazer mexer os ponteiros”.

Ding termina a sua intervenção no podcast sobre este assunto com a frase que, em maior ou menor escala. Todos certamente concordarão.

A geração não aparenta ter ainda sequer começado, e muito menos necessita de um upgrade de meio de geração.

Será de se referir que o contacto destes developers com a nova consola terá sido pouco ou mesmo nenhum, pelo que estás frases são apenas baseadas no conhecido e não nas performances da consola.



Tendo já escrito um artigo sobre o que esperar da consola, basicamente vejo a mesma a suprir carências de RT da atual geração, bem como a melhorar resoluções, som e efeitos gráficos. Eventualmente teremos também a capacidade de dobrar fotogramas por IA, o que justifica uma subida pequena do CPU (apesar da duplicação ter de ser feita estilo RTX 4xxx, ou seja, pelo GPU).

Nesse sentido vejo a Pro como um bom upgrade, apesar de concordar que a PS5 base ainda não demonstrou verdadeiramente o salto geracional que todos queremos ver, e nesse sentido concordo que esta consola soa a prematura.



Subscreva
Notify of
guest
33 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
5 de Abril de 2024 8:42

Entendo a lógica desse pessoal, mas um console novo é pra permitir, minimamente, jogar-se os games que virão decentemente e são feitos com engines mais atuais, permitindo a Sony uma atualização de hardware, esse mostra começar a ficar defasado por não sustentar nem games a 1080p, e com isso mantendo interesse no console dela, tentando impedir evasões da plataforma pelo motivo de gráfico precarizado.

É importante lembrar que um jogo feito apenas com o PS5 em mente, já estará feito pra PS5 Pro automaticamente, então, nesse sentido – a menos queiram o selo de Enhanced to PS5 Pro – não vejo muito não entenderem o porque da situação, já que ao contrário de muitos, vemos jogos que parecem vir pra empurrar os limites dos games pra frente, ao contrário de outros muitos que pouco ou nada inovam e ainda têm dificuldades de sustentar mesmo os desempenhos mínimos a que se propõem num hardware dito por alguns que ainda não extrairam seu máximo.

Vejam o GTA6 vindo aí e esse Marvel 1943, por exemplo, e qualquer um entenderá a necessidade de um console novo, e digo mais, pra essas coisas, não fosse a tal reconstrução pra 4k, até o PS5 Pro pareceria fraco pra eles.

É óbvio que o PS5 Pro não é necessário pra tudo e todos, mas já se mostra necessário para algumas coisas, sobretudo, pra não ficar pra trás.
Infelizmente, oa ideia de hardware de mid-gen parece ter vindo pra ficar.

Last edited 19 dias atrás by Juca
Julio Santos
Julio Santos
5 de Abril de 2024 9:47

Pelo fato de existir a retrocompatibilidade e um PS6 logo ali no horizonte, que fará tudo que um PS5 Pro fará e ainda melhor, rodando jogos de PS6, eu só vejo justificativa para compra-lo, caso a pessoa ainda não tenha entrado na atual geração. E a depender bastante do preço que esse será ofertado. Pessoalmente, fico com meu PS5 base.

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2024 11:48

Rapaz isso aqui vai dar uma dor de cabeça…. Imagina um jogo sair para o ps5 pro e não para o base? caso isso aconteça acho que as fabricantes precisam deixar isso bem claro.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Andrio
5 de Abril de 2024 14:23

Andrio, acho que o contrato que as Desenvolvedoras tem com a Sony e MS as obrigam a lançarem jogos para todas as versões dos consoles. (Se não houvesse está regra alguns desenvolvedores ( no caso da MS) já teriam abandonado o Xbox series S).

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  Andrio
5 de Abril de 2024 14:36

Existe uma ps4 pro que te responde à tua dúvida

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2024 22:09

Isso mudar será um grande golpe nos consumidores. Sinceramente eu nao vejo com bons olhos, mas vai saber.

Medeiro
Medeiro
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2024 8:29

Então assim o argumento de que uma PS5 base fire até 2028 e a PS5 pro até 2032 cai por terra, independentemente se for com melhor qualidade na PS5 pro em relação ao PS5 base ela assim terá sempre mais tempo de vida médio, e quem quiser comprar uma verdadeira Next Gen só tem de se preocupar com a PS6, ninguém vai comprar uma pro a pensar jogar jogos que saiam após 2028 quando tudo indica que nesse ano sai a PS6. Existe uma enorme diferença entre o que se passou na geração anterior em relação a esta, a PS4 quando saiu para a sua altura já era considerada fraca, a PS5 base já não, e só o facto de as produtoras admitirem que ainda não foi explorada só me leva a querer que existe algum protocolo que as impede de fazer isso, aliás está pressão para uma PS5 pro é prova disso, para quê lançar algo quando existe no mercado algo capaz e por explorar potencialmente??

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2024 12:31

Não acho que será bem assim, Mário, mas certamante, isso resultará numa leva de jogos crossgen mais longa na transição de gerações.

Imagine que um PS6 poderá vir com uma CPU bem mais moderna que a atual (Zen 2) que já vai duas gerações “atrasada” (embora haja customizações) e a GPU também (nem tanto para um Pro), pra daqui 4 anos (um salto de RDNA 2/3 pra RDNA 5/ 6/7?!?). É de se notar que a AMD só agora tem melhorado no RT e parece que agora percebeu que se ficar nessa de entrar em consenso com os demais “players” logo vai ser ultrapassada pela “novata” intel, nas GPUs. Mas é mera opinião minha, penso que o que vai determinar muito a firmeza das gerações será o compromisso das devs em focar seu desenvolvimento num novo console, ou permanecer fazendo jogo que aborde console antigo como ainda ocorre de ter gente no PS4 e desenvolvedor fazendo jogo pra ele. Porque já vemos pessoas a reclamarem que essa geração tá fraca e etc.

Last edited 18 dias atrás by Juca
Medeiro
Medeiro
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 de Abril de 2024 8:35

Pode não necessariamente cortar os 60 FPS na PS5 base, há outras técnicas aplicáveis para reduzir o processamento, como por exemplo reduzir o alcance de visão no jogo, ou reduzir nitidez do campo de visão periférico do jogo, entre outras coisas, ainda hoje existe alguns jogos capazes de produzir 60fps na PS4 pro que é muito inferior a PS5 seja em potência computacional, seja em tecnologia.

Hennan
Hennan
5 de Abril de 2024 10:48

O grande problema dessa geração é a falta de otimização dos jogos. Colocar mais um console na mesa, tende a piorar isso. A sorte é que a Microsoft está perdendo suporte. Porque dificilmente os multis entregariam algo descente em 4 plataformas tão diferentes. Por fim, para o desenvolvedor é só mais trabalho, logo nunca ficariam felizes.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
5 de Abril de 2024 12:33

E olha que estás a ignorar completamente a Switch 2. Lol

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
5 de Abril de 2024 17:09

kkkkk. As vezes esqueço da Nintendo. Curioso para ver quando bom será o Switch 2.

João Magalhães
João Magalhães
5 de Abril de 2024 13:15

E a MS trouxe o seu console de meia geração já no lançamento do Série X/S.

Para quem trabalha com o série S o PS5 padrão e PS5 Pro é um paraíso.

Juca
Juca
5 de Abril de 2024 13:38

[OFF] Já viram o trailer do novo jogo da Amy Hennig programado para 2025?

https://www.youtube.com/watch?v=Lb2wwEx6DVw&t=9s

O que acham? Mais um engodo da indústria com CGIs que não refletirão nem de longe a qualidade do visual gameplay ou finalmente um outro raro jogo mostrando a que veio essa geração? Rodará no PS5 base com visual parecido, ou só pra 5090 em diante?

Deto
Deto
Responder a  Juca
5 de Abril de 2024 15:01

Pois eu estou curioso… Se isso for real vai ser o “true next gen” que a gente esperava.

Mas vou dizer que nem lembro mais pq, mas não confio nem um pouco nessa Amy Henning… tudo que ela fez depois que saiu da Naught Dog foi flopar.

Nas partes que tem porrada, o FPS parece estar em uns ~20

Marcio
Marcio
5 de Abril de 2024 21:59

Não sei se criei expectativas demais, principalmente depois de tantos artigos técnicos mostrando do que a geração seria capaz e estamos na metade do ciclo de vida dos consoles e ainda não vejo nada que um jogo de ps4 com algumas maquiagens a mais, fato é que a geração parece nunca ter começado, que os jogos ficaram caro demais pra ser produzidos fora o tempo de produção dos mesmos 6 anos ou mais e claramente ha tentativa de amortecer os risco dos altos investimentos para produzir um jogo triple AAA com os serviços de assinaturas/jogos GaaS e transformando em multiplataforma.
Parece que algo deu errado nessa geração cadê os jogos que vendem sistemas?? Onde estão os estúdios
da Sony?? Passar um ano sem um grande jogo complicado.

Quanto ao PS5 pro não julgo a Sony por um console mais potente para capitalizar, mas claramente não há necessidade, como também não vejo necessidade de novo iphone todo ano.

Juca
Juca
Responder a  Marcio
5 de Abril de 2024 22:45

Concordo, Márcio, não vejo muito a justificativa de custos aumentarem absurdamente, salvo ambição/ganância mesmo, ou falta de boa gestão dos estúdios e negócio.

Não acho que a Sony entregou pouco, mas também acho que está longe do ideal de no mínimo uns 2 grandes jogos first party por ano, o que não têm acontecido. Depois dos dois anos iniciais, a Sony parece estar querendo agradar mais ao público de PC que qualquer outra coisa.

Imagino que o Pro é mais pra criar apelo de venda pra novos compradores que estão à espera de algo mais ou mesmo pra aqueles que estão dispostos a pagar mais pra jogar um pouco melhor pelo aumento da força bruta, natural em um hardware mais atual. Não necessariamen é algo voltado pra nós que já temos um PS5, o importante mesmo é aSony continuar a dar suporte ao menos até o fim da geração e lançar bons jogos, senão o futuro do Playstation estará em jogo.

Last edited 18 dias atrás by Juca
Marcio
Marcio
Responder a  Juca
6 de Abril de 2024 0:11

Então a impressão que da é que se tornou inviavel financeiramente produzir um motor que tire partido total do ps5, logo os jogos estagnaram, 250m de orçamento +6 anos de produção e assumir um risco de flop, o prejuizo seria brutal, isso segundo o que tenho lido ultimamente….se é verdade ou não, não posso afirmar…

Acho que entregou pouco sim Juca, o medo da migrarem de geração logo, e abandonar a base ps4 foi grande, só jogos crossgen e PC, desde que comprei meu PS5 joguei 4 exclusivos, demon souls, spider man 2, GoW Ragnarok e Horizon FW, esses ultimos cross-gen e os outros 2 não me impressionaram como esperava, principalmente por ser frist e exclusivo PS5, mas novamente talvez eu tenha criado expectativas demais…

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Abril de 2024 13:05

Concordo a MS se antecipou, não concordo com as suas praticas de aparemente só produzir jogos AA, serviços e PC, mas fica claro que ela previu essa situação “insustentavel” de produzir jogos AAA exclusivos….

Ai estamos entrando em um mundo com motores generios/jogos genericos, e a mim o que diferencia um jogos triple AAA é usar um motor especifico com soluções especificas, ex:Uncharted 2, bons tempos Mario.

Marcio
Marcio
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Abril de 2024 0:20

Concordo que ficara cada vez mais dificil de notar melhora dado que a tecnologia esta bem avançada e para pouca melhora exige um hardware muito mais potente, novamente comparo com os smart phones pra que muda de celular todo ano de uma geração para outra a diferença de performance é praticamente imperceptivel, mas quem muda a cada 3 anos percebe-se uma melhora….
Mas o que me pega é que é o PS5 poderia render mais sabe? Me parece falta de empenho na plataforma para extrair o maximo, medo de abandonar a base instalada do ps4 e muito jogos cross, ou talvez o tempo de produção está tão grande que so veremos diferença no final da geração, que são os jogos começados a serem produzidos em 2021 talvez…

Põe atrasados nisso Mario, comprei o PS5 pelos “exclusivos” e claro os studidos frist são qualidade garantida, sempre empurrando o patamar pra cima, mas até agora nada…

Pedro
Pedro
9 de Abril de 2024 16:15

Comprei a ps5 slim agora. Tenho a ps4 slim e a xbox one x. A ps5, tirando os comandos e a eficácia nos carregamentos não trás muito mais no jogo em si…no jogos jogados. Dá 4k a 60 fps em jogos de nova geração no máximo. A xbox one x já atingia isso em alguns jogos e 4k 30 fps em muitos. A ps5 assim como a geração atual não tem jogos que justifiquem os novos jogos até ao momento, quanto mais, mais consolas agora…..façam mas é jogos.

Nuno Pereira
Nuno Pereira
9 de Abril de 2024 17:10

Como é possível uma empresa como a Sony estar a pensar noutra consola quando esta ainda não exploraram o máximo potencial da consola ainda por cima quando lançam jogos a maioria é jogos que já existiam no mercado a sério tenham juízo

error: Conteúdo protegido
33
0
Queríamos ouvir a tua opinião. Comenta!x